12 de dezembro de 2014

Fique onde está e então corra - Resenha

Olá leitores, como estão?

Fique onde está e então corra entrou para a minha lista de desejados desde que a editora anunciara o seu lançamento. Já li uns três ou quatros livros que se passam em um período de guerra e eles me chamam muita atenção por sempre carregar uma mensagem que proporciona futuras reflexões a seu respeito.

Minha irmã ganhou-o recentemente e fui a primeira a lê-lo. Hoje venho contar para vocês as minhas impressões a respeito dessa obra. Confiram.






Título: Fique onde está e então corra

Autor: John Boyne
 

Editora: Seguinte

Número de Páginas: 224


ISBN: 
9788565765404

Onde encontro? aqui, por R$19,90
                                                          






O cenário onde a história se passa é em Londres, logo quando a Primeira Guerra Mundial eclodira. No dia em que a notícia de que uma grande guerra se iniciaria, Alfie Summerfield estava completando seus cinco anos e, acredite, um dia que era pra ser de muita comemoração em sua família foi marcado por enorme tristeza. Fora neste dia em que seu pai decidiu se alistar para servir na guerra e, a partir de então, muita coisa mudara em seu lar.

Passaram-se quatro anos de guerra e a vida das pessoas estava um tanto quanto complicada. Alfie e sua mãe estavam a beira da miséria e, para que isso não acontecesse de fato, ela começara a trabalhar como enfermeira em vários turnos e costurar e lavar para fora. Alfie decidiu então ajudar também, em segredo, trabalhando como engraxate na estação de trem, pois só ia para a escola em dois dias da semana e teria um tempo livre para isso. As pessoas diziam que a guerra acabaria antes do natal daquele ano, mas Alfie não conseguia acreditar nisso de forma alguma.

Seu pai, Georgie, ainda não retornara para casa e havia tempo em que sua família não recebera carta alguma dele. A mãe de Alfie, Margie, dizia que ele estava em uma missão secreta, mas o garoto apenas julgava que seu pai já estava morto. Em um dia de trabalho na estação de trem, estava engraxando os sapatos de um médico que, por um descuido, derrubou a sua pasta no chão e dela saíram voando vários papéis. Alfie correu para recolhê-los e, em um desses papéis, pode ler o nome de seu pai. É aí onde a história começa a pegar fogo, pois Alfie descobre a verdade sobre o paradeiro do seu pai e vai fazer de tudo para tê-lo de volta, como há 4 anos, em sua casa.

Um aspecto que sempre consigo encontrar em comum em livros que se passam na guerra é a maneira como o narrador descreve a relação entre as pessoas em determinado bairro, comunidade, enfim, em um grupo e os detalhes para criar uma excelente ambientação. O autor dá características marcantes aos personagens, que com certeza fará você ficar imaginando como seriam eles seriam na vida real. Por exemplo, há um senhor vindo do Império Austro-Húngaro, dono de uma mercearia, pai da melhor amiga de Alfie e que, todas as vezes que ele aparece na história, é colocado entre parênteses a forma como ele realmente fala, o sotaque de Praga que carrega em seu inglês! Essa sacada é genial!

Devo confessar que a história começa de uma maneira bem lenta, que até parece que estamos empacados em um só lugar. Mas, de repente, a história deslancha e você não consegue mais largar o livro. Posso dizer que é uma história muito bem escrita e que retrata muito bem o período da guerra e tudo o que várias famílias e pessoas inocentes tiveram que vivenciar. São essas histórias que nos fazem valorizar a vida que temos e, acima de tudo, valorizar coisas tão simples, como ter a sua família sempre por perto, poder fazer boas refeições, etc. John Boyne me conquistou e espero poder ler mais livros dele em breve!

Beijos,
Caroline.


10 comentários :

  1. Oi, Caroline! Tudo bem?
    Até hoje só tive a oportunidade de ler um único livro do John Boyne, "O menino do pijama listrado", e fiquei encantada com a simplicidade da narrativa do autor e a forma como ele conseguiu transmitir tantos sentimentos em um livro curto. Desde então fiquei super curiosa para conferir outras obras dele e "Fique onde está e então corra" é uma delas. Apesar das Guerras Mundiais serem de fato perturbadoras, gosto de livros que possuem essa ambientação, pois quando bem trabalhados, eles acabam se tornando os meus favoritos. Espero poder gostar desse tanto quanto você! :)
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,

    Ainda não li nenhum livro deste autor. Eu tbm adoroo livros com histórias de guerras e tbm amo filmes que tratam do mesmo tema. Acho que assisto mais do que leio,pois gostoo de ver com meus olhos rs.
    A história me cativou bastante,adorei a sua resenha! E o preço é bem acessível.

    www.meianoitebr.com

    ResponderExcluir
  3. Oie Carol
    eu amo os livros do Boyne, em especial os que retratam as guerras. Esse livro dele é meu favorito. Talvez pelo fato de trazer o olhar sincero e puro de uma criança, e o amor dele com o pai. Se você gost
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Só li O menino do pijama listrado do autor e amei. Me apaixonei pela escrita dele e claro que pretendo ler mais livros dele. O forte do autor são os personagens na minha opinião. Me interessei pelo livro e leria com certeza.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Suas dicas sempre me despertam interesse, nossa! Quero muito ler este ♥

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não conhecia este livro e achei super interessante o enredo. É uma pena ter começado de forma tão lenta mas fico feliz em saber que depois a leitura toma ritmo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. PRECISO DESSE LIVRO. Só nessa parte que os papeis voam e o menino encontra o nome do pai nele, já fiquei formigando pra comprar. Realmente, tem livros que começam verdadeiramente arrastados, difícil ter coragem pra continuar, mas depois, no final, tudo vale a pena.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  8. Oi, Caroline!

    Sempre adorei ler histórias ambientadas durante a Primeira ou Segunda Guerra Mundial. Desde a primeira resenha que li desse livro, fiquei louca por ele. Aliás, também estou curiosa para saber como Alfie fará tudo.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Carol!
    Tenho uma vontade GIGANTEEEEEE de ler esse livro, mas sempre esqueço. Pode isso? Sou apaixonada por essa capa e por livros em geral que tenham essa abordagem da Primeira/Segunda guerra.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. O Menino do Pijama Listrado é tão triste, dá um receio em ler esse, mas me pareceu ser bom.♥
    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!