24 de julho de 2015

A Playlist de Hayden - Resenha

Olá leitores, como estão?

Ontem terminei de ler um livro que recebi de cortesia da Editora Novo Conceito, o qual aborda um tema muito polêmico: o suicídio. Se eu não me engane, esta é uma das maiores causas de morte adolescente nos Estados Unidos (não sei se aqui também, mas enfim), então é um assunto bem delicado que, infelizmente, não é tão levado a sério assim. Quer saber o que achei do livro? Confira abaixo.





Título: A Playlist de Hayden

Autor: Michelle Falkoff


Editora: Novo Conceito


Número de Páginas: 288


ISBN: 9788581637044


Onde encontro? aqui, por R$20,80








Sam e Hayden são melhores amigos desde muito pequenos e, aos 16 anos, são inseparáveis. Eles são os típicos garotos que curtem passar horas na frente do computador jogando RPG, visitar lojas geeks, ouvir bandas desconhecidas, assistir a filmes de ficção científica e coisas do gênero. A companhia que um tem do outro é muito importante para eles, uma vez que na escola onde estudam, ser um adolescente com o gosto como o deles é ser considerado estranho e nem um pouco popular.

O livo começa com Sam entrando no quarto de Hayden, aparentemente para pedir desculpas por terem brigado no dia anterior e, ao tentar acordar o amigo, percebe que ele não está respirando mais. Desesperado, Sam olha pelo quarto a procura de evidências e encontra uma garrafa de bebida alcoólica vazia ao lado de um pote de comprimidos no mesmo estado, o que indica que o seu melhor amigo havia se suicidado. Atordoado com o que acabara de presenciar, se depara com um pendrive ao lado de um bilhete com os dizeres: "PARA SAM. OUÇA. VOCÊ VAI ENTENDER." Dentro do pendrive que Hayden deixara para ele, havia uma playlist com várias músicas e cada uma delas lembrava Sam de algo que eles tinham passado juntos ou de algo que estava acontecendo na vida do amigo.

Sam fica em choque e totalmente sem chão. Não sabe se sente tristeza ou raiva por Hayden ter feito aquilo e começa a querer entender ao máximo os motivos pelo qual o amigo teria se matado e, com o desenrolar da história, descobrimos que Hayden não levava uma vida nada fácil. Por sofrer de dislexia, tinha um desempenho ruim na escola e era frequentemente cobrado pelos seus pais, que queriam que o filho fosse perfeito. Além disso, sofria bullying do seu irmão mais velho, Ryan, junto de dois amigos, os quais formavam a "trifeta do bullying".

Em meio a todo essa confusão que Sam estava tendo de lidar após a morte de Hayden, vários fatos e pessoas até então desconhecidas por ele vêm a tona, todas elas partes fundamentais do quebra-cabeça inacabado que se tornara a morte do amigo.

Ao ler este livro, não tem como não se colocar no lugar tanto de Sam, pensando em como seria ter alguém muito próximo se suicidado, quanto no de Hayden, pensando em como é chegar ao ponto em que as coisas estão tão ruins a ter que apelar para a solução mais trágica possível para enfim dar um basta em tudo.

Na capa do livro, nos deparamos com a fase "Você nunca conhece uma pessoa até descobrir o que ela gosta." e ela faz total sentido, pois ao ouvir as músicas da playlist, Sam começa a entender tudo o que estava se passando com o amigo. Ah, e aí que entra uma sacada super legal que a editora fez, que foi criar um hotsite com todas as músicas que dão título aos capítulos do livro, todas elas da playlist de Hayden. Só pelo título das músicas já conseguimos ter uma noção da situação em que o garoto estava passando e é bem emocionante! Clique aqui para conferir.

Mesmo com toda a mensagem que o livro passa, em uma narrativa super fluída e que prende o leitor, não fui surpreendida com o livro. A premissa parece um pouco com um outro título que já havia lido, "Os 13 porquês", então não foi a história que mudou a minha vida. Aconselho a leitura dele para depois que você ler algo muito denso e quiser dar uma descontraída com um romance mais leve (sim, ele é bem leve embora aborde o tema de suicídio, vai por mim).


2 comentários :

  1. Já comecei a ler o livro porque queria muito saber como a autora relacionaria as músicas com o suicídio, mas parei de ler por algum motivo haha mas sua resenha me animou um pouco mais para voltar a ler o livro.

    Beijos
    http://aluafoiaocinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. não tinha ouvido falar desse livro e ainda não tinha lido resenhas,deve ser muito bom vou colocar na minha wishlist ♥

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!