2 de setembro de 2015

Lugares escuros - Resenha

Olá leitores, como estão?

Hoje trago para vocês a resenha de um livro comprado bem aleatoriamente em uma momento no qual precisava de uma história tão boa quanto a que havia lido antes e nenhum livro da minha estante parecia atender as expectativas. Quem nunca passou por isso?! rs

O livro é o "Lugares Escuros", da Gillian Flynn, a mesma autora do best-seller "Garota Exemplar". Ainda não conhecia a narrativa da autora e decidi arriscar a leitura devido à sinopse misteriosa ter chamado muito a minha atenção, pois estava procurando algo diferente e sem muito romance (já li tanto romance que preciso de um tempo agora!). Quer saber o que achei do livro? Confira abaixo. 





Título: Lugares escuros

Autor: Gillian Flynn


Editora: Intrínseca


Número de Páginas: 352


ISBN: 9788580575910


Compre aqui por R$23,90








Na madrugada gelada do dia 3 de janeiro de 1985, Libby Day teve a sua família assassinada de uma forma brutal: a mãe morta com um tiro na cabeça; a irmã mais velha estrangulada e a irmã do meio partida em pedaços por um machado. Tudo indicava que a cena fazia parte de um sacrifício satânico e o maior suspeito do crime é o seu irmão mais velho, Ben Day. 

Após vinte e quatro anos do crime e da condenação de Ben à prisão perpétua, Libby agora é uma adulta cheia de medos, neuras e um tanto quanto sociopata. Além disso, prefere roubar coisas simples, como um saleiro de uma lanchonete, do que comprar. O trecho abaixo define perfeitamente o estado da pequena Libby nos dias atuais: 

"Tirei um dos pés de sob o lençol, mas não consegui alcançar o chão. Acho que estou deprimida. Acho que tenho estado deprimida há uns vinte e quatro anos. Posso sentir uma versão melhor de mim em algum lugar lá dentro — escondida atrás do fígado ou presa a um pedaço de baço dentro do meu corpo mirrado, infantil —, uma Libby que me diz para me levantar, fazer algo, crescer, seguir em frente. Mas a maldade normalmente vence. Meu irmão massacrou minha família quando eu tinha sete anos. Minha mãe, minhas duas irmãs, mortas: bang bang, chop chop, gasp gasp. Realmente não tinha nada que eu pudesse fazer depois daquilo, nada era esperado."

Depois de ter passado tanto tempo vivendo do dinheiro vindo de doações de pessoas comovidas com a sua história (pelo o que eu entendi, lá nos EUA é bem comum as pessoas doarem dinheiro para familiares de vítimas de um crime tão complicado quanto este, onde só uma pessoa da família escapara viva), chega uma hora em que só lhe resta 500 dólares e não é nem um pouco a cara dela levantar da cama para arranjar um emprego.

No entanto, Libby é chamada para comparecer a um grupo de discussão de assassinatos famosos, chamado "Kill Club", onde surpreendentemente todos lá não acreditam que Ben realmente tenha sido o culpado do crime. Em meio a este cenário confuso, Lyle, um dos membros do clube, propõe à Libby a reviver o passado e investigar se o que de fato aconteceu naquela noite foi o que ela viveu 25 anos acreditando. Muito mais motivada pelo dinheiro que ganharia com isso do que pela busca por respostas (ao menos no início), Libby dedice ir atrás da verdade. 

Em Lugares Escuros, a narrativa é alternada com três membros da família (Libby, Ben e Patty Day), proporcionando uma grande dinâmica na obra. Na minha opinião, isso foi intrínseco para descobrirmos algumas coisas primeiro do que a protagonista e essas vantagens foram sendo utilizadas no momento certo a fim de proporcionar uma tensão muito maior. 

Gillian Flynn consegue traçar um perfil psicológico de cada personagem fazendo com que todos se tornem muito marcantes e complexos, principalmente a própria Libby. Este é um livro daqueles que quando você começa a ler, quer ler mais e mais até chegar ao final e descobrir que raios estava acontecendo.

Finalmente, é um excelente livro de suspense onde o leitor tem a atenção confundida e é enganado, sendo surpreendido com o seu desfecho. Vale a leitura! 


2 comentários :

  1. Oi Carol!
    Sou super fã da Gillian Flynn e mal vejo a hora de ler "Lugares Escuros", por isso não li sua resenha na íntegra porque quero preservar todas as surpresas possíveis ;) Mas vi que você gostou do livro. Agora leia "Garota Exemplar". É fantástico!
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Alguém já me falou dele, agora que o vi aqui na sua pagina lembrei, ainda não tive a oportunidade de ler Garota Exemplar, vou por esse na minha lista fiquei curiosa, bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!