10 de fevereiro de 2015

PDM - Resenha

Bom dia, leitores!

Hoje venho aqui com mais uma resenha de um livro fantástico de ficção científica. Conheça um pouco mais sobre PDM, de Stephen Wallenfels, autor até então desconhecido no Brasil, mas que promete muitas surpresas para este gênero.






Título: PDM

Autor: Stephen Wallenfels


Editora: Bertrand

Número de Páginas: 280


ISBN: 
9788528619584

Onde encontro? aqui, por R$28,00
          







Cruzei com esse livro por acidente na bienal do livro do ano passado. Estava passando pelos stands e acabei parando em um deles para comprar um livro que tinha gostado, mas se eu levasse mais dois eu acabava por ganhar um bom desconto. Então saí procurando outros livros que me interessassem e acabei encontrando este aqui.

No inicio, eu não esperava muito dele. Simplesmente achava que ia ser mais uma história de ficção com aliens e tudo mais, mas eu nunca estive tão errado. O inicio do livro é bem comum, começa contando a história de uma menina chamada Megs e de um garoto chamado Josh, (mas isso não fica muito claro no inicio do livro, pois você demora um tempo para perceber que eles são os protagonistas) que estão enfrentando uma invasão alienígena de bolas pretas (que eles chamam de pérolas da morte, daí o nome PDM).

Tudo que sai do lado de fora, ao ar livre, é desintegrado por um raio azul e mandado sabe se lá para onde. Então no início, há uma desintegração geral e depois as pessoas param de sair de casa. O engraçado do livro é que ele é mais uma história sobre as questões sociais da humanidade se de fato fossemos invadidos, porque os aliens não aparecem uma vez sequer durante o livro, somente são descritos bem por cima.

Tudo fica muito mais interessante porque o livro é em primeira pessoa, ou seja, você quase consegue sentir a agonia dos personagens em algumas situações, nunca tive uma relação tão forte com um livro, a ponto de ficar agoniado ou até com medo pelos próprios personagens do livro, por isso eu achei o livro um pouco forte demais, ele te coloca em situações extremamente complicadas de tomada de decisão que você se coloca no lugar do protagonista e pensa: "E se fosse comigo?". Isso, na minha opinião, foi no que o autor mais acertou, ele conseguiu passar quase que exatamente uma situação de sobrevivência por duas crianças e como elas pensavam e reagiam durante isso tudo.

O livro todo é muito bom, apesar de ter algumas partes que ele fica bastante chato, ele ainda chama muito a atenção em outras e faz com que você não pare de ler. Para quem gosta desses livros de realidade alternativa e sobrevivência, é um dos melhores livros que já li.



12 comentários :

  1. Eu to muito afim de ler livros com aliens porque nunca cheguei a ler um com o tema, mas como você disse, esse não é assim, porém, também me chamou a atenção por ter uma trama diferente e um desenvolvimento de assuntos sociais bem interessantes. Que bom que uma promoção te levou a leitura.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas!
    Não conhecia o livro e não posso dizer que me interessou.
    Eu já tive essa impressão de que qualquer ficção cientifica seria mais uma história de aliens e tal, mas hoje adoro o gênero. Acho que as melhores histórias são justamente as que focam nas consequências de um mundo diferente (como esse que sofreu uma invasão alienígena) do que nos aspectos que o fazem diferente (como os aliens em si) como parece ser o caso desse livro.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olha Lucas eu já devo ter visto esse livro por ai, mas eu nunca tive a oportunidade de ler.
    Mas depois que li a sua resenha fiquei bastante interessada. Achei legal o fato das pessoas não poderem sair de casa para não serem atingidas pelo raio. Seilá, isso aguçou ainda mais minha curiosidade para saber sobre a história. Eu achei que você abordou muito bem a sua resenha e tenho que te dar os parabéns por isso viu?! Continue assim. beijinhos =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom conhecer o livro não conhecia não kkkkkk e deve ser ruim quando começa a ler um livro bom e começa a ficar chato rsrsrs altos e baixos!

    Beijos;)
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  5. Caramba que legal, acho que nunca li nada de ficção, o que é bem ruim porque eu acabo limitando meus livros, esse daí parece ser muito interessante, gosto quando o autor consegue nos colocar no lugar do personagem.
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  6. Oieee Carol,eu tb nunca li nada sobre ficção,fiquei curiosa,parece ser um ótimo livro,bjim,
    Blog Paulinha & As Mulheres

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas, adorei sua resenha, e achei muito boa a premissa do livro. Adoro livros que sejam sobre sobrevivência, da uma agonia ler sobre isso né. Tenho certeza que irei adorar assim que ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, tudo bem?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas eu gosto muito de ficção científica e já me interessei pelo livro.

    Parabéns pela resenha, abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  9. tô louca pra adquirir novos livros, tem indicação de algum que fala sobre depressão/ síndrome do pânico?
    amei o blog e estou seguindo, beijos
    http://escrevervicia.blogspot.com
    http://facebook.com/blogescrevervicia

    ResponderExcluir
  10. A premissa desse livro é ótima, principalmente porque eu adoro esse gênero, então eu tenho muita vontade de ler a obra.
    Adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Não conhecia esse livro ainda, mas adorei o tema. Achei bem diferente de tudo que eu li e teria interesse em conhecer um pouquinho mais sobre a obra!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!