23 de novembro de 2015

Jogos Vorazes: Livro vs. Filme

Olá leitores, como estão?

Toda vez que é anunciada uma adaptação cinematográfica daquele livro sensacional já ficamos com um pé atrás, não é mesmo? Muitas vezes elas são super fiéis ao livro mas, na maioria das vezes...

Com a trilogia Jogos Vorazes, fiz questão de ler todos os livros antes dos filmes e, ao conferir na telona tudo o que havia lido, não fiquei nem um pouco desapontada. É óbvio que muitos detalhes se perderam na adaptação, mas o saldo foi mais positivo do que negativo. Esta é uma das trilogias que mais gostei de ler, tanto pela construção da história e dos personagens quanto pela qualidade da narrativa, e também de assistir! 


Uma das maiores diferenças entre o livro e o filme é que a trilogia é narrada em primeira pessoa, pela Katniss, e isso não acontece no filme, no qual conseguimos entender a história em vários pontos de vista. Recentemente li a versão de Jogos Vorazes em inglês para lembrar da história e, em seguida também assisti ao filme, e é bem engraçado, pois no livro não conseguimos entender logo de cara que os game makers estão fazendo de tudo para que ela não se afaste dos outros tributos na arena, que estão preocupados com os atos rebeldes, etc., enquanto no filme isso é muito nítido. Acredito que este é o lado bom do filme ser gravado com uma visão mais geral, mas o livro ser narrado pela Katniss também tem seus aspectos positivos, pois assim conseguimos saber tudo o que se passa na cabeça dela e, de longe, ela parece muito mais forte no livro do que no filme.

Outro fato que me deixou tipo "WHAT?" foi o Peeta ter perdido a perna no livro e, no filme, ele aparecer todo perfeito. Só o cinema faz esse tipo de mágica! rs Em minha opinião, essas são as maiores diferenças entre o livro e a sua adaptação cinematográfica, o resto sendo apenas detalhes. Por exemplo, o livro explica como Haymitch venceu os jogos, já no filme...não. E a neta do Snow que só existe no filme? Já percebeu isso?! Ah, e por último, tem a questão da Katniss ter exigido matar o Snow em sua lista de exigências quando concordou ajudar o Distrito 13, que no filme isso nem foi mencionado. Lembravam desses detalhes? rs

O que concluo da adaptação desta trilogia é que os envolvidos no projeto cinematográfico fizeram um excelente trabalho para deixar as coisas mais claras para aqueles que não leram os livros e, ao mesmo tempo, deram um grande presente para os fãs de Jogos Vorazes, os quais puderem ver nas telonas as cenas que até então só existiam em suas mentes. Quanto à escolha dos atores, não me decepcionei com nenhum! Acho a Jennifer Lawrence maravilhosa como a Katniss, pois é uma personagem forte e que passa por várias situações complicadas que exigem uma interpretação bem meticulosa e isso ela tirou de letra. Não vi uma pessoa que reclamou dela como protagonista.

A cada filme produzido, a qualidade ficava melhor, atingindo o seu ápice em Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2, que terminou grandiosamente. Não é lindo quando isso acontece?


Enfim, fica aqui a minha conclusão sobre essa trilogia tão incrível que acompanhei durante anos e que sou fã, tanto do livro, quanto do filme (amém!). (Tenho que confessar que até hoje, depois de ter assistido aos Jogos Vorazes umas cem vezes, ainda ficou chocada com a cena do banho de sangue na Cornucópia, acreditam? rs) Confesso que estou um pouco triste que a história chegou ao fim, MASSSS, preciso dizer que há uma grande chance de termos mais histórias vindas de Panem, pois o diretor está super disposto a continuar gravando os filmes, mas precisa que a Suzanne Collins as escrevas. Então: #escreveaiminhaquerida #queromais!


E vocês, o que acharam? Também saíram felizes do cinema e com aquela sensação linda de não ter se decepcionado com a adaptação? Me contem nos comentários!


Um comentário :

  1. Eu amo essa trilogia, ela é uma das minhas favoritas e o final não poderia ser melhor. Definitivamente, esse foi o melhor filme do ano!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com/2015/11/resenha-do-filme-esperanca-o-final.html

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!