2 de fevereiro de 2013

Terras Metálicas - Resenha Crítica

E aqui estou eu de novo para continuar com as resenhas dos 6 melhores livros que já ali, este, em especial, entrou na lista há pouco mais de um dia e só não chegou ao primeiro lugar da minha lista porque guardo este posto para um livro muito especial que tem uma história junto a minha pessoa, mas não é sobre isso que eu vim falar neste post.

Vim fazer hoje a resenha do livro Terras Metálicas, do autor Renato C. Nonato.



Titulo: Terras Metálicas

Autor: Renato C. Nonato

Editora: Novo Século

Numero de paginas: 616

Avaliação do conteúdo: 5/5
                       Capa: 5/5
                       Diagramação: 5/5



SINOPSE:

"A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo."

RESENHA:

Uma guerra nuclear lavou toda a atmosfera da terra com radiação, tornando-a impossível de sustentar a vida. A fim de se preservar, a humanidade se lacrou em uma atmosfera artificial que acabou por se tornar seu novo mundo, esta esfera metálica recebia o nome de A Esfera.

Neste contexto, Raquel, Ângelo, Tales, Camila, Luana, Tashi, Isabela e outros personagens se vêm em um mundo perfeito, sem nenhum problema aparente, suas vidas são tranquilas, pelo menos até o dia da formatura, onde lhes serão conferidos implantes que são capazes de fornecer-lhes habilidades incríveis, isto se o usuário for escolhido para recebê-las.

Porém, a partir daí tudo parece mudar, quando Raquel descobre que o Mainframe - IA responsável por manter a Esfera funcionando perfeitamente - está com os dias contados e vai acabar matando a todos caso eles não façam alguma coisa.

A história se desenvolve nos mais variados tipos de paisagens, passando de estruturas colossais da Sede até áreas mais afastadas próximas ao mundo superior, mas um fato martela a cabeça de todos: se não salvarem a Esfera de sua iminente destruição, todos estarão fadados a perecer. E cabe a eles a tarefa de enfrentar todas as dificuldades para salvá-la.

Embarque na aventura de Raquel e seus amigos na tentativa de salvar seu mundo, ou então, morrer tentando.

CRÍTICA:

Tenho que admitir que os novos autores brasileiros estão me surpreendendo cada vez mais, todos os livros de autores novos que li até hoje são extremamente bons e cativantes (talvez seja por isso que eu prefira ler livros de autores nacionais do que de autores internacionais), com Terras Metálicas não foi diferente, mas também sou um pouco suspeito para falar deste livro, já que se vocês olharem na nossa página da equipe verão que terras metálicas está entre meus livros favoritos.

O mais impressionante deste livro, além do fato de possuir uma história extremamente boa e complexa, é o fato de que a cada final de capitulo o autor deixa uma brecha para que alguma coisa que não foi explicada no capítulo atual seja explicada nos próximos capítulos, ou seja, você fica tão curioso em saber o que vai acontecer que acaba lendo e lendo sem parar até saciar toda sua curiosidade, o que é praticamente impossível, pois a maioria dos capítulos puxam partes dos demais, deixando você não mais a par de tudo, mas cada vez mais curioso em saber o que vai acontecer, e tenho que admitir que neste quesito Renato foi o único autor, pelo menos dentre aqueles que conheço e li, que conseguiu atiçar minha curiosidade com perfeição matemática!

Um outro aspecto que achei fantástico no livro foram os personagens. Cada personagem possui uma personalidade única e profunda, diferentemente de livros que você percebe que o personagem está lá só para preencher lacunas ou então "encher linguiça", em Terras Metálicas por varias vezes me peguei divagando em como seriam as aparências de cada personagem e, assim como em alguns jogos de video-game, cada personagem faz você adquirir um nível de afeiçoamento diferente, ou seja, você se identifica mais com alguns personagens do que com outros, algo que, em minha opinião, deveria se padrão nos livros.

Quanto a história simplesmente não há o que comentar! Ela é tão boa, tão complexa e tão elaborada que você não percebe muitos dos fatos até que uma tremenda reviravolta aconteça, só ai você começa a ligar os fatos de partes anteriores, muitas vezes remontando as primeiras páginas dos primeiros capítulos do livro. Algo que me deixou estupefato foram as ligações das personalidades dos personagens com a história ao redor deles, dando a possibilidade do leitor até tentar adivinhar como foi a vida desses personagens, supondo uma história para a história. Só tenho que dizer que, assim como engrenagens em um motor bem polido, a história se encaixa perfeitamente e não há nada que possa dizer o contrário.

Uma das coisas que me deixou feliz ao acabar de ler este livro foi o fato de perceber que há espaço para uma possível continuação, pois em alguns casos eu me sinto realmente triste quando percebo que o livro simplesmente acabou e não há mais continuações, que simplesmente acabou, ainda mais quando as histórias são muito boas e eu me identifico com alguns personagens, tenho certeza que muitos também sentem isso, e foi justamente isso que senti ao terminar este livro, porém meu humor mudou ao perceber que seria possível o autor continuar com a história.

Chega de dar detalhes sobre a história porque muito possivelmente teremos algumas novidades para vocês daqui a alguns dias. Consegui conversar com o autor e já combinamos algumas coisas que vão deixar os fãs e os não-fãs muitos surpresos, porque é a primeira vez que isto vai acontecer neste blog! Então aguardem a vocês terão uma graaande surpreeesa!

Bom, e assim termino a resenha do livro que ocupa a posição de numero 2, sendo o segundo melhor livro que já li em minha vida, apenas não é o primeiro pois, como já mencionei, guardo esta posição para um livro que, na verdade, tornou tudo isto possível, mas tenho que admitir que Terras Metálicas supera, em alguns aspectos, este livro de qual vou falar mais adiante em uma outra resenha.

Para finalizar digo que se a literatura dos nossos novos talentos literários continuar tão boa como se mostra neste livros então teremos ótimos materiais de leitura para nossos filhos e netos daqui a alguns anos, e esse é o principal motivo pelo qual prefiro livros de autores "novos", pois eles serão o futuro das nossas palavras.

Até mais e aguardem notícias minhas!
Lucas.

19 comentários :

  1. Oi Lucas! Essa é a primeira resenha que leio do livro e confesso que você me deixou realmente curiosa para lê-lo. Também sou apaixonada por novos talentos nacionais e achei muito bonito quando você disse "ele serão o futuro das nossas palavras"... (:
    Vou procurar saber mais sobre esse livro! Se ele é o seu segundo favorito, então vale mesmo a pena ler! rs

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas ele parece ser muito bom mesmo.
    One Esmalte
    Ótima semana!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu não conhecia esse livro? Achei um máximo!
    Se você o colocou entre os seus favoritos, com certeza ele deve ser ótimo. :)
    Talvez eu dê uma chance pra ele sim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Quer ganhar o box da trilogia 50 tons de cinza ou os extras de HP? É só participar lá no blog: http://booksmyloves.blogspot.com.br/2013/02/super-promocao.html Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, eu ainda não conhecia este livro!!

    Vc escreve super bem!!!

    Beijinhos

    http://ericatutty.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Boa dica de leitura. Também nunca ouvi falar desse livro. Acho que vou comprar, se você indicou, rs. Beijos.

    http://www.todosteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!
    Ainda não conhecia a obra!
    Beijos!

    Senhor do Século | Beleza para Homens | Divulgue seu Sorteio

    ResponderExcluir
  8. Fiquei curiosa com a sua indicação Lucas, amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Vc sempre arrasando na resenha! Não conhecia o livro. Mas parece ser muito bom!

    Beijos

    http://jeicinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. li a sinopse e achei bem legal o livro. Parece ser muito interessante!!!!!

    http://juhhrabelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, amei tudo, sinopse e resenha, me encantaram, já quero ler!

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  12. OI ADOREI SEU BLOG , SE DER E QUISER CLICAR NO G+ . MEU BLOG É :- http://brechodosul.blogspot.com.br , VAI DAR UMA OLHADINHA SERÁ UM PRAZER EM
    RECEBER . JÁ ESTOU TE SEGUINDO E SERA UM PRAZER SE ME SEGUIR E SE QUISER PODEMOS TROCAR LINKS !!!

    OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA

    MARCIA REGINA - DESCULPE-ME A LETRA GRANDE MAS SOU DEFICIENTE ESPECIAL

    ResponderExcluir
  13. Realmente os autores brasileiros tem se mostrado super talentosos, com livro surpreendentes e de tirar o folego! E pelo visto esse tem tudo para agradar os mais diversos leitores!

    Bjs

    Ps: Em relação ao meme Li até a página 100, ele esta disponivel para quem quiser fazer, é só adicionar a imagem referente ao meme =D

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  14. Os atores brasileiros estão cada dia melhores .
    Não conhecia esse livro , adorei a resenha, super bem explicadinho :)


    Bjus
    http://rosachoquemakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ca, você precisa usar então, é tudo de bom.

    Quanto ao traço retinho e ao delineado gatinho perfeito, só uma coisa a declarar: milagre rs; ahh confesso que é bem dificil o delineado sair bom principalmente quando fico muito tempo sem fazer =D

    Beijoos

    ResponderExcluir
  16. 1ª vez que estou passando aqui no seu blog.
    Parece ser bem legal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. oi Carol

    legal a resenha, mas acho que n'ao curtiria muito o muito o tema futurista,rs

    que chato que seu namo n'ao gostou do seu vestido de renda...quem sabe se usar uma blusinha apenas c um pequeno detalhe rendado ele pode gostar...

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu não li ainda esse livro rs estou terminando de ler o livro que ganhei da novo conceito, A luz através da janela quanto ao blog que talvez não merecia estar ali consigo imaginar talvez qual seja, ele foi realmente publicado pois algumas coisas publicadas por ela descreveu bem o que muitas de nos ja passou

    http://www.jeitinhofemininoblog.com/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!