Olá leitores, como estão?
Trouxe para vocês mais uma resenha da série Leviatã e, como havia dito que iria acontecer, vamos para a segunda história da saga de três livros. O livro da vez é o Beemote, a revolução.
Título: Beemote: A Revolução
Autor: Scott Westerfield
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 429
ISBN: 9788501097521
Onde encontro? aqui, por R$29,45
O livro segue a mesma história do primeiro, começando exatamente onde o primeiro terminou, acrescentando uma boa cronologia à história, porém ela acaba meio perdida ao longo do tempo. Desta vez o foco principal da narrativa não é mais nas disputas entre Alek e Deryn (Dylan), mas sim em como eles começam a se dar bem e como isso influencia as ações de ambos.
Ainda sim o autor mantém a perspectiva unilateral, ou seja, existem capítulos que, muitas vezes, contam a mesma coisa porém ora da perspectiva de Deryn, ora da perspectiva de Alek. Em particular, eu achei este livro um pouco mais animado do que o anterior, com mais cenas de ação e aventura e menos discussão e conversa, mas mesmo assim o tema principal da história foi mantido com louvor.
O mundo criado por Scott é extremamente complexo e muito detalhado, misturando elementos da história real com elementos fantásticos de um romance steampunk de 1914, o que eu achei particularmente fantástico.
Acredito que o único ponto a ser melhorado na história seria o foco, pois o livro dá nome a um dos monstros, que é um mistério durante toda a história, porém quando ele finalmente aparece para o leitor, acaba não sendo dada a devida importância e outros eventos secundários acabam por tomar a dianteira.
Apenas lendo o terceiro livro da série (que já está tendo sua resenha preparada), percebi que o segundo livro é mais um construtor do que um contador de histórias, pois nesta narrativa o autor começa a construir as personalidades mais ocultas dos personagens principais e secundários, tratando dos seus sonhos, e até deixando implícito um pequeno romance que pode ser aproveitado nos livros subsequentes.
Enfim, recomendo muito a leitura não só deste livro, mas também do anterior, pois a história construída pelo autor é extremamente fantástica e de muito bom gosto. Se você gosta de histórias épicas que você sabe que deixarão saudades quando acabarem, este é o livro certo!