31 de agosto de 2016

O quanto você lê?

Todo leitor assíduo, quando questionado sobre "quantos livros lê em média por ano" e dá aquela linda resposta de "ah, uns 30-40, por aí", percebe a reação de choque espontâneo no rosto de quem perguntou. Isso aconteceu várias vezes comigo e aposto que com vocês também! E aí, diante de uma situação como essa, quem nunca se questionou se realmente lê demais ou são as pessoas quem leem de menos? Eu me questiono sempre!

Há uns 2 anos, o Orelha de Livro, rede social literária, fez uma pesquisa para traçar o perfil do leitor brasileiro. Nesta pesquisa, foram cruzados dados de tráfego da própria rede social com outra pesquisa do Instituto Pró-Livro. 

Que as mulheres se dedicam mais à leitura todo mundo já sabe! Mentira, isso foi algo que eu criei mentalmente, mas pelo menos é a minha percepção dentro do meu círculo de amizades. O pior é que eu nem errei, mas fiquei contente, pois o percentual de leitores femininos e masculinos está bem próximo. Do total de 88,2 milhões de leitores brasileiros, são as mulheres que representam 57% e os homens, 43%. 

A média de livros lidos anualmente pelos brasileiros foi o que mais me assustou e respondeu a minha questão no inicio dessa matéria. Ou seja, a maioria das pessoas leem entre 3 e 4 livros ao ano. Só eu quem fiquei chocada? Porque eu leio isso em um ou dois meses, dependendo das outras tarefas do cotidiano que interferem no tempo de leitura. Mas, caramba, esse número assusta muito (vamos falar mais dele depois, ok?).

Quanto aos gêneros literários favoritos entre homens e mulheres, não me surpreendi muito não. Logo que li o ranking, visualizei os meus gostos e de meu namorado, que correspondem exatamente aos citados no infográfico, talvez na mesma ordem! Hoje o meu gênero literário favorito é thriller (pode ser considerado como mistério, vai) e o dele é ficção científica. 

Mas o que mais me animou mesmo com essa pesquisa foi saber que a maioria dos leitores brasileiros leem ou pelo prazer da leitura, pela cultura e conhecimento adquiridos e pelo entretenimento e lazer. É uma pena saber que ainda tem gente que apenas lê por obrigação. Porém, cada um tem suas paixões, seus hobbies, e não dá pra ficar forçando nada. Na minha opinião, quem não lê por prazer ainda não encontrou um livro que o fizesse se apaixonar por esse mundo maravilhoso que é o da literatura. Quando a pessoa se identifica com um livro, ela começa a gostar de ler e aí não para mais. Foi o que aconteceu comigo e acredito que com boa parte de vocês, não é mesmo?

Voltando ao tópico acima, sobre a média de leitura anual ser baixa, gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre isso. Tenho algumas sugestões de respostas, como: 

  • Devido as novas tecnologias terem possibilitado novas formas de entretenimento;
  • Falta de tempo para leitura devido a rotina corrida;
  • Desinteresse pela leitura mesmo. 

E aí, o que vocês acham? Aguardo respostas nos comentários!





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!