19 de agosto de 2015

7 dicas de como começar a ler em inglês!

Olá leitores, como estão?

Com certeza vocês já devem ter ouvido que uma excelente maneira de praticar suas habilidades em outro idioma é lendo livros na língua em questão. Eu comecei a ter esse hábito no começo do ano, quando comecei a realmente ler livros em inglês, e hoje venho compartilhar com vocês algumas dicas que me ajudaram muito na hora de encarar esse desafio. Confiram abaixo! 


1. Procure por um livro que você goste muito e já tenha lido em português, pois assim ficará muito mais fácil de entender o contexto. 

2. Desapegue do dicionário. O segredo não é traduzir palavra por palavra e sim entender a história pelo contexto. É claro que, se você não sabe uma palavra que é crucial para entender o restante da narrativa, vale pegar o dicionário sim.

3. Opte por títulos mais fáceis. Fique longe das histórias que você sabe que possuem uma linguagem bem complexa e detalhista no início da sua aventura literária pelos livros em inglês ou em outras línguas. Vale começar por livros infantis e infanto-juvenis também (não tenha vergonha disso!).

4. Compre livros de leitura simplificada. Algumas editoras lançam adaptações de títulos famosos em diversos níveis, como a Penguin Readers faz. Você pode comprar, por exemplo, "Marley and me" tanto em um nível de iniciante quanto em um nível mais avançado.

5. Comece com livros mais finos. Essa não é uma questão de ter preguiça de ler, e sim de facilitar o processo para que não haja desistência. Pensa um leitor iniciante pegar um "Under the dome" da vida, de 950 páginas? Frustrante demais! 

6. Crie uma meta diária de leitura. Pode parecer bobeira, mas ter uma meta diária vai te ajudar muito a pegar o gosto pela leitura em outro idioma. 

7. Leia em um e-book reader. Depois que eu ganhei o meu Kindle e li "The Merchant of Venice" por lá, jurei que sempre que for ler um livro em inglês, leria nele! A questão é que os e-readers já vem com um dicionário e, caso seja preciso consultar alguma palavra, basta clicar nela que você tem a definição sem ter nenhum trabalho de ter que ficar pesquisando. Ou seja, praticidade define. Ah, fora que os livros em inglês são bem carinhos, então vale a pena ler em formato digital mesmo. 

Para ajudar vocês a começar de vez, encontrei no Good Reads uma seleção de livros chamada "To Brazilians who are learning English". Vale a pena dar uma conferida e anotar alguns títulos para ler!

Agora quero ouvir de vocês qual foi o primeiro livro que leu em inglês e como foi a sua experiência ao ler em outro idioma. Contem-me nos comentários :)



Um comentário :

  1. Amei as suas dicas! Eu nunca li nenhum livro nesse idioma mas eu estou fazendo curso acho que é uma ótima hora pra começar.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!