29 de janeiro de 2013

Jogos Vorazes - Resenha Crítica


Olá leitores!

Tenho que confessar que odeio ler livros de filmes que acabei gostando, porque, quase sempre, os livros são bem melhores, estragando assim a experiência cinematográfica. Mas, seria quase um tipo de tortura ter de esperar mais de um ano para saber a continuação de uma história tão boa e intrigante quando a de Jogos Vorazes.



Não comprei o Box da série porque estava sem muito tempo para a leitura, mas, depois que li o primeiro volume, logo me arrependi. Está uma luta para achar o Em Chamas nas livrarias e, bom, acho que estou entrando em desespero. Acredito que a maioria dos leitores aqui do blog ou já assistiram o filme ou já leram Jogos Vorazes, então a resenha já não vai ser tão surpreendente assim, uma vez que nem eu sei como escrevê-la! Mas, pra quem ainda é leigo no assunto, lá vai ela rs.


"No tempo em que a trama se passa, os Estados Unidos já não existem mais. O que toma o seu lugar agora é Panem, uma nação governada por uma Capital rodeada por 12 Distritos. Cada um deles oferece tudo o que a Capital precisa e, nesse tudo, não estão inclusos apenas matérias primas, mantimentos, etc, e sim aquilo o que chamam de tributos. Todos os anos acontecem os Jogos Vorazes, nos quais 24 jovens – um casal sorteado de cada distrito, que tenha entre 12 e 18 anos -, lutam até a morte até restar um vencedor. Tudo isso para manter a “paz" e, claro, para relembrar toda a população de Panem quem realmente manda ali.

Os Jogos Vorazes são televisionados para toda a nação, como se fosse um reality show. Imaginem como deve ser um pai assistir o seu filho sendo morto brutalmente em uma arena simplesmente porque é assim que as leis mandam. As únicas pessoas que vibram nessa situação são as que moram na Capital, uma vez que não fazem parte disso. Neste contexto, eis que surge a protagonista Katniss Everdeen, uma garota do distrito 12 que tem mais responsabilidades nas costas do que a maioria das garotas de sua idade, pelo fato de ser ela quem sustenta a sua família composta por sua mãe traumatizada com a morte do marido e a sua irmã mais nova, Prim. Por infelicidade do destino, logo em sua primeira “colheita” (sorteio dos tributos de cada distrito), Prim é escolhida e, então Katniss se oferece como voluntária para ir no lugar da irmã. Logo, a garota se torna alvo de muitos olhares e de polêmicas, ainda mais quando não são costumeiros voluntários na arena.

Uma vez que um tributo é selecionado, sua vida não será mais a mesma. Ou ele luta e vence, ou ele luta e morre, pois apenas um ficará vivo. É difícil para um adolescente sair matando por aí, chega a ser chocante demais, extremista demais. No decorrer da história, ver as pessoas morrendo de uma forma tão injusta nos desperta uma sensação de revolta e, é justamente isso o que a maioria dos distritos sentem quando perdem um de seus tributos nos jogos. E, mesmo que um tributo saia vivo da arena, com certeza o psicológico dele não será o mesmo, pois passou por vários traumas. O que realmente importa nos Jogos Vorazes é se manter a salvo e, para isso, vale qualquer coisa."


São mínimas as diferenças entre o livro e a adaptação cinematográfica da história. O que acontece é que, no livro, ele é narrado pela Katniss, então tudo vem da visão dela, do que ela está passando no momento etc.

Tenho que admitir que gostei muito da narrativa, uma vez que assim conseguimos visualizar o lado humano que ainda resta dentro dos tributos que estão na Arena. A maioria não tem o coração ruim, só está ali para sobreviver e, conhecendo a história de alguns personagens maravilhosamente construídos, não tem como não desejar que apenas um saia vivo de lá! Além disso, aposto que toda garota que leu Jogos Vorazes desejou ter pelo menos um terço da coragem que exala de Katniss. Ela é incrível, uma verdadeira heroína!

Ah, e vale ressaltar que este não é um livro de ação/ficção/aventura/etc como qualquer outro publicado antes. É um livro que vai fazer você pensar realmente na sociedade e no sistema que nos cerca. Muitas vezes você vai ficar com raiva e, em outras, vai se emocionar também. E, são poucos os livros que conseguem fazer isso com a gente! Portanto, é mais do que indicado: é leitura obrigatória!

Beijos,
Caroline. 

29 comentários :

  1. Só assisti jogos vorazes não li ainda!
    Perfeito né?
    Beijos!

    Senhor do Século | Beleza para Homens | Divulgue seu Sorteio

    ResponderExcluir
  2. Oi Cá! Bom você sabe que infelizmente eu só li esse primeiro,mas assim como você também gostei da forma como o livro é narrado,acho que mostrar o lado humano é ótimo,e faltou um pouco disso no filme.
    Ha,e claro,não sei se você já tem ou já postou algo assim,mas acabei de publicar um meme de 'laço de incentivo a leitura' lá no blog e te indiquei.
    Beijos,Carla Wolf
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É muito bom o livro. O filme também.
    Devorei a série. Lembro que fiquei louca por em chamas ao terminar o primeiro volume da série.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já li todos os livros da trilogia, comprei o box e devorei os livros. É uma história realmente legal e é realmente como você disse, nos faz pensar no governo que nos cerca. A forma como sempre tem aquele lugar ou aquelas pessoas que acham que comandam e querem de qualquer forma mostra o seu poder, vemos isso com a Capital. Só me decepcionei com o final do último livro, esperava algo completamente diferente, mas fazer o que né? Nada é perfeito
    Beijos Kelly
    http://likecritics.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nem assisti, mas me interessei! :D

    Beijo.
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Caroline

    Nao sei se vou gostar.
    Amanhã 5º feira, no blog, uma postagem super especial, vc não pode perder!

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  7. hum....já o vi o filme!Deve ser estranho o livro...sei lá...não consigo me imaginar lendo!rsrsr..

    poquimdemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não curto livros assim não :/

    Conheça o blog da minha loja: http://cherryacessorioseafins.blogspot.com.br/
    E conheça meu novo projeto:
    http://ixifiqueinoivaeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo joogos vorazes! *-* Adorei aqui e ja estou seguindo! :) http://blogdasnajas.blogspot.com.br/ vem conferir meu projeto de dieta que ja me eliminou mais de 30 kg! :)
    Beijos
    Mah Najjar

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente ainda não li o livro e nem assisti o filme, mas vejo que esta ai um livro esta encantando muitos leitores, sempre vejo bastantes criticas positivas, espero poder lê-lo em breve =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. não gosto rs =D
    boa tarde!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que sou muito suspeita para falar que adoro esse livro e gosto muito do filme. Mas li e adorei sua resenha! Eu quis ser um pouco Katniss também.

    Beijos,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  13. Deve ser um ótimo livro mesmo!! Tenho muito curiosidade em lê-lo (:
    Não assisti nem ao filme ainda, acredita? Estou atrasada! hahaha

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    ResponderExcluir
  14. Não li o livro ainda mais já assisti o filme. Realmente o livro é melhor que o filme.
    Beijos!
    jamillysumiechuvas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu quero MUITO ler o livro ou assistir o filme, mas não consigo achar aqui na região :/
    Esse livro/filme é MUITO bem falado por várias blogueiras, pretendo ler/ver o mais rápido possível u.u
    Beijos :3
    http://garotasatrevidas-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu quero MUITOOOOO ler o livro, estou numa curiosidade só... Mas está esgotado em todo canto aqui :((((
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi muito sobre esses livros, mas não sei se é bem o que gosto de ler.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu até hoje não vi o filme, dizem que é tudo de bom haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Carol!

    É a minha primeira vez por aqui e posso te dizer que gostei muito do jeito com que você resenha... Não só a escrita, como também a maneira com que você organizou o seu texto, pode crer que voltarei aqui mais vezes!

    Então, eu sou super fã de Jogos Vorazes, ou seja, tributo, rs. Desde que li a trilogia, não parei mais: tenho até uma coleção de artigos pessoais relacionados à série aqui em casa, de tanto que eu gosto. É uma trilogia excepcional e - super concordo com você - de leitura obrigatória.

    Beijos!

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Minha irmã já leu e não gostou ... eu vou pedir pra ela o livro pra ler também .
    http://rosachoquemakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Aiii... Você só aumentou minha curiosidade. Eu assisti o filme com muita luta, minha prima me convencendo e eis que eu acabo assistindo já que eu não queria fazê-lo antes de ler o livro! Em breve pegarei para ler!

    Beijão

    ResponderExcluir
  22. Olá!!

    Adorei sua resenha... Achei o filme bem fiel ao livro, salvo alguma partes que no livro foram bem melhores...

    Ótima resenha :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  23. As pessoas falam tanto sobre essa série, que não me interessou tanto.
    Talvez queria ver o filme, mas como ainda não li os livros talvez mude de opinião.
    Adorei a resenha.
    Escolhido Pelos Leitores - Resultado!
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  24. Eu te entendo, está uma luta mesmo conseguir os livros. Nem online eu to achando, só dá esgotado. Eu ainda não assisti ao filme porque não terminei de ler Jogos Vorazes. Eu tenho essa coisa de só assistir ao filme depois de ler o livro da onde ele foi inspirado.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Sou suspeita para falar desse livro porque eu simplesmente adoro a trilogia e gostei do filme, e também achei que são mínimas as diferenças entre o filme e o livro. Adorei a resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Todo mundo fala desse livro rs...acredita que ainda não li?? Mas vou tentar ler ele logo. Gostei da sua resenha Carol...como sempre critica. rs...
    Bjsss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Instigante, estou só anotando as dicas, pois primeiro tenho que dar continuidade as leituras começadas.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  28. Oi linda quanto tempo?
    Estou louca para ler essa triologia, mas eu estou tão perdida, estou lendo Morte Subita (que chato pra caramba mas odeio largar a leitura no meio) e 50 Tons de Liberdade (que eu não sei pq choro toda vez que leio).
    Estava com saudades de passar por aqui AMOO Criticando do fundo do meu heart!

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi, Carolzinha!

    Estou com a série de Jogos Vorazes na estante, estou ansiosa ^^
    Parabéns pela resenha :)

    Beijos

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!