29 de janeiro de 2015

Se só me restasse uma hora de vida - Resenha

Olá leitores, como estão?

O livro que irei resenhar hoje é do tipo que somos fisgados pela capa e que compramos sem nem pensar em seu conteúdo, sobre o que se trata, etc. Na verdade, conheci este título em um blog literário (sim, eu também acesso alguns!) e também fui fisgada pela avaliação dada na resenha. Que tal conferir as minhas impressões a respeito deste livro tão peculiar? 







Título: Se só me restasse uma hora de vida

Autor: Roger-Pol Droit


Editora: Bertrand Brasil

Número de Páginas: 98


ISBN: 
9788586152582

Onde encontro? aqui, por R$13,30
          







Ao contrário do que muitas pessoas pensam a respeito do livro, ele não se trata de um narrativa no qual um personagem só tem apenas uma hora de vida e narra seus atos dentro desse curto tempo. Na verdade, o livro não passa de um exercício filosófico de um personagem, o qual sabemos apenas que é do sexo masculino, o qual tem infinitos pensamentos sobre, caso estivesse a beira da morte, a sua última hora de vida.

São várias as reflexões a respeito da vida com as quais nos deparamos entre as páginas do livro. O que você faria se só lhe restasse uma hora de vida? Com o que se preocuparia? Qual legado deixaria para o mundo? O que é realmente importante? Morrer é a única certeza que temos desde o dia em que nascemos e, por que desperdiçar os últimos momentos dela pensando em coisas supérfluas, banais?

"Embora a gente sempre esteja mais ou menos buscando algum sentido, um pedaço, uma continuação, na verdade estamos sempre embarcando em continuações, pois necessariamente perdemos o início." 

Durante a narrativa, sentimos uma conexão com o personagem e percebemos um tom de aflição nela, conforme as páginas vão se passando. Por incrível que pareça, nós também acabamos pensando a respeito da nossa "última hora de vida" e, o que mais me conectou com a história foi descobrir que o personagem também é um amante da escrita.
"Se só me restasse uma hora de vida, eu escolheria a escrita como artimanha contra a morte."
O que mais me chamou atenção foi a diagramação do livro, pois não existem pontos finais e nem parágrafos. Creio que a intenção por trás disso foi passar a impressão do personagem não ter muito tempo para se atentar aos detalhes em sua última hora de vida. É confuso, mas é bem bonito o sentido todo que dá à obra.
"Os seres humanos são grandes por sua loucura."
Há momentos em que o personagem cita grandes nomes da Filosofia, como Nietzsche, e ainda questiona as suas teorias. Tem muita gente que não curte filosofia, e confesso que também não é um dos meus gêneros favoritos, mas o autor quebra vários paradigmas a respeito do tema, pois narra tudo com uma simplicidade que dá gosto de ler.

Portanto, devo dizer que este é um livro para todos aqueles que gostam de ter um impulso para refletir a respeito da vida, para os que curtem filosofia e, para os que estão querendo se inserir nesse mundo cheio de pensamentos e ideias, muitas vezes sem uma resposta certa. O meu conselho é: pegue este livro para ler em uma data que signifique bastante para você, para que tenha um bom aproveitamento em meio de tantas reflexões. É um livro para ser lido em um momento de paz interior e tranquilidade, pois quando você piscar os olhos, já vai ter chegado nas últimas páginas.

Ah, e se me perguntassem o que eu faria na minha última hora de vida, agora eu saberia responder: eu escreveria, pois a escrita eterniza as pessoas.

E você, o que faria em sua última hora de vida?


Beijos,
Caroline.


18 comentários :

  1. Bem interessante, só 98 paginas? Pouquinho né? Mais eu gostei da resenha.

    Blog: http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com/
    Canal No Youtube: https://www.youtube.com/user/alemdapenteadeira/
    ♡ Beijos ♡

    ResponderExcluir
  2. Oi Caroline, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei muito interessante a premissa dele sobre a vida e contendo reflexões, muito legal mesmo. Quem sabe eu leia ele algum dia logo que tiver oportunidade!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. 98 Páginas? que pouco :( aushaus da mó dó de ler, principalmente se a história for boa! dorei, sua resenha!
    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Caroline,
    Realmente, que capa mais linda essa. Se visse em uma livraria, certamente pararia para ler a sinopse.
    Eu geralmente gosto de livros com uma pegada mais reflexiva, mas me pareceu q esse livro foco mto nesse aspecto filosofico, e n sei se iria curtir tanto assim.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Carol
    esse livro me marcou muito. E eu amo leituras reflexivas, e certamente esse me deixou pensando por horas o que eu faria com apenas 1 hora de vida. Não ia dar tempo de fazer muita coisa né. Só sei que eu gostaria de ter minha família sempre perto.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Esse livro tem uma capa realmente muito linda e que se vende sozinha! Haha.
    Gosto de leituras reflexivas então fiquei bastante interessada por essa leitura. Sério que ele só tem 98 páginas? Acho que poucas vezes vi um livro tão curto.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Oii ! Tudo bem?
    Menina, que capa linda!! Tipo, adorei a filosofia que o livro ta tentando passar e, se eu visse ele numa livraria, iria correndo pra pegar. 98 páginas só? Eu leria na livraria mesmo kkkkkk
    Adorei a resenha!
    Beijo

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu sinceramente nunca ouvi falar do livro e sinceramente fiquei bastante curiosa por conta da sua resenha. Adoro livros que me fazem refletir e acho que darei uma chance para leitura viu? Já faz tempo que estou querendo um livro desse gênero, porque ando bem cansada dos que estou lendo pra falar a verdade, mas enfim...BOA DICA sua =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa Carol, que máximo... Sério, gostei muito e por diversos motivos: eu amo filosofia, amo Nietzsche principalmente, mas o maior motivo é: Várias vezes eu sento para escrever e me pergunto: O que eu faria se esse fosse meu último dia? :) Claro, escrever é uma das coisas, ler é outra... Vou anotar esse livro na minha listinha.
    Bjos!
    Komanoesifioni.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto a capa e titulo deste livro, mas nunca parei de fato para saber do que se trata.
    Gostei muito de sua opinião sobre a obra, vou ver se compro ele em outubro na Bienal \o
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, Carol.
    Eu adorei a capa desse livro e a reflexão que ele traz. As artimanhas utilizadas pelo autor para demonstrar a pressa e - bem como você disse - o desapego aos detalhes foram geniais. É um tema meio desesperador, mas as vezes a gente tem que pensar nessas coisas pra dar mais valor ao que temos no momento. Achei diferente e interessante, e amei sua resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O título do livro já chama bastante a atenção e a capa é muito bonita também.
    Achei o tema interessante, mas não sei se seria uma boa leitura pra mim. Não gosto muito de reflexões filosóficas e essa coisa de não ter ponto acredito que me incomodaria muito =/
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Sim, tenho impulso pra refletir, mas também tenho um impulso por essa capa linda. hahaha Eu não conhecia a história, por isso nem sabia que muitos pensavam que o personagem tinha apenas uma hora de vida, mas achei muito mais interessante isso ser sobre uma reflexão interna dele, imaginando suas ultimas horas de vida, porque eu tenho feito isso de vez em quando... sempre que estou feliz, em um dia bonito imagino se fosse meu ultimo dia de vida, o que eu faria?

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  14. A capa, o título... Tudo nesse livro chama muito a atenção.
    Em saber que a obra ainda é de reflexão, a vontade aumenta ainda mais. Sempre é bom e parar para pensar nas coisas mais filosóficas.

    Excelente resenha!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  15. Oieee Carol,tudo bem ? Senti sua falta no bloguinho :(
    Sobre o livro parece ser muito bom mesmo,amei a descrição,gosto de livros assim que nos fazem olhar as adversidades de outro modo,afinal de contas aprendemos com ela né? Arrasou,bjim no ♥

    Blog Paulinha & As Mulheres

    ResponderExcluir
  16. Só tenho uma coisa a dizer, adorei essa capa e preciso ter esse livro, estou indo na saraiva on line agora comprar kkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Já coloquei esse livro na minha lista, fiquei super empolgada em ler ainda mais com essa capa linda! bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Nossa!!!! A pergunta no final me deixou pensativa! O.o
    Desde que vi o teu Post de aquisições Literárias já fiquei super curiosa sobre esse Livro, porquê impossível olhar essa capa e não ficar pensando sobre o que é a história! Não foi bem o que eu havia imaginado que seria, mas continua na minha lista de desejados! *-*
    Claro que vou querer conferir esse Livro mesmo Filosofia não sendo o meu forte!

    Beijos e até logo! :*

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!