4 de abril de 2016

Você escreve sobre o que gosta?

Quando criei este blog, há quase seis aninhos, foi pelo simples fato de achar super maneiro ter um lugar para escrever sobre aquilo que eu lia. Sempre curti ler e, como todo leitor assíduo, não saio de casa sem um livro. Então sempre me perguntavam o que eu estava achando da leitura, se era bom e se, depois que eu acabasse de ler, eu poderia emprestar. E aí por que não criar um blog, onde eu poderia escrever sobre esses livros e mandar o link para todos os meus amigos leitores darem uma olhada? 

É bem difícil de acreditar nessa história quando vivemos numa época em que blogueiros e youtubers estão em alta, onde vemos pessoas querendo criar conteúdo para se tornar sub celebridades e ganhar produtos de marcas que desejam aproveitar o engajamento para se promoverem. Mas eu juro, escrevo mesmo é por paixão. 

Há uns 3-4 anos, o blog começou a bombar. Recebia livros de algumas editoras, pedidos de autores para eu resenhar seus livros recém-lançados, e nessa loucura toda, chegou uma hora que eu não dava conta disso mais a correria de um início de faculdade. Tive pessoas que me ajudaram nessa caminhada, mas as quais também acabaram tendo que lidar com a correria da vida e deu no que deu, a frequência de postagens por aqui caiu, não conseguia mais dar conta de ler os livros enviados pelas editoras e, muitas vezes, nem os meus, que eu lia por lazer. 

E foi num momento assim, onde cada tempo para leitura era precioso, que eu parei para pensar e me perguntei se realmente eu escrevia sobre o que eu gostava. E, infelizmente, a resposta foi: não. Como eu recebia livros das editoras e tinha prazo para ler e resenhar, era "obrigada" a ler livros que não tinha vontade e escrever sobre eles. E quando eu tinha tempo para ler e escrever sobre os livros que eu realmente estava com vontade de ler? Quase nunca. Foi aí que decidi abandonar as parcerias. Vamos confessar que receber livros de graça em casa é sensacional, mas o compromisso e a responsabilidade de entregar conteúdo "obrigatório" é um saco. 

Gosto mesmo de ler o que eu quero, escrever sobre o que eu quero, porque isso de certa forma me relaxa, é como se eu colocasse toda a minha essência no papel ou, num mundo digital, num post de blog. Escrever é uma forma de expressão linda, que alivia a alma e transmite conhecimento. Por isso vender esses preciosos momentos por publicidade não é a minha escolha. Me sinto bem livre - e feliz! - agora! 


E aí eu te pergunto: você escreve sobre o que gosta? Se não, se liberte! 

*Este não é um post de despedida, nem nada do tipo. É mais um desabafo e também um alerta para as pessoas que escrevem apenas por publicidade e acabam deixando a essência desse ato de lado. 

2 comentários :

  1. Eu escrevo sobre as coisas que passo eu queria inspirar todas as pessoas possíveis, e esse ainda é meu objetivo, inspirar coisas boas, o tempo todo ♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  2. Muito Interessante sua visão e real,ler é uma pratica,assim como dirigir, cozinhar, quem gosta com o tempo se habitua e isso acaba não mais sendo uma obrigação, mas parte de quem você é.Estou nesse processo de aprender a ler, já li todos os livros do autor Dan brown, a partir do momento em que você consegue criar as imagens dos lugares, das pessoas e imergir dentro de uma historia, isso se torna magico, você esta de parabéns pelo blog, há pode ter certeza que ganhou mais um fã....

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!