4 de dezembro de 2014

Maze Runner: Correr ou Morrer - Resenha

Olá leitores, como estão?

Já faz um tempão que haviam me indicado a leitura de Maze Runner, mas eu nunca nem dei muita bola para ele. Por ser uma série longa e tudo o mais, preferi não lê-lo tão cedo, uma vez que estou dando prioridade para livros únicos, assim consigo resenhar com mais frequência aqui no blog.

Mas, a questão é que acabei assistindo ao filme baseado no best-seller (não aguentei de ansiedade, desculpem-me!) e eu simplesmente não conseguia tirar os olhos da telona nem por um momento sequer. Quando eu saí do cinema, decidi que precisava dar início a série, pois não aguentaria mais um ano esperando por respostas que viriam no próximo filme. E foi então que eu ganhei o primeiro volume, o Correr ou Morrer, do meu namorado.







Título: Maze Runner: Correr ou Morrer (1)


Autor: James Dashner

Editora: Vergara e Riba

Número de Páginas: 426

ISBN: 857683247X

Onde encontro? aqui, por R$22,60  
              






Maze Runner é narrado em terceira pessoa, fato que já me deixou meio preocupada, pois prefiro as narradas em primeira pessoa. Achei que isso atrapalharia no meu envolvimento com a história, mas foi exatamente o contrário que aconteceu: não consegui largar o livro por um minuto sequer e, o que acredito ter ajudado nisso, foi a maneira como ele é narrado. Nós leitores não sabemos nenhuma informação a mais que os personagens, parece até que estamos vivendo todas as coisas junto com eles, proporcionando uma experiência fantástica, pois a curiosidade vai à mil!

A história começa com Thomas, um dos protagonistas, subindo totalmente desnorteado dentro de uma caixa escura. Quando a caixa finalmente para de subir, ela se abre em um lugar que não fazemos ideia de onde seja. Thomas é recebido por vários meninos que aparentam ter mais ou menos a sua idade e que lhes dão as "boas-vindas" à Clareira, que é basicamente um lugar tipo uma floresta, com construções rústicas feitas pelos próprios habitantes e rodeada por um enorme muro de pedra. Ele não se lembra absolutamente de nada, de quem é, de onde veio, etc.

Thomas descobre que, em um horário da manhã, uma fenda no muro se abre e dá passagem para um enorme labirinto, o qual faz parte do mistério da história. O tal labirinto se fecha sempre em um certo horário, perto de escurecer, e todos dos garotos da clareira que não são Corredores (garotos que exploram e mapeiam cada canto do labirinto, todos os dias), estão proibidos de entrar lá, pois ninguém sobrevivera a uma noite no labirinto.

O que acontece é que, depois de dois anos mapeando os cantos do labirinto e procurando inúmeras formas de ir além dos muros, nenhuma resposta fora encontrada. Eles estão literalmente presos, sem rumo, e muitos dos Clareanos até estão conformados com a situação na qual se encontram, pois na Clareira, eles tem comida, local para dormir e tudo o mais que for necessário para a sobrevivência deles.

Todo mês, um garoto é enviado pela caixa, junto com os mantimentos, e, um dia após a chegada de Thomas, a caixa volta a subir novamente só que com uma garota carregando um bilhete, o qual está escrito que ela é a última de todas. Depois disso, as coisas nunca mais serão como antes e é aí que a história se torna completamente viciante, pois, mais do que nunca, eles precisam de respostas para sobreviver.

Quando eu digo que algo é viciante, é porque é mesmo! Foi uma loucura a semana em que passei lendo o livro. Eu comia com ele do lado, secava o meu cabelo fazendo malabarismo para lê-lo... eu literalmente não consegui largá-lo. Os fatos ocorrem de uma forma que te prendem do começo ao fim e, quando eu cheguei na última página, fiquei tipo "EU NÃO ACREDITOOOOOO" e fui correndo atrás de comprar o volume dois nas promoções da Black Friday. O livro ainda não chegou e estou em uma ressaca literária de matar, não consigo parar de pensar em Maze Runner e estou falando sobre a série com muita gente! Este livro realmente me fez entender o significado do que é o gênero thriller psicológico... 

Não posso falar muito mais coisas pois a história se torna tão boa pelo mistério em suas páginas. Revelar mais do que isso seria um suicídio literário e eu não vou fazer isso por aqui. Este foi um dos melhores livros que já li, que realmente me prenderam do começo ao fim, e espero que isso aconteça também com muitos de vocês.

Ps. Se você assistiu ao filme e achou ele super interessante, acredite: o livro é 1793420 vezes melhor! E se até agora eu não consegui te convencer de que você precisa ler Maze Runner, não sei mais o que fazer rs.

Beijos,
Caroline.

21 comentários :

  1. Ahhh eu li este livro e amei, quando fui ao cinema e vi a adaptação me apaixonei mais ainda <3 ansiosa pelos próximos! 2015 que me aguarde! hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, adorei sua resenha, como já li o livro e ainda não consegui adquirir o segundo volume ESTOU MORRENDO DE CURIOSIDADE, por isso vim ler a resenha pra aliviar um pouco SHUAHUH Não tem como não se envolver com a história e torcer pelos personagens.
    E aquele final.. Morri lendo UHSAH
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Meninaaa hahahah adorei sua resenha mas eu li o livro antes de ver o filme - sabia que eu curti mais o filme do que o livro? Isso nunca acontece, muito dificil... Mas eu não desisti da série nao, comprei o box com os cinco livros e VAMOS lá, só estou terminando os instrumentos mortais.. .. VOU CRIAR CORAGEM HAHAHAH
    Obrigada por participar Carol :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler essa trilogia e a cada resenha que leio a vontade só aumenta. Já assisti ao filme então não será tão surpreendente mas ainda acredito que posso aproveitar a leitura. Ótima resenha!

    Beijo,
    http://www.just-books.org/

    ResponderExcluir
  5. Eu PRECISO ler esse livro! Até ler sua resenha, que foi a primeira que li dele, não tava nem me importando, mas gaaaatan, agora eu preciso dele pra viver, uaaaau!!
    Gostei demais mesmo da sua resenha, parabéns, você me prendeu do começo ao fim dela. E na hora que você disse que secava o cabelo fazendo malabarismos... hahahahahahaha

    Um beijo grandããão!
    Cá do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, fiquei curiosa pois se trata de um gênero que eu aprecio muito, bjs.

    http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/11/caixa-de-correio-9.html

    ResponderExcluir
  7. Mano eu preciso desse livro! Cada resenha uma melhor que a outra. A sua veio pra piorar minha situação kkkk
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oioi moçaaa, que saudade eu estava desse cantinho, tem muito tempo que não passo por aqui.
    Aiii pelo jeito que vc tanto amou esse livro fiquei aqui louca para ler. Nossa é maravilhoso um livro com tantos mistérios. Mega curiosaa. rsrs..
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom, vi o filme essa semana e adorei!!! Saber que o livro é melhor me deixou com vontade de ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro...já me indicaram, na verdade me super indicaram.
    Adorei tua resenha.
    Uma boa pedida para as férias.
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Caroline, eu preeeeciso ler essa série! To doida atrás desses livros, espero conseguir eles em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol,

    Eu vi o filme quando fiz uma prova na faculdade e sai mais cedo e deu pra pegar um cineminha. Resolvi assistir por acaso e adorei,pena que não deu tempo de ver o final pois precisava ir embora. Não sabia que tinha a série books dele,se vc disse que não largou o livro um minuto -pois deve ser que nem o filme,eu nem piscava direito kk- Eu precisooo de um desses pra já! hahaa

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
  13. Essa história tá na minha lista desde o comecinho do ano, acho. Mas tenho outros na frente, pretendo ler tudo em 2015! ♥

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Caroline. Apesar de só ouvir elogios a respeito desta saga, não tenho muita curiosidade em lê-la. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Caroline!
    Eu adorei o filme, mas ainda não li os livros. Queria ler só para saber como a história continua, pois o final do filme me deixou muito curiosa!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Carol adorei a resenha, tinha a mesma impressão que você sobre este livro, e acabei deixando-o de lado, agora vai pra lista, fiquei bem empolgada para lê-lo.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza.

    ResponderExcluir
  17. Nossa!! To me sentindo obrigada a ver o filme e comprar o livro!
    Muito bom, Carol, beijos.
    Peacetime

    ResponderExcluir
  18. Olá, Caroline! Tudo bem? Eu já li toda a série e o primeiro livro é o meu favorito! Adoro o mistério que há por trás do labirinto, adoro as personagens, a narrativa do autor... É uma pena que os livros foram decaindo com o tempo para mim ao ponto de achar que a conclusão que o James Dashner ofereceu foi completamente insatisfatória :/ De qualquer forma, entendo bem esse "EU NÃO ACREDITOOO", o final é realmente enlouquecedor hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. To louca pra ler esse livro desde quando fiquei sabendo que ele seria adaptado. A série ganhou mais notoriedade, então fui atrás de resenhas e informações e todo mundo só fala bem. Infelizmente não vi o longa no cinema, mas pretendo ler e ver.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  20. PARA TUDO. Eu preciso ler esse livro, depois que eu assisti ao filme, tenho coçado pra comprá-lo, mas prometi a mim mesma que não compraria mais livro algum se não terminasse todos da minha estante.

    A história é intrigante e eu mal li o um e já to ansiosa pra ler o segundo.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!