Como havia comentado com vocês, comprei um monte de livros legais na Bienal de São Paulo deste ano e, o livro que vim resenhar hoje também foi uma de minhas aquisições do evento. O que eu mais gosto na Bienal, e também quando vou até alguma livraria, é poder conhecer novos títulos, pegá-lo na mão e folhear as suas páginas para ver se me identifico com a narrativa, etc., e, na Bienal, fiz muito isso!
Acabei encontrando o Movido por Ideias - Insights para criar empresas e carreiras duradouras bem por acaso no stand daquelas editoras que vendem qualquer livro por R$10,00. Xeretei tanto que achei muuuuita coisa boa por lá, principalmente este título, e muitos outros que falam sobre empreendedorismo, marketing, entre outros assuntos, por um precinho camarada. Quer saber o que achei dele?
Confira abaixo:
Título: Movidos por Ideias
Autor: José Salibi Neto e Sandro Magaldi
Editora: Campus
Número de Páginas: 160
ISBN: 9788535243888
Onde encontro? aqui, por R$35,34
Encontrar um livro que, logo na capa, possui um comentário positivo a respeito dele vindo do Kotler, um dos grandes nomes do marketing, não é brincadeira não! Confesso que foi esse detalhe que despertou a minha curiosidade sobre o conteúdo do livro e, quando folheei-o, logo me apaixonei pela narrativa. Geralmente, livros do gênero costumam ser bem técnicos, mas esse é bem descontraído e diferente.
José Salibi Neto e Sandro Magaldi são dois nomes que estão marcados na história da HSM (referência em conhecimento sobre gestão) e escreveram esse livro abordando 10 Insights sobre assuntos como gestão de vendas, networking, liderança, autogestão de carreira, parcerias de valor, entre outros.
Todos os insights apresentados durante os 10 capítulos são acompanhados de ensinamentos de diversos nomes da administração moderna, como os três donos da AmBev (Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles), Peter Drucker, Ram Charan, Edson Bueno,etc. E, para ser sincera, me orgulhei de muitos brasileiros citados, pois realmente são um grande exemplo pro mundo corporativo. Nós temos potencial sim, só precisamos explorá-lo melhor.
Partindo da visão da organização para a visão pessoal, todos devemos nos preparar para sermos uma usina de ideias tendo como compromisso sua execução. Agindo dessa forma, estaremos criando nosso próprio diferencial competitivo e nosso valor de mercado crescerá exponencialmente. - Sandro Magaldi
Um dos insights que mais gostei foi o que eles abordam o assunto networking, pois muitas pessoas o utilizam da maneira errada. As pessoas só procuram outras quando realmente precisam para pedir um favor, arranjar emprego, etc., como se quisessem "usá-las", mas o correto mesmo é sempre se relacionar com as pessoas de seu network, para construir uma ótima relação e, quando for preciso, estarem de braços abertos para ajudar. Muita gente ainda não entendeu isso e o network é de demasiada importância para todos.
Outro ponto abordado é que as empresas precisam valorizar o potencial de seus colaboradores, dar a oportunidade a eles de apresentarem suas ideias e pontos de vista, pois são eles quem movimentam a corporação, e quando não há a motivação adequada, parece que as coisas não fluem tão bem quanto deveriam. Tem muita gente inteligente neste país, com muitas ideias boas, mas o que falta mesmo é o que chamamos de "empurrãozinho" para coloca-las em prática. O Brasil precisa desse "empurrãozinho".
Este é um livro do tipo que, quando chega no fim, você pensa "caraca, aprendi muita coisa!". São vários os ensinamentos para se levar junto pelo resto da vida e utilizá-los tanto na sua profissão quanto na sua vida pessoal. E o mais incrível é que não há um linguajar técnico, é tudo tão bem explicado, com exemplos reais... Bateu até uma tristeza quando acabei de ler. rs
Ah, e no final dele, há uma bibliografia com os livros utilizados como referência para os insights acompanhados com mini resenhas! Genial!
Enfim, recomendo a leitura para todas as pessoas! Não só para as que estão inseridas no mundo corporativo, mas para todos, sem exceção, pois com certeza as lições apresentadas irão te ajudar muito a desenvolver o seu lado pessoal também.
Beijos,
Caroline.
Me fez lembrar da universidade, fiz Gestão de RH, e tive mkt como uma das matérias, Peter Drucker e Chiavenato foram nomes que marcaram. E muito do que se lê fica pra vida não só para âmbito profissional. Achei interessante o livro, principalmente pela linguagem ser mais trivial do que técnica.
ResponderExcluirBjos,
Mony
Um blog sobre esmaltes
Olá!
ResponderExcluirEu não me interesso muuuito pelo assunto abordado no livro, mas pelo visto ele é muito bom de acordo com sua proposta. :) Que bom que você aproveitou a bienal, no final do ano ocorrerá a do Ceará e estou mega ansiosa.
Beijos,
Samantha Monteiro
http://www.wordinmybag.com.br/
Oie Carol
ResponderExcluirTão bom quando a gente acha um livro que aborda um assunto com o qual estamos familiarizados, e queremos saber mais. Não entendo nada do mundo corporativo (nadinha mesmo), mas o livro parece ser muito legal.
bjs
www.mybooklit.com
O livro foi super elogiado por você e parece ser bacana, só não faz meu estilo de leitura.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Carol, que dica boa. Eu acredito que nós sempre podemos ficar com a mente aberta a novas ideias e a novos tipos de leitura. Esse é realmente um título que não faz muito meu cotidiano, mas que creio que no futuro possa contribuir bastante, já que pretendo seguir por essa área.
ResponderExcluirBeijão
Boa dica, apesar de não curtir esse tipo de leitura, mas sempre bom saber :D
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Esse vai entrar para a minha prateleira, com ctz!
ResponderExcluirGisley Scott| Querido Deus,obg por me exportar!