22 de fevereiro de 2015

Prelúdio à Fundação - Resenha

Olá leitores!

Cá estou eu com mais uma resenha do meu autor preferido, Isaac Asimov. Desta vez vamos com a continuação da série Fundação, que já tem uma resenha aqui. O primeiro livro da segunda parte chama-se Prelúdio à Fundação e é seguido por mais 3 que também vou resenhar individualmente para vocês! Espero que gostem.






Título: Prelúdio à fundação

Autor: Isaac Asimov

Editora: Aleph

Número de Páginas: 456


ISBN: 
9788576571612

Onde encontro? aqui, por R$36,40
          







Demorei um pouco para começar a ler a segunda parte dessa excelente história que é a Fundação. Em partes porque eu não conseguia de maneira nenhuma encontrar o box que tinha os 4 livros juntos, mas também porque não estava com tanto tempo para lê-los, e eles são livros bastante grossos.

Todos os livros da continuação, na verdade, se passam antes dos da trilogia original (pelo menos os dois primeiros) e contam toda a história de como a ideia da fundação surgiu, focando em Hari Seldon, o criador da psico-história (ciência matemática que quantifica as ações de grandes massas de pessoas, podendo prever o curso do futuro com certa probabilidade). Neste livro em especial, todo o foco é dado a Hari Seldon e sua história de vida. Por mais que, ao longo do livro, você tenha extrações de frases da enciclopédia galáctica (assim como na trilogia original), as informações são muito vagas e ele vai contando a história como se fosse uma epopeia.

Como todos os demais livros, este é um grande ensaio social, apresentando diversas teorias comportamentais que até podem ser transpostas para o nosso mundo, porque é de fato o que fazemos. Há um capítulo específico para o estudo de crenças da humanidade do império galáctico.

É interessante que há um personagem chamado Eto Demerzel, que faz alusão a um outro personagem de outro livro do autor, As Cavernas de Aço (resenha em breve), e assim que você percebe que, na verdade, todos os livros do autor, inclusive os das série Robôs (como Eu robô, O Homem Bicentenário e etc) se passam no mesmo universo que Fundação, porém em uma época indefinidamente anterior.

No geral este livro é excelente, não só por se tratar de completar parte da história da trilogia como também adicionar muito sobre o conhecimento do próprio universo de Asimov, aos poucos vou percebendo que Fundação é, na verdade, uma história tão grande e tão bem feita que até agora nenhum autor conseguiu sequer chegar perto de se igualar, não importa o que digam, Fundação é o melhor livro de ficção científica já escrito.

Abraços,

8 comentários :

  1. Olá Carol (obrigada pela visita linda) :)
    Olá Lucas,achei bacana a descrição do livro ,amei o homem bicentenário,nos prende né? Esse parece ser ótimo,mas confesso que ultimamente não ando lendo nem meus e-mail,preciso de 96 horas no meu dia ,pq 24 tá sendo pouco.

    Bjão meus amores,boa terça
    Blog Paulinha & As Mulheres

    ResponderExcluir
  2. Achei legal essa história de todos os livros do autor passarem em um mesmo universo, é bom porque se você gosta do que ele criou, vai querer todos os livros. Excelente ideia da parte dele.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas,
    Li a resenha meio por cima pq comecei a ler a saga esse ano (e fujo de spoilers rsrs), e tbm estou adorando. Asimov é simplesmente um gênio.
    Li em algum lugar que toda a obra dele de fato se passa no mesmo universo, mas em diferentes períodos.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas, ficção científica não é um gênero que chame minha atenção, apesar de eu só ouvir comentários super positivos sobre esses livros. Quem sabe um dia eu leia e vejo se mudo de ideia, mas isso mais para frente. E parabéns pela sua resenha, ficou muito boa :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Como nunca tinha ouvido falar desse livro? :O
    E melhor, não é só um livro...
    Amei saber sobre, quero ler!
    Beijocas

    rendasepaetes.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro tudo que envolve evolução e ciência, tenho certeza que vou adorar, só espero ter a oportunidade de adquiri-lo =D

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Olha eu sinceramente nunca ouvi falar desse livro, mas eu não sou muito chegada nesse tipo de leitura, mas mesmo assim achei bastante interessante tudo que foi contado na resenha. Até porque é sempre bom a gente conhecer leituras novas. Mas mesmo assim, não sei, fiquei em dúvida. Mas talvez se eu for ler, eu compre em ebook, porque assim dá para ter uma ideia de como é o livro e tudo mais. Porque sempre tem um pouco de degustação rs

    Enfim...Parabéns pela resenha desenvolvida.
    Gostei muito =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-insignia.html

    ResponderExcluir
  8. É legal pra quem curte a série, mas me pareceu que o livro esteve abaixo do esperado, inclusive em relação aos demais da série fundação. Ainda assim vale a pena ler pra mergulhar de vez no universo da fundação.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!