Já faz um tempinho que li uma notícia muito interessante no portal IG e fiquei muito tentada e fazer um repost dela aqui para vocês. Basicamente, ela citava 12 livros teens que eram super polêmicos, por se tratar de incesto, drogas, pedofilia, entre outros temas intensos. Tenho certeza de que muita gente já leu alguns dos livros da lista e, se não leu, vai ficar com vontade de ler. Confiram:
Proibido, de Tabitha Suzuma: O livro da autora britânica fala sobre a história de amor dos irmãos Maya e Lochie. Abandonados pelo pai e filhos de uma mãe alcóolatra que mal aparece em casa, os dois adolescentes acabam tomando a responsabilidade de cuidar da casa e de seus três irmãos mais novos, o que fazem eles terem uma vida semelhante a de marido e mulher.
Eu, Christiane F., 13 anos, Drogada e Prostituída: No livro, lançado em 1978 pelos jornalistas Kai Herrmann e Horst Rieck, a alemã Christiane Vera Felscherinow narra o começo de sua adolescência nas ruas de Berlim dos anos 1970. Ainda muito jovem, a garota acaba se viciando em heroína e se prostitui para conseguir comprar a droga. A trajetória dela é lida por adolescentes do mundo todo como uma forma de conscientizar sobre a dependência química.
Feliz Ano Velho: O autor mostra, na obra de 1982, como conseguiu se adaptar após um acidente que o deixou paraplégico em 1979. Ele mostra os romances e a carreira musical como estudante da Unicamp. O livro foi best-seller nos anos 1980 e já ganhou peças de teatro e filmes.
Confissões de Adolescente: Adaptação da peça de teatro, de 1992, a obra, escrita por Maria Mariana, mostra suas descobertas adolescentes, como a primeira vez que fumou maconha e um aborto que fez ao engravidar acidentalmente. Algumas pessoas acham que o livro trata muito francamente de assuntos que ainda são tabus.
O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D.Salinger: A história de Holden Caulfield causou, em 1951, manifestações de pais indignados com o livro, best-seller na época de lançamento. Rebelde e cínico, o adolescente, que vai para Nova York após ser expulso do colégio interno, foi visto como uma má influência para os jovens dos anos 1950.
100 Escovadas Antes de ir para Cama: A jovem siciliana resolveu lançar, em 2003, parte do diário sexual que manteve por dois anos. O relato começa quando a protagonista tem 15 anos e perde a virgindade. A partir daí, começa a experimentar os limites de sua sexualidade em orgias, sadomasoquismo e experiências homossexuais.
As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky: No começo dos anos 1990, o adolescente Charlie decide mandar cartas para um rementente desconhecido quando o melhor amigo se suicida. Claramente depressivo, o garoto vive um ano de descobertas ao lado dos novos amigos que faz quando entra para o ensino médio. Banido até hoje em algumas bibliotecas dos EUA, a obra é acusada de incentivar o uso de drogas e de relações homossexuais.
Eleanor & Park: Lançado em 2013, o romance young adult é um dos mais comentados do momento ao retratar o relacionamento entre um garoto descendente de coreano e uma garota bastante insegura. Violência doméstica e racismo são alguns assuntos retratados na obra.
Hell - Paris 75016, de Lolita Pille: Publicado em 2003, a obra mostra a vida de jovens da alta sociedade parisiense, regada a drogas e álcool, além de sexo sem compromisso. A protagonista, Hell, começa um relacionamento com Andrea, mas ambos não sabem lidar com excessos.
Os Sofrimentos do Jovem Werther, de J. Wolfgang Goethe: Quase autobiográfico, o livro de 1774 é a reunião de uma série de cartas de Werther para seu amigo, Wilhelm, falando sobre o sofrimento por não se casar com sua amada, Charlotte. Há relatos de que, na época do lançamento, o livro causou uma onda de suicídios na Europa.
Não sei vocês, mas eu achei essa lista sensacional! Fiquei com vontade de ler todos eles e esta virou uma meta minha. Muitos dos livros eu já havia ouvido falar, outros não, e adorei conhecer sobre a polêmica em suas páginas. E vocês, o que acharam da seleção? Leriam? Contem-me nos comentários!
Beijos,
Caroline.
Oi Carol, adorei a lista, todos parecem ser livros bem interessantes. Daí só li As Vantagens de Ser Invisível e Os Sofrimentos do Jovem Werther, gostei dos dois.
ResponderExcluirQuero muito ler Proibido desde antes de ser lançado no Brasil *-*
Beijoos,
setimaondaliteraria.blogspot.com.br
Bem interessante o post mesmo. Da lista só li As Vantagens... e não sabia que ele era proibido em algumas bibliotecas americanas, me assustei.♥
ResponderExcluirPiinkCookie.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirAdorei o tema do post.
Fiquei chocada ao saber que As Vantagens de ser invisível foi banido de algumas bibliotecas, um livro tão bom.
Eu quero ler Proibido e Eleanor&Park.
Beijos
Construindo Estante || Facebook
Oie Carol =)
ResponderExcluirDos livros que você comentou no post, li apenas Eu, Christiane F e As Vantagens de ser Invisível.
É difícil mesmo lidar com alguns tabus que temos na sociedade ainda, infelizmente.
Ótimo post!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Olá, adorei o post!
ResponderExcluirO único livro dessa lista que li foi "As vantagens de ser invisível" e eu não gostei muito. Tenho muita curiosidade em ler "Lolita", "100 escovadas antes de dormir" e "Eleanor e Park". Espero conseguir lê-lo em breve.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
Amei esse post!
ResponderExcluirEstou querendo ler vários livros dessa lista. Lolita parece ser um livro muito pesado, vejo sempre alguém comentando sobre ele.
http://pactoliterario.blogspot.com.br/
Oi, Carol!
ResponderExcluirAinda não li nenhum dos livros mencionados, mas estou absolutamente louca por "Eleanor & Park" (mas nunca está disponível nas livrarias :/ ) Comecei a ler "As Vantagens de Ser Invisível" e confesso não ter gostado muito.
Beijo
O Apanhador no Campo de Centeio é maravilhoso, já li e por mim leria de novo hehehehe.
ResponderExcluirLolita, eu só assisti aos filmes.....e comecei a ler o livro em inglês, mas deu muito certo...quem sabe eu recomece?
Já ouviu falar no livro Reparação, do Ian McEwan? Tem o filme e é muito bom e o livro comecei a ler, mas tive que "largar" por causa dos estudos. Tem o Juventude Vermelha também, esse é muito bom e fala sobre jovens na ditadura militar do BR.
Beijos <3
Oi.
ResponderExcluirNão li nenhum dos livros citados aqui, mas tenho vontade.
Quero ler As vantagens de ser invisível e Eleonor e Park.
Apesar de ser polêmicos eu gosto. Gosto porque me fazem pensar sobre as minhas atitudes e sobre a vida.
Beijos
www.amorliterario.com
Destes, já li O Apanhador nos campos de centeio e afirmo que é incrível. Um dos melhores livros que já li.
ResponderExcluirPretendo ler Lolita em breve.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro
oie Carol
ResponderExcluiralguns eu já imaginava serem polêmicos, mas muitos me surpreenderam, que é o caso de As vantagens de ser invisível.
Quero muito ler Lolita e Hell. Quase comprei na bienal, mas acabei não comprando :(
bjos
www.mybooklit.com
Oi Carol! Já li alguns destes, As vantagens, Lolita, O apanhador, Eleanor e Park e Feliz Ano Velho, são excelentes livros, mas nem todos vejo como polêmicos. Este mês vou ler Proibido e este sei que está causando muitos comentários desde o lançamento, positivos e negativos, vamos ver se se é polêmico mesmo.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Na verdade esses livros não são, necessariamente, livros "Teen" eles apenas têm protagonistas nesta fase. Destes livros o que mais gostei foi "Christiane F" pela clareza que ela explicava e a riqueza de detalhes. "Apanhador no campo de centeio" eu ainda não acabei, mas o protagonista chega a ser cínico demais,o que me irritou um pouco. As vantagens de ser invisivel é otimo, o Charlie tem uma personalidade simpatica e reconfortante. Os sofrimentos do jovem Whether é bastante monotono,cada pensamento dele é digerido inumeras vezes e causa uma certa tristeza ao ler.
ResponderExcluirUm livro bem enignmatico que podia ter sido adicionado à lista é "Virgens Suicidas" e "Depois daquela viagem".