9 de janeiro de 2015

Garoto encontra garoto - Resenha

Olá leitores, como estão?

Depois de ler um livro que não foi tão bom assim, o melhor remédio é ler algo realmente muito bom e que faça com que esqueçamos do desastre passado. Decidi então ler algo do David Levithan, pois ele sempre me surpreende com suas histórias e com a sua forma de enxergar o mundo. O escolhido foi este que lhes apresentarei a seguir.






Título: Garoto encontra garoto

Autor: David Levithan


Editora: Galera

Número de Páginas: 240


ISBN: 
9788501047779

Onde encontro? aqui, por R$16,54
          







"Garoto encontra garoto" revela de cara para os leitores de que se trata de um romance gay. Não gosto muito dessa nomenclatura, pois acho que romance é romance, sendo entre casais héteros ou homossexuais e que não precisa existir uma diferenciação, pois amor é amor, mas é assim que as pessoas classificam.

O livro é narrado por Paul, um garoto que desde pequeno sabe que gosta mesmo é de meninos e não vê nenhum problema nisso. Sua família o aceita do jeito que é e, diferentemente de muitas histórias em que encontramos protagonistas gays, e os adolescentes na escola em que estuda também o aceitam e adoram sua amizade. David Levithan conseguiu criar um ambiente totalmente livre de preconceitos, quebrando vários tabus da sociedade, pois além de personagens gays, também somos apresentados a personagens trans, como Infinite Darlene (quarterback e rainha do baile) e que convivem muito bem!

Logo no comecinho do livro, Paul conhece o cara que ocupará boa parte de seus pensamentos, de uma forma bem inesperada, em um show dentro de uma livraria. É amor a primeira vista. Noah acaba de se mudar e estuda na mesma escola que Paul, então os dois tem a chance de se conhecer melhor e descobrem que tem muito mais em comum do que pensam. Os dois já namoraram e tiveram seus corações partidos de uma forma muito chata e estão tentando seguir em frente em um relacionamento maravilhoso.

"Quando um primeiro encontro dá certo, é assim: você sente a emoção de abrir a primeira página de um livro. E sabe, instintivamente, que vai ser um livro bem longo." 

Quando as coisas estão indo muito bem entre os dois, Paul estraga tudo ao tentar ajudar o seu ex-namorado Kyle, o mesmo que quebrara seu coração, com seu dilema entre ainda não ter descoberto se é homossexual ou hétero. Sem querer, os dois acabam se beijando e a traição cai, infelizmente, nos ouvidos de Noah. O problema é que Paul não teve a intenção de trair, pois ama incondicionalmente o seu parceiro.

“Se não houver sentimento de medo, não vai haver necessidade de coragem.”

Além de tentar recuperar a pessoa que faz seu coração bater mais forte, Paul também tem que lidar com o fator ex-namorado, que agora quer fazer parte de sua vida sendo apenas um amigo; com a sua melhor amiga Joni, que está namorando com o garoto mais babaca da escola e que decidiu virar a cara para todos os seus antigos amigos para ficar com ele; e  com a situação de seu melhor amigo Tony, que está preso em casa porque tem pais extremamente religiosos e que não deixam mais ele ter amigos homens pelo simples fato dele ser gay.

"Ás vezes, a distância entre saber o que fazer e realmente fazer é uma caminhada bem curta. Outras vezes, é uma extensão impossível."

Tudo isso é narrado de uma forma autêntica, que só David Levithan sabe fazer, mesclando momentos divertidos com alguns mais sérios. Além disso, estão presentes também várias reflexões a respeito da vida, do amor e da amizade. Mas, o que mais me deixou satisfeita com o livro foi o que eu disse logo no comecinho deste post: a normalidade com que David conta a história de um casal gay, mostrando que todo amor é válido e natural.

"A sensação de uma pequena vitória é assim: parece uma pequena surpresa e um monte de alívio. Faz o passado parecer mais leve e o futuro parecer mais leve ainda, mesmo que por um momento. Parece a leveza vencendo. Parece uma possibilidade."

Fica a minha dica de leitura para quem está procurando algo descontraído e divertido para ler com uma narrativa que flui muito bem. Ah, e pra quem também quiser abrir a mente para este tipo de romance, claro!

Beijos,
Caroline.



16 comentários :

  1. Acredita que nunca li NADA do David? ahaha pois é, esse ano quero ler sem dúvidas. Ótima resenha, e esses quotes em <3

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. cara eu adoro o autor. ganhei esse livro de presente de amigo secreto e vai ser minha próxima leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a simplicidade com a qual o David trata temas como homossexualidade, e isso é uma coisa que ainda é tabu, mesmo na literatura! Já li Will & Will dele com o John e adorei, além de que as capas dos livros dele são sempre lindas!

    Beijão!
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de romance, também concordo que não há necessidade de tal nomenclatura já que não deixa de ser romance, adorei a tua resenha e me deixou com mega vontade de ler.

    Beijos, Laris!
    bloglarismunizz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não conferi nenhum Livro da David!!!!!! :(
    Quero muito ler os Livros dele, estou muito curiosa, porque sempre vejo resenhas positivas!
    Talvez eu comece por esse!
    Ameiii os Quotes que Você separou! <3

    Beijocas e até! ^^
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Caroline!
    Confesso que nunca li um livro do Levithan, mas sou louca para ler, e sempre vejo resenhas positivas sobre "Garoto Encontra Garoto" que me deixam com vontade de ler haha Adorei sua resenha.

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii ! Ainda só Will & Will desse autor e gostei mais ou menos!
    To querendo muito ler Todo Dia e esse.
    Adorei a resenha e esses quotes são lindos.

    Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!
    Ah, concordo com você a respeito do romance. Romance é romance, oras. Entre héteros ou homossexuais, é amor. Tenho muita vontade de ler algo do David, sempre fico curiosa pelos livros dele e essa forma de tratar de um assunto que, infelizmente, ainda é muito polêmico.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Já vi nas livrarias e não sabia do que se tratava o livro, confesso que nunca me interessei também em ler a sinopse, só fui ler agora a tua resenha, que por sinal adorei :) Sabe o que mais gostei mesmo? Dessa frase:' A sensação de uma pequena vitória é assim: parece uma pequena surpresa e um monte de alívio. Faz o passado parecer mais leve e o futuro parecer mais leve ainda, mesmo que por um momento. Parece a leveza vencendo. Parece uma possibilidade.'
    Lembra-me momentos de minha vida mesmo, as vezes até besteiras pequenas que atormentam a gente e de repente tudo se resolve e parece mais leve!

    ResponderExcluir
  10. Gostei de como você disse que o autor trata o universo com naturalidade. Normalmente, os livros que eu leio que retratam os gays, sempre falam muito dos problemas, esquecendo que são pessoas normais e que vivem na mesma sociedade que a gente, que vivem situações boas como todos nós. Muito bom! Deu uma vontade louca de ler hahaha

    Beijos,
    Blog | FanPage | Instagram | Canal

    ResponderExcluir
  11. Oi Caroline, tudo bem?!
    Assim que soube do lançamento de "Garoto encontra garoto" aqui no Brasil fiquei doidinha pra ler! Já comprei meu exemplar e, com toda a certeza, será uma de minhas próximas leituras! Concordo muito com você sobre essa naturalidade com que o David consegue narrar algo bastante polêmico. Precisamos MESMO ler mais obras assim pra abrir de vez a mente.
    Adorei sua resenha! <3

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  12. Oie Carol
    me amarro na escrita do David, por isso já comprei o meu, e pretendo ler o quanto antes.
    Sem falar que o autor sempre te aquele jeito natural de abordar tabus, e tem personagens sempre interessantes.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Gostei bastante do livro, sua resenha me fez querer ler o livroo ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Caroline!
    Ainda não li nada desse autor, mas já vi várias resenhas positivas dos livros dele.
    Quero muito ler esse livro!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi, Caroline!

    Ainda não li os livros de David Levithan, mas, de acordo com as resenhas que leio, ele é ótimo e acredito que seja de fato. Acho incrível o fato de ele tratar de assuntos tabu de forma tão natural, perceptiva e interessante. :)
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu amei sua resenha, me fez realmente voltar atrás e relembrar os fatos que eu tinha lido. Adorei!
    A propósito, tenho uma história no Wattpad com essa temática também... acho a abordagem desse tema super pertinente! ^.^

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!