Hoje trago aqui uma suuuuper resenha do livro 'A guerra dos tronos' feita pelo meu amigo Gustavo, também deste blog. Ele escreve muito bem e fico feliz por ter ganho uma resenha deste livro, que sempre está no ranking dos mais vendidos, para o nosso blog! Espero que gostem.
Título original: A guerra dos tronos
Autor: George R.R. Martin
Série: As crônicas de gelo e fogo
Editora: Leya Brasil
Número de páginas: 592
Onde comprar: aqui, por R$29,90
Resenha
Obs: esta resenha
"A guerra dos tronos narra a história de uma terra medieval, chamada Westeros, onde o verão e o inverno não tem períodos fixos, mas sim aleatórios. Os Stark, família de Eddard (Ned) Stark e Catelyn Tully composta por três filhos e duas filhas além do filho bastardo, governam as terras do norte há séculos, antes dos reis que hoje dominam chegarem. A história é contada, de forma alternada, por cada um dos filhos de Ned: Rob (filho mais velho), Bran (o do meio), Arya (uma menina que não se dá muito bem com tarefas femininas e única da família que puxou o pai), Sansa (uma 'perfeita lady' que logo no começo do livro é prometida em casamento ao príncipe dos herdeiros dos sete reinos) e Jon (o filho bastardo de Ned que acaba 'vestindo o negro' e fazendo um juramento meio monástico, de não ter mulher e família e defender a barreira que protege os sete reinos de todos os perigos vindos do norte longínquo, uma muralha de mais de duzentos metros de altura feita de gelo e medo). Também temos capítulos narrados por Catelyn e por Eddard. Enquanto a história da família Stark se desenrola, há capítulos contando a história de Daenerys (Dany) e seu irmão louco e sedento por vingança, Vyseris Targaryen, últimos descendentes da antiga família real, que foi destronada e massacrada, numa guerra sangrenta por todo o reino liderada por Robert Baratheon, o qual comandava um exército com grandes senhores ao seu lado, incluindo Eddard e Jon Arryn, antigo mão do rei assassinado recentemente em porto real, capital do reino. Dany e Vyseris, fugiram para uma terra do outro lado do mar, onde conhecem um senhor que propõe o casamento dela com Drogo, que é uma espécie de rei, e promete à Vyseris muitos guerreiros para reconquistar as suas terras. Além disso, temos alguns capítulos mostrando Tyrion Lannister, o irmão da rainha Cersei (esposa de Robert), que é um anão e, na minha opinião, um dos personagens mais interessantes da série. O principal trama da historia se passa quando a família real vem para o norte a fim do rei Robert convidar Ned a ser mão do rei no lugar do falecido Jon arryn, durante essa visita Bran Stark vê a rainha Cercei lannister cometendo incesto com o irmão gêmeo. Jaime tenta matar Bran jogando-o do parapeito de uma torre. A historia é bem mais complexa do que isso, mas não me aprofundarei mais para não criar spoilers e destruir as deliciosas surpresas que as quase 600 paginas de 'A guerra dos tronos' guarda. Eu adorei A Guerra dos Tronos. É uma história envolvente, complexa, e muito bem estruturada em capítulos alternados, que podemos ver o que cada personagem pensa e porque agiu daquela maneira… Além de entender mais sobre personagens que não narram suas próprias histórias.
É uma história longa, complexa, cheia de descrições de famílias, batalhas, locais, que duram várias páginas. Se você já leu Tolkien deve pensar que talvez as crônicas de gelo e fogo deve ser um livro maçante e cansativo por causa do conteúdo detalhista demais, mais não, Martin foi roteirista durante boa parte da sua vida, então sabe prender a sua atenção nos detalhes sem ser chato.
O fator sobrenatural também está presente em A Guerra dos Tronos, desde o começo com Jon e seu lobo gigante e no final com Dany... Como a magia em Senhor dos Anéis. Ela é algo que é parte do mundo, parte da história, mas sem ser parte principal ou sem tirar o aspecto humano da história. Esse livro é sobre pessoas, sobre relacionamentos, sobre amor, sobre lealdade e decisões.
Com guerras, intrigas, mentiras, traição, orgulho, inveja, religião, política, preconceito, mocinhos, bandidos e tudo de sujo que a humanidade já fez A Guerra dos Tronos é uma aventura inteligente e empolgante do início ao fim, não há como abandonar esse livro, leitura obrigatória para os fãs de fantasia e aventura.
Quando joga-se o jogo de tronos, ganha-se ou morre."
Fantástica, não? Eu particularmente vou querer ler o livro, embora não goste de livros com detalhes demais. Se está no ranking é por bons motivos! rsrs E vocês, o que acharam da resenha?
Beijos, @carolvolodka e Gustavo
Concordo com você, para o livro estar nos rankings deve ter um motivo muito bom!
ResponderExcluirParticularmente, reconheço que esse não é o tipo de leitura que mais me empolga ou chama a atenção, mas estou curiosíssima para ler a série.
Só ouço críticas positivas e muito me anima saber que a história prende a atenção! Ótimo o fato de o autor ter sido roteirista!
Beijos!
Adorei vocês mencionarem este livro .
ResponderExcluirLi os quatro lançados em português e estou tão ansiosa para ler o quinto que o compraria em inglês mesmo - se tivesse mais tempo para ler.
A maior parte dos meus amigos e conhecidos desanimou quando viu o tamanho do 'livrinho', mas uma coisa eu garanto, impossível começar a ler e parar no meio do caminho.
É um daqueles livros aonde o autor te agarra, prende sua atenção, brinca com a sua imaginação e quando você não está lendo é impossível que você não se pegue pensando e repensando os personagens ;)
Beijo,
estou adorando seu Blog ! rs