29 de agosto de 2011

Resenha: A guerra dos tronos

Boa noite pessoal, tudo bem?
Hoje trago aqui uma suuuuper resenha do livro 'A guerra dos tronos' feita pelo meu amigo Gustavo, também deste blog. Ele escreve muito bem e fico feliz por ter ganho uma resenha deste livro, que sempre está no ranking dos mais vendidos, para o nosso blog! Espero que gostem.

Título original: A guerra dos tronos 
Autor: George R.R. Martin 
Série: As crônicas de gelo e fogo
Editora: Leya Brasil
Número de páginas: 592
Onde comprar: aqui, por R$29,90

Resenha
Obs: esta resenha contém pode conter spoilers! rsrs


"A guerra dos tronos narra a história de uma terra medieval, chamada Westeros, onde o verão e o inverno não tem períodos fixos, mas sim aleatórios. Os Stark, família de Eddard (Ned) Stark e Catelyn Tully composta por três filhos e duas filhas além do filho bastardo, governam as terras do norte há séculos, antes dos reis que hoje dominam chegarem. A história é contada, de forma alternada, por cada um dos filhos de Ned: Rob (filho mais velho), Bran (o do meio), Arya (uma menina que não se dá muito bem com tarefas femininas e única da família que puxou o pai), Sansa (uma 'perfeita lady' que logo no começo do livro é prometida em casamento ao príncipe dos herdeiros dos sete reinos) e Jon (o filho bastardo de Ned que acaba 'vestindo o negro' e fazendo um juramento meio monástico, de não ter mulher e família e defender a barreira que protege os sete reinos de todos os perigos vindos do norte longínquo, uma muralha de mais de duzentos metros de altura feita de gelo e medo). Também temos capítulos narrados por Catelyn e por Eddard. Enquanto a história da família Stark se desenrola, há capítulos contando a história de Daenerys (Dany) e seu irmão louco e sedento por vingança, Vyseris Targaryen, últimos descendentes da antiga família real, que foi destronada e massacrada, numa guerra sangrenta por todo o reino liderada por Robert Baratheon, o qual comandava um exército com grandes senhores ao seu lado, incluindo Eddard e Jon Arryn, antigo mão do rei assassinado recentemente em porto real, capital do reino. Dany e Vyseris, fugiram para uma terra do outro lado do mar, onde conhecem um senhor que propõe o casamento dela com Drogo, que é uma espécie de rei, e promete à Vyseris muitos guerreiros para reconquistar as suas terras. Além disso, temos alguns capítulos mostrando Tyrion Lannister, o irmão da rainha Cersei (esposa de Robert), que é um anão e, na minha opinião, um dos personagens mais interessantes da série. O principal trama da historia se passa quando a família real vem para o norte a fim do rei Robert convidar Ned a ser mão do rei no lugar do falecido Jon arryn, durante essa visita Bran Stark vê a rainha Cercei lannister  cometendo incesto com o irmão gêmeo. Jaime tenta matar Bran jogando-o do parapeito de uma torre. A historia é bem mais complexa do que isso, mas não me aprofundarei mais para não criar spoilers e destruir as deliciosas surpresas que as quase 600 paginas de 'A guerra dos tronos' guarda. Eu adorei A Guerra dos Tronos. É uma história envolvente, complexa, e muito bem estruturada em capítulos alternados, que podemos ver o que cada personagem pensa e porque agiu daquela maneira… Além de entender mais sobre personagens que não narram suas próprias histórias. 
É uma história longa, complexa, cheia de descrições de famílias, batalhas, locais, que duram várias páginas. Se você já leu Tolkien deve pensar que talvez as crônicas de gelo e fogo deve ser um livro maçante e cansativo por causa do conteúdo detalhista demais, mais não, Martin foi roteirista durante boa parte da sua vida, então sabe prender a sua atenção nos detalhes sem ser chato. 
O fator sobrenatural também está presente em A Guerra dos Tronos, desde o começo com Jon  e seu lobo gigante e no final com Dany... Como a magia em Senhor dos Anéis. Ela é algo que é parte do mundo, parte da história, mas sem ser parte principal ou sem tirar o aspecto humano da história. Esse livro é sobre pessoas, sobre relacionamentos, sobre amor, sobre lealdade e decisões. 



Com guerras, intrigas, mentiras, traição, orgulho, inveja, religião, política, preconceito, mocinhos, bandidos e tudo de sujo que a humanidade já fez A Guerra dos Tronos é uma aventura inteligente e empolgante do início ao fim, não há como abandonar esse livro, leitura obrigatória para os fãs de fantasia e aventura. 
Família, honra, dever, são as motivações dos Stark. Riqueza e poder são as motivações dos Lannister. No fim das contas, são essas duas forças que movimentam as montanhas dos reinos e todos são forçados a escolher algum partido. 


Quando joga-se o jogo de tronos, ganha-se ou morre."



Fantástica, não? Eu particularmente vou querer ler o livro, embora não goste de livros com detalhes demais. Se está no ranking é por bons motivos! rsrs E vocês, o que acharam da resenha?

Beijos, @carolvolodka e Gustavo 

2 comentários :

  1. Concordo com você, para o livro estar nos rankings deve ter um motivo muito bom!
    Particularmente, reconheço que esse não é o tipo de leitura que mais me empolga ou chama a atenção, mas estou curiosíssima para ler a série.
    Só ouço críticas positivas e muito me anima saber que a história prende a atenção! Ótimo o fato de o autor ter sido roteirista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei vocês mencionarem este livro .
    Li os quatro lançados em português e estou tão ansiosa para ler o quinto que o compraria em inglês mesmo - se tivesse mais tempo para ler.
    A maior parte dos meus amigos e conhecidos desanimou quando viu o tamanho do 'livrinho', mas uma coisa eu garanto, impossível começar a ler e parar no meio do caminho.
    É um daqueles livros aonde o autor te agarra, prende sua atenção, brinca com a sua imaginação e quando você não está lendo é impossível que você não se pegue pensando e repensando os personagens ;)

    Beijo,
    estou adorando seu Blog ! rs

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!