6 de fevereiro de 2015

Garota Exemplar - Resenha

Oi pessoal! Como estão?

 A resenha de hoje é de um livro que eu estava muuuito ansiosa pra ler desde que o ganhei: Garota Exemplar. Pra falar a verdade, fiquei instigada a ler o livro quando assisti algumas cenas do filme e logo em seguida pesquisei algumas resenhas na internet. O gênero chamou muito minha atenção e li muitas resenhas positivas, o que só me incentivou a devorá-lo.






Título: Garota Exemplar

Autor: Gillian Flynn


Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 448


ISBN: 
9788580576054

Onde encontro? aqui, por R$16,80
          







Bom, a história é narrada em primeira pessoa (obrigada, Gillian) e os capítulos se alternam entre Nick e Amy. O livro é dividido em três partes, mas acho que os nomes das partes não podem ser ditos aqui, pois pra mim é spoiler. O ponto é que, Nick e Amy estão em uma fase um tanto quanto conturbada de seu casamento, onde o amor parece não ser mais o mesmo e eles se encontram distantes, como se não se reconhecessem mais, e no aniversário de 5 anos de casados, Amy some. Some, simplesmente some. Some e deixa pra trás indícios de que o culpado disso tudo é ninguém menos que... Nick, seu marido!

“Olhei para ele. Claramente não ia chegar nem perto de um pedido de desculpas – ei, foi mal, as coisas ficaram feias hoje. Era só o que eu queria, apenas um rápido conhecimento.”

Confesso pra vocês que o começo do livro foi um pouco parado. Durante toda a Parte Um, os capítulos se alternam entre a investigação (na pele de Nick), e um diário que Amy deixou para trás. Esse diário é um dos elementos mais persuasivos da história, se não o maior, no meu ponto de vista. Amy dita qualidades de seu marido, mas reconhece que ele não é perfeito, ainda mais no momento que o casamento está em crise, mas faz questão de mostrar que ainda assim o amor prevalece. Tudo ok até que chega a Parte Dois e foi aí que eu li o livro desesperadamente louca pra chegar ao final! Acho que não tem muito o que dizer, pois qualquer coisa que eu contar pra vocês sem tomar cuidado pode acabar sendo um spoiler e estragar toda a graça do livro, todo aquele “tchan” que vai te fazer querer ler ele até o final. Portanto, acho que paro por aqui com os “detalhes”, que são mínimos.
Só tenho que dizer pra vocês que Garota Exemplar é um livro muito envolvente e eu quero dar um abração na Gillian Flynn. Gostei MUITO dos personagens e tenho que confessar pra vocês: adorei a Amy. Apesar de toda a loucura que ela cometeu, Amy é extremamente inteligente, cuidadosa e dedicada. Ela teve uma combinação de inteligência e paciência que é de se admirar, apesar de parecer tudo um tanto maluco. Fez tudo com cautela e não posso deixar de dizer: absurdamente bem planejado.

“...você sabe, ela sempre teve aquele jeito. De fazer com que as pessoas a quisessem. Sempre. Você conhece o velho clichê: os homens a querem e as mulheres querem ser como ela. Com Amy, isso era verdade.”

Com relação ao filme, foi sim uma adaptação ótima, o filme te prende tanto quanto o livro, mas como vocês já devem imaginar, o livro contém inúmeros detalhes e a visão dos dois, e ainda mais por ser narrado em primeira pessoa, você “sente na pele” aquilo que cada personagem está vivendo, e acredito que foi por isso que gostei tanto da Amy. Com o livro compreendi muitas atitudes dela, claro que ela é um tanto quanto louca, o que ela mesma admite em um dos capítulos! E o Nick me decepcionou, comecei pensando que ele era bonzinho mas me frustrei.


Quando cheguei na última página do livro, quis gritar. Achei o jeito que acabou simplesmente fantástico e arrepiante. Sabe quando você termina o livro e pensa “caramba...”?  O livro mostra as faces de um casamento que pode parecer perfeito, mas está muito longe disso. Conturbador, assustador e arrepiante. Algumas partes são inacreditáveis, e o livro, apesar de ser uma ficção, deixa claro que pessoas perfeitas, relacionamentos perfeitos, casamentos perfeitos, nada disso existe. Não estou dizendo que tudo é uma catástrofe e que não existe nada que dê certo, ok? Mas temos mania que olhar para algo e achar que está tudo perfeito. Esse livro só nos mostra que, na maioria das vezes, estamos enganados com relação a esses rótulos. 
Beijos, 
Mylena.


15 comentários :

  1. Oi Caroline,
    Garota Exemplar é fantástico, né? De longe um dos melhores livros do genero que já li. O unico problema é q dps desse livro estabelecer um padrão tão alto, a maioria dos livros policiais/suspense/thriller deixa um gostinho de decepção.
    Tbm gostei mto do final. Achei bastante coerente com a estória, e achei a autora mto corajosa em dar o desfecho que a estória pedia, e não aquele que mais satisfaria o leitor.
    PS: indicamos vcs para uma TAG.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Aahh, eu já vi resenha sobre ele e fiquei louca pra ler
    Tô aceitando viu haha
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, o filme é inacreditável, adoreeei muito e já estou de olho no DVD!

    https://vidagourmetblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ameeeeei o seu layout!
    Li esse livro e vi o filme, achei BEM interessante... Um enredo que mexe bastante com nosso psicológico!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    http://clubedas6.com.br/2015/02/07/video-caixa-de-correio-8-janeiro-2015/

    ResponderExcluir
  5. Olha primeiramente quero te dar os parabéns, porque é a primeira resenha do livro que leio e gosto bastante. Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro e nem tive ainda interesse de ver o filme, mas eu acho interessante a história abordada. Fiquei meio curiosa com os acontecimentos. Quero te dar os parabéns pela sua escrita, porque você escreve muito bem viu? São poucos os blogs que se expressam assim e curti o seu cantinho.

    Eu vou te seguir...Espero passar mais vezes aqui para ver mais novidades
    beijinhos e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha me interessado tanto por esse livro porque todas as resenhas que eu lia as pessoas falavam que era muito bom mas não davam muitos detalhes, então sempre fiquei com o pé atrás.
    Aí saiu o filme e eu tive a brilhante de assistir e depois fiquei morrendo de raiva, porque achei o filme muito bom e a história melhor ainda, só que agora eu acho que o livro vai ter metade da graça que teria se eu não tivesse assistido o filme antes.
    Até entendi porque ninguém dá detalhes, realmente qualquer coisa é spoiler. Mas apesar de tudo, pretendo ler o livro em breve.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de conhecer mais da história desse livro, gosto muito da premissa dele. Quero ler ele antes de ver o filme, e tem que ser logo logo! haha' Tenho certeza que irei adorar.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro deve ser mara!
    Tô louca é pra ler o livro.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Apesar do começo mais lento, quero muito ler esse livro. A premissa é incrível.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  10. Gente, esse livro parece ser ótimo, e estou a fim de ver o filme!

    Uma ou Outra | Fanpage | Twitter | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Só tinha visto o filme, não sabia que tinha o livro! Vou ver se consigo ele pra ler, gosto de histórias assim.

    beijos ♥ { Lugar Nenhum }

    ResponderExcluir
  12. Agora fiquei com muita vontade de ler HSUAHS Amo pontos de vista alternados e principalmente esses final que nos surpreendem. Não sei se vou conseguir ler tão cedo mas pelo menos o filme eu quero ver :D
    Beijoos
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  13. Meu primo assistiu o filme e ficou falando por uma semana. rs.

    Acho que o livro deve ser melhor ainda. Boa recomendação.

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol, com certeza este livro é um dos melhores thriller lançados, é um jogo de emoções sensacional! Assim como o filme! Aquela atriz nasceu para ser Amy!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Eu lembro que quando esse livro foi lançado as pessoas liam e ficavam muito de cara com ele, mas falavam um pouco mal. Acabei não tendo vontade de ler e só fiquei super empolgada com ele quando vi o filme. AMEI!! Estou atrás do livro agora para ler.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!