10 de setembro de 2015

Pense como um freak - Resenha

Olá leitores, como estão?

Quem é que não gosta de ganhar livros de presente? Pois é! Ganhei recentemente um livro chamado "Pense como um Freak - Como pensar de maneira mais inteligente sobre quase tudo" e devo confessar que a primeira coisa que me veio em mente quando o vi foi "meu Deus, era exatamente disso que eu precisava!". Devorei o livro e vim aqui contar para vocês as minhas impressões sobre ele. Confiram!




Título: Pense como um Freak - Como pensar de maneira mais inteligente sobre quase tudo

Autor: Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner


Editora: Record


Número de Páginas: 252


ISBN: 9788501067319


Compre aqui por R$29,20








Pense como um Freak, escrito por Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner, levanta a teoria de que, para lidar com a complexidade dos problemas atuais, é preciso desafiar o senso comum e pensar de maneiro pouco convencional. Às vezes nos deparamos com situações do dia a dia que nos deixam de cabelo em pé e, ao tentar resolvê-las, complicamos mais ainda quando a solução era bastante óbvia. É justamente para esses momentos que os ensinamentos do livro devem ser colocados em prática. 

Mas, o que é "pensar como um Freak"? Pensar como um Freak é basicamente pensar sob um ângulo diferente, com outros músculos, outras expectativas; e não com medo nem favoritismo, nem otimismo cego nem ceticismo amargo. Fácil, não?

Você já parou para pensar que, ao fazermos uma pergunta errada, a solução também será? Por exemplo, ao perguntarmos "Quais são as causas da pobreza e da fome?", a resposta fácil seria: falta de dinheiro e alimento. Mas por que persistem os mesmos problemas, depois de dar dinheiro? É que a pobreza é um sintoma, ou seja, a ausência de uma economia funcional. Amartya Sen, economista, diz que "A fome é o que caracteriza as pessoas que não têm alimentos suficientes para comer". "Não é o que caracteriza o fato de não haver alimentos suficientes." Aposto que você ainda não tinha pensado dessa maneira! rs

Você sabia que a expressão mais difícil de ser dita é "Eu não sei"? Quantas vezes você já disse que sabia de algo só para não ficar por fora ou para não ser discriminado? Pois é, que atire a primeira pedra quem nunca fez isso! A questão é que o preço de dizer "Eu não sei" é mais alto do que estar errado...

Cada capítulo aborda uma questão, como as citadas acima, e também vários cases, os quais, em minha opinião, são as partes mais legais do livro. Não tem como não se impressionar e querer ficar contando para todo mundo o que acabou de descobrir! É sério... essa leitura vai lhe render vários assuntos para conversas rs. 

Em uma narrativa leve e bastante descontraída - o que me surpreendeu bastante -, os autores relatam sobre vários hábitos dos seres humanos que precisam ser revistos para que as coisas fluam com mais harmonia em vários aspectos de nossas vidas. Leitura mais do que recomendada e fundamental para o nosso crescimento pessoal e profissional.












Um comentário :

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!