9 de maio de 2015

Apenas um dia - Resenha

Olá leitores, como estão? 

Recebi o "Apenas um dia" de cortesia da Editora Nova Conceito, parceira aqui do blog, bem na época que eu tinha acabado de ler dois livros da Gayle Forman: o tão conhecido "Se eu ficar" e a sua sequência, "Para onde ela foi". 

Mesmo tendo curtido a forma como a autora desenvolve suas histórias, não o peguei para ler logo de cara, pois tenho o costume de ler livros de autores diferentes, intercalando um do outro. Por isso, acabei lendo ele durante o mês de abril e hoje venho contar para vocês o que achei dele. Confiram abaixo.






Título: Apenas um dia

Autor: Gayle Forman


Editora: Novo Conceito


Número de Páginas: 384


ISBN: 9788581634500


Onde encontro? aqui, por R$14,90








Narrado em primeira pessoa, pela protagonista Allyson Hayley, o livro conta uma história de amor, mágoa, viagem, identidade e acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro. Não encontrei definição melhor para a vida da Allyson do que a que está na própria sinopse, a qual diz que a vida dela é igual a sua mala de viagem: organizada, planejada e sistematizada. 

Tudo começa quando a garota está em um tour de três semanas pela Europa, em uma viagem como se fosse de formatura, com a sua turma da escola e com a sua melhor amiga, Melanie. Por mais que pareça ser super empolgante sair por aí em uma aventura e conhecer vários lugares diferentes, Allyson surpreendentemente não está nada animada com a viagem em que embarcara. Enquanto seus colegas e até mesmo sua melhor amiga estão curtindo a noite em pubs, tudo o que ela mais quer é voltar para o quarto do hotel e descansar. 

Porém, no último dia do tour, ela e a amiga dão um perdido na turma para assistir a uma apresentação de uma das peças de Shakespeare, a qual seria ao ar livre. Se você pensa que o motivo é simplesmente Shakespeare, você está totalmente enganado: tem homem no pedaço! Willem, um dos atores da peça, as convida e, quem disse que conseguem dizer não? Pois é! Allyson fica completamente atraída pelo cara, hipnotizada pela sua interpretação e pelo seu charme. No final da peça, os dois não se encontram mais, mas a garota não consegue parar de pensar nele.
"Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre.”
No dia seguinte, quando as duas estavam no trem que as levaria para Londres, na casa da tia da Melanie, Allyson coincidentemente encontra quem? A resposta é óbvia: Willem. Papo vai, papo vem, o carinha descobre que a garota queria muito ir para Paris, mas não conseguira. Então, eles simplesmente resolvem adiar seus próximos compromissos e sair numa aventura por Paris durante um dia. PAUSA NA RESENHA. Gente, a garota acabara de conhecer o cara, não sabia falar francês e aceitou de boas passar um dia em Paris com Willem, que nem ao menos sabia seu verdadeiro nome e idade, pois a chamava de Lulu, e nem ela sabia nada além do fato que ele vinha da Holanda e que era ator.  Será que não se passou pela cabeça dela aquele lance de "não se deve confiar em estranhos", muito menos sair mundo a fora com estranhos? Que ela poderia ser estuprada ou algo do tipo? Enfim...VOLTA PRA RESENHA.
"Neste momento, tenho a impressão de que o trem não está me levando a Paris, mas a algum lugar completamente novo.”
Provavelmente esta fora a experiência mais libertadora que Allyson (agora Lulu!), uma garota tão "sem sal nem açúcar", vivera em sua vida. Agora ela se tornara uma garota aventureira, livre e destemida, sem ter medo do amanhã. Só que o "amanhã" chegou muito rápido e, depois de uma reviravolta na história, Allyson se encontra sozinha, até então abandonada descaradamente por Willem, tendo que encarar a realidade do dia seguinte.

Um mês depois da aventura, Allyson ainda está derrotada e possui uma história inacabada em seu passado recente. Por mais que tente, ela não consegue ser a mesma pessoa, nem sequer ser uma boa aluna na faculdade, pois não tem interesse em quase nada. É engraçado como em um dia você pode ir do céu ao inferno, ter a sua vida mudada da água pro vinho.
"(...) E eu estava bem. Até feliz. Eu pensei que estivesse. Então alguém apareceu e me mostrou que havia uma porta no quarto. Uma porta que eu nunca vira antes. E ele a abriu para mim. Segurou minha mão enquanto eu a atravessava. E, durante um dia perfeito, fiquei do outro lado. Estava em outro lugar. Era outra pessoa. Depois ele sumiu, e eu fui jogada de novo dentro do meu quartinho. E agora, independentemente do que eu faça, parece que não consigo encontrar aquela porta."
Enfim, acho melhor parar por aqui, senão estragarei a história soltando algum spoiler não intencional. Só tenho uma coisa para completar: Allyson não vai sossegar até encontrar respostas.

Agora, falando sobre a minha experiência com o livro, a leitura é bastante fluída e de fácil compreensão. A autora criou uma narrativa com um timing perfeito, onde tudo segue uma ordem coesa e, claro, faz com que você fique vidrado na mesma, querendo saber o que vai acontecer a seguir. Este foi um livro o qual, de início, pensei ser só mais uma história de amor, cheia de clichês, mas me enganei completamente e fui surpreendida por ele. O final é arrebatador, parou em um momento crucial, e não vejo a hora de ler a sequência, "Apenas um ano", lançamento da Novo Conceito!


4 comentários :

  1. Oi Caroline, tudo bem?
    Da autora eu li apenas Se Eu Ficar, e gostei muito da forma como ela escreve. Achei a premissa desse livro bem interessante, mas acho que não vou com tanta cede ao pote.
    ps: Achei bem perspicaz esse comentário sobre o fatio dela seguir um completo estranho. Acho algumas situações em livros muito fora da realidade, mas é livro né? Mas na realidade eu não teria essa coragem.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  2. Nossa. esse livro me lembrou um pouco Onde deixarei meu coração, onde uma protagonista chata vai viver a sua vida. Tenho esse livro, mas ainda não li. Gosto da autora, só que não sei, esse livro ainda precisa me chamar. Quem sabe quando a continuação dele chegar. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho curiosidade de conhecer a escrita dessa autora, já vi várias resenhas que sempre falam bem da autora. Vou começar por esse livro, se eu gostar leio outro títulos.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Depois vou dar uma lida neste livro.
    http://paraoproximodestino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!