29 de setembro de 2015

Sob a redoma - Resenha

Olá leitores, como estão?

Certo dia abri meu armário de livros à procura de algum exemplar ainda não lido. Embora eu tivesse vários na minha fila de leitura, nenhum conseguiu chamar a minha atenção a ponto de tirá-lo de lá. Então fui atrás de um livro para ler no Kindle e me deparei com vários do Stephen King e seus respectivos comentários que diziam o quanto o cara era bom e tal. Mas até então eu nunca tinha lido nada do Stephen e pensei "quer saber? Vou ler um agora pra ver se ele é bom mesmo!". Foi assim que baixei o "Sob a redoma", livro que inspirou a série de TV, e que comecei a minha aventura pelas 960 páginas dele. Confira abaixo as minhas impressões. 





Título: Sob a redoma

Autor: Stephen King


Editora: Suma de Letras


Número de Páginas: 960


ISBN: 9788581051130


Compre aqui por R$43,90








Chester's Mill, localizada no Maine, é uma pequena cidade do interior que, em um dia como qualquer outro, foi isolada do resto do mundo por um campo de força invisível que se assemelha à uma redoma de vidro, por isso o nome do livro. 

A trama começa a partir daí, quando ninguém consegue entender o que de fato é esta "barreira", de onde ela veio e quando ela irá desaparecer (alguns até mesmo acham que é um experimento do exército dos Estados Unidos). No dia em que ela surge, muitos acidentes acontecem, aviões explodem no espaço aéreo que ainda não fora isolado, carros da estrada batem na barreira invisível, causando muitas mortes e caos dentro e fora dela. Além disso, muitas famílias foram separadas, pois quem trabalhava nas cidades vizinhas não conseguiu voltar para casa.

Em meio à essa confusão toda, os moradores de Chester's Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência, lidando com a falta de energia elétrica, consequências ecológicas da barreira e, claro, com o próprio ser humano que, em minha opinião, é o pior problema. E, falando sobre os personagens, tenho que confessar que Stephen King é o melhor autor para traçar perfis psicológicos que eu já li! Todos os personagens possuem personalidades fortes que serão inesquecíveis e, não é atoa que fiquei com uma baita ressaca literária quando acabei de ler o livro. 

Um dos personagens que mais me marcou foi o James "Big Jim" Rennie, um político pra lá de sem vergonha e um dos três membros executivos da cidade que usa a redoma como um meio de dominar a cidade. Os seus atos são nojentos, sem piedade alguma, e fazem você realmente sentir raiva dele e de seu filho, Junior, que é outro babaca (só a minha família sabe o quanto eu xinguei esse cara!). 

É claro que não existem só pessoas ruins... pra ser sincera, esse livro tem tantos personagens que você até fica confuso algumas vezes. Outro personagem super marcante é o Dale Barbara - ou Barbie, como é chamado por seus conhecidos -, ex-veterano de guerra do Iraque que é reincorporado ao serviço militar e promovido à posição de coronel de Chester's Mill pelo próprio presidente dos EUA. Obviamente, Big Jim fica insatisfeito e disposto até a matar para continuar no poder, se for preciso, mas Barbie se une com um grupo de moradores (a proprietária do jornal local, uma enfermeira, uma vereadora e três adolescentes) para manter a situação sob controle e impedir que o caus se instaure. 

Quanto à história em si, ela tem uma evolução perfeita. No começo, toda a população se conhece e são o que podemos chamar de comunidade unidade. Mas, conforme o tempo vai passando e coisas sem explicação começam a acontecer na cidade, as pessoas ficam assustadas e cogitam agir de uma forma que rompe seus valores. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva. 

Um dos maiores medos que tive ao começar a ler o livro era se todas as questões apresentadas teriam uma resolução no final e, amém, a resposta é sim. Sendo assim, posso dizer que fiquei apaixonada por este livro e pela narrativa de Stephen King. É um livro mais do que recomendado!

Obs: devo dizer que o livro é bem diferente da série. Até parece que apenas pegaram o nome do livro e a redoma e mudaram toda a história. Portanto, leiam o livro! rs




3 comentários :

  1. Acho uma decepção só, quando fazem isto com as adaptações para a TV e etc... É difícil ter uma fidedigna ao livro. Valeu pela dica, também nunca li nada dele.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline, tudo bom?
    Esse livro me causa um pouco de medo de ler, pelo tanto de páginas e pelo preço. Tenho medo de comprá-lo e não conseguir ler, já que nunca li nada do King, ainda não sei como é sua escrita.
    Porém, depois que vi um trailler da série eu fiquei muito empolgada para ler o livro. Apesar de você ter dito que a série é bem diferente.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Caroline!
    Do Stephen King eu li apenas um livro, Joyland, mas tenho muita vontade de ler Sob a Redoma. O problema é que esse é um livro beem grande, tanto em páginas quanto no valor. rs
    Adorei a tua resenha!

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!