20 de agosto de 2011

Entrevista: Eliane Quintella e o Pacto Secreto

Bom dia galera.
Hoje teremos mais uma entrevista com a autora do livro 
Pacto Secreto, a Eliane Quintella.
Vamos lá?

Criticando por ai:  Olá Eliane, muito obrigada pela oportunidade.

Eliane:
Olá Aline. Sou eu quem lhe agradeço pelo interesse e pela parceria.

Criticando por ai: Conte um pouco sobre você aos nossos leitores.



Eliane: Bem, meu nome é Eliane Quintella. Sou autora do PACTO SECRETO, já publicado pela Editora Novo Século, e da continuação da saga, PRAZER SECRETO E HISTÓRIA SECRETA, ainda não publicados. Sou formada em Direito e recentemente larguei tudo para seguir o grande amor da minha vida que é escrever.


Criticando por ai: Você tem alguma fonte de inspiração para escrever? Algum ritual que faça antes, ou algo assim?



Eliane: A inspiração pode vir dos lugares mais diferentes e é difícil dizer o que nos interessa a tal ponto de nos inspirar. Sempre que vou escrever procuro dentro de mim assuntos que me interessam a ponto de eu me apaixonar por eles e querer escrever a respeito. Não gosto de escrever histórias vazias, que não prendam minha atenção.Quanto ao ritual, sinceramente, não existe nenhum. Eu gosto apenas de escrever em um lugar silencioso que permita que eu me concentre.


Criticando por ai: Conte um pouco sobre seu livro Pacto Secreto aos nossos leitores.



Eliane: Pacto Secreto trata do dilema da Valentina de assinar ou não um pacto com o diabo. Valentina tem um objetivo, considerado nobre pela nossa sociedade, que é salvar sua irmã gêmea, Sara, da tetraplegia. Valentina carrega em sua alma a responsabilidade pelo acidente da irmã e vive triste e sufocada pelo mal que acredita ter causado a sua querida irmã, com quem tem profunda ligação afetiva.Valentina em uma noite de profundo desespero resolve pedir ajuda do diabo e para sua grande surpresa é atendida. Um misterioso enviado do diabo aparece em sua vida e lhe oferece um pacto que pode fazer com que sua irmã, Sara, volte a andar, porém Valentina teria que assinar um pacto, no qual teria que dar em troca o que Satã lhe pedisse, pelo tempo que fosse. Valentina, que é questionadora, não se satisfaz com as poucas informações que recebe do enviado do diabo e resolve pesquisar a fundo o que é realmente esse pacto.Nessa busca Valentina começa a se questionar a respeito de sua própria religião cristã e perdida e desesperada parte para ação e, quando faz isso, se depara com uma misteriosa Ordem Demoníaca que a cercava sem que ela soubesse.
Em síntese essa é a história do livro, mas somente quem o ler saberá se a Valentina assina ou não o pacto.
A Valentina vive muitos dilemas em sua busca. Ela se questiona sobre muitos valores, como por exemplo sacrificar-se ou seguir sua própria vontade, atender a seus próprios princípios ou seguir a moralidade da sociedade, exercer a compaixão ou entregar-se a seu egoísmo, optar pela segurança ou arriscar-se. E pelos diálogos da Valentina com o Enviado e da Valentina com seu pai, o leitor, se quiser, poderá refletir a respeito, o que evidencia as pinceladas filosóficas do livro. O livro ainda procura explicar o que há do outro lado do cristianismo, qual é a essência da crença do enviado e da Ordem Satânica, o que dá também ao livro pinceladas de religião. Mas apesar desse conteúdo questionador, o livro é também muito leve e pode ser lido por quem quer apenas se divertir, mas, por outro lado, em vista do seu conteúdo, ele pode ser lido por quem quer ir mais a fundo e quer viver e refletir os dramas e dilemas da personagem principal, Valentina, justamente por isso que eu optei pela primeira pessoa, quis que o leitor entrasse no cérebro da Valentina.
Posso garantir que o livro é bem interessante e prenderá a atenção do leitor e fascinará os mais curiosos, abertos e questionadores.

Criticando por ai: Com tantos livros de ficção lançados, em que aspecto você acha que sua história se diferencia das outras do gênero?

Eliane: Em tudo, sem falsa modéstia. Meu livro traz aspectos filosóficos e religiosos que não encontrei em nenhum livro de ficção e na minha opinião é essa mescla que o torna interessante e diferente do que existe por aí.
Apesar de ser uma história divertida, ele tem algo a mais para o leitor, que, como eu, gosta de ir mais a fundo. Histórias de pacto com o diabo são clássicos da literatura, mas é o Pacto Secreto que realmente vai fundo nesse pacto demoníaco e quer explicar ao leitor exatamente do que ele se trata.


Criticando por aiVocê encontrou dificuldade em publicar seu livro? Acha que quando se trata de livros nacionais existe uma dificuldade maior?



Eliane: A Editora Novo Século felizmente não demorou muito para responder positivamente, manifestando seu interesse em publicar meu livro. No processo de buscar de uma Editora, descobri outras Editoras, cuja publicação não é tão difícil, como Baraúna, Multifoco, entre outras. Além disso, a vinda dos livros digitais é uma ótima oportunidade para os escritores, já que a publicação torna-se menos complexa e permite uma grande exposição ao escritor. Acredito que, no futuro, os livros digitais serão cada vez mais comuns e isso abrirá as portas para muitos escritores com dificuldade de publicar seu livro.Quanto aos livros nacionais, eu não acredito que exista uma dificuldade maior. Na minha opinião o que existe é uma dificuldade para escritores iniciantes, o que faz todo sentido. Afinal, a Editora não se sente segura em investir em um escritor desconhecido, a não ser que sua história provar que vale realmente o investimento. Dessa forma, a Editora prefere o caminho mais seguro, ela quer que o escritor iniciante, no início, faça o investimento e se conseguir se firmar, então a Editora considerará fazer da próxima vez o investimento. O negócio da Editora é vender livros e não vejo como ela poderia se comportar de forma diferente. De mais a mais, eu acredito que se o livro agradar o grande público ele irá vender, sendo nacional ou estrangeiro. Eu vejo que existem muitos leitores atrás de boas histórias. E se a boa história vir de um escritor nacional, não acredito que isso venha a ser um empecilho.
Eu acredito que comportar-se como vítima realmente não traz qualquer tipo de benefício ao escritor iniciante. Por isso, o escritor iniciante deve encarar os desafios e encontrar meios para superá-los.


Criticando por ai: Existem autores que te inspiram em suas escritas?



Eliane: Claro, muitos. Há autores que são tão sensacionais com histórias tão incríveis que quando lemos ou assistimos ao filme, aquilo nos emociona, nos instiga a criar algo que também emocione, que envolva o público de tal maneira que seja impossível desgrudar os olhos do livro ou da tela. Assim como há obras nos emocionam, também a vida pode nos emocionar e nos envolver de tal forma que nos inspire.


Criticando por ai: Você tem projetos de novos livros além dos de continuação do Pacto Secreto?

Eliane: Sim, eu tenho muitas ideias borbulhando em meu cérebro, mas que ainda não adquiriram forma no papel. Recentemente venho namorando uma história específica de suspense que quero transformar em um livro.

Criticando por ai: Cite seu trecho preferido do Pacto Secreto.




Eliane: É uma frase: "Há algo mais sagrado do que sua própria essência?" pag. 137.


Jogo rápido...


Não vivo sem liberdade
Minha fonte de inspiração é o que me dá vontade de escrever e escrever sem parar
Meu livro preferido é O Pequeno Príncipe
Um sonho: consagrar-me como escritora
Uma realidade: irrefutável é a morte e, quanto antes entendermos isso, mais chances teremos de valorizar a vida e fazermos com que ela valha a pena.

Criticando por ai: Deixe um recado aos nossos leitores.

Eliane: Eu quero agradecer por terem lido PACTO SECRETO e dizer já publiquei o primeiro capítulo do PRAZER SECRETO no blog do meu livro. Garanto que a história irá esquentar e que todos mistérios serão revelados ao longo da saga. Me aguardem!

Criticando por ai: Muito obrigada por esta oportunidade Eliane. Te desejamos sucesso em sua carreira. E ainda teremos alguns pactos por ai, não é mesmo? Beijos.

Eliane: Sou eu quem lhe agradeço pelo interesse, Aline. Agradeço pelos votos de sucesso e pela parceria. E certamente a saga continua, não perca a continuação. Beijo Eliane


E ai o que acharam?
Beijos.


2 comentários :

  1. Adoro a Eli.... ela fala taaao bem e eeh tao eeducada da ateh gosto de ver as entrevistas q ela faz e pela atenção q da aos blogueiros... se puder ver minha resenha la no blog.. bjs
    Leituras Vivas - @rafa__rafa

    ResponderExcluir
  2. A Eliane é uma fofa, adorei as respostas dela, muito bem elaboradas e com conteúdo!
    Parabéns pela entrevista, adorei a maneira de como você a conduziu!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!