29 de julho de 2014

Todo Dia - Resenha

Olá leitores, como estão?

Assim como vocês vem até aqui para pegar indicações de livros, nós blogueiros também xeretamos outros blogs na hora de decidir qual livro comprar! rs

O livro da vez que vou resenhar para vocês, Todo Dia, do David Levithan, foi um desses. Não me lembro em qual blog li a resenha, mas me apaixonei completamente pela história, que posso garantir que é sensacional. Bom, chega de blábláblá e vamos ao que interessa!






Título: Todo Dia

Autor: David Levithan
 

Editora: Galera

Número de Páginas: 280


ISBN: 
9788501099518

Onde encontro? aqui, por R$20,90

                                                          






Vocês já leram um livro onde não sabemos as características principais do protagonista da história, como o sexo ou o nome dele (a)? Pode parecer estranho, mas não tanto quanto o fato desse personagem ficar acordando cada dia em um corpo diferente. Eu nunca havia lido nada parecido, então me entreguei de vez à história com essa premissa maluca!

- Qual é o seu nome? - pergunta.
Prendo a respiração. Ninguém nunca me perguntou isso. E eu certamente nunca disse.
-A - respondo.
- Só A?
- Só A. Inventei esse nome quando era criança. Foi um modo de me manter inteiro, mesmo quando eu ia de corpo em corpo, de vida em vida. Precisava de algo puro. Por isso escolhi a letra A.

Desde que nascera, A dorme sendo uma pessoa e acorda sendo outra. A cada dia é uma nova surpresa: pode ser homem, mulher, rico, pobre, magro, gordo, atleta, nerd, gay, drogado, sofrer de depressão... enfim, pode ser qualquer pessoa, contando que seja compatível com a sua idade de 16 anos. Sem ter muitas respostas sobre o que realmente acontece com ele(a) para viver assim, passa a não se importar muito com as coisas e vive um dia de cada vez, acessando a informações sobre a pessoa que é naquele dia para agir normalmente, sem interferir na vida daquela pessoa.

Esse jeito de levar a vida acaba virando às avessas quando A acaba se apaixonando por uma garota e passa a querer viver a vida (a sua e a das outras pessoas, claro) em nome desse amor quase que impossível. Então imaginem só o desenrolar da trama... é realmente fantástico e viciante!

O fato do personagem ter vivido várias vidas faz com que ele consiga transmitir várias reflexões durante o livro. São coisas que você lê e fica pensando nelas por um bom tempo, coisas que você realmente só perceberia se tivesse vivido aquilo de várias maneiras. Um exemplo é quando ele fala sobre os pais, que os pais bons são aqueles que, quando o filho vai dormir, conta uma história ou dá apenas um beijo de boa noite. Pode ser um gesto simples e normal pra muitas pessoas, mas pra outras é algo que quase nunca acontece. OK, sou apaixonada por esses momentos de reflexão em livros...

Quando o livro acabou, fiquei pensando "WTF, deve ter uma continuação!", pois ele não acabou do jeito que eu esperava que acabaria, então fui pesquisar na internet se há alguma continuação, mas... nada! Fiquei um pouco chateada, porque eu queria mais respostas e mais da história de A. Fiquei dias com aquela tal "ressaca literária" e não parava de falar dele para o meu namorado, amigos, etc. Pensei em diminuir uma estrela da classificação geral do livro justamente por isso, mas acredito que um livro se torna bom quando possui uma premissa diferente, fantástica e que te prende, então esse com certeza fazer isso seria injusto. Com uma narrativa em primeira pessoa, capítulos medianos e uma linguagem voltada para adolescentes e ao mesmo tempo bem madura, amei poder ter lido este livro e super recomendo para vocês que procuram um livro novo para se aventurar.


Ps. No final das contas, acabei fissurada por um trecho do livro, em que A fala sobre como é estar apaixonado. Espero que gostem tanto quanto eu:





Beijos,
Caroline.

8 comentários :

  1. Parece bem interessante, também nunca li nada parecido. Vai pra lista.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes



    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, tudo bem?
    Adorei sua resenha. Eu já li várias resenhas sobre Todo Dia, e são todas tão positivas que eu definitivamente preciso comprar esse livro.
    A premissa dele é realmente muito interessante, uma pessoa que acorda em um corpo diferente todos os dias, deve ser uma barra.
    Pena que o final tenha terminado de uma maneira meio inconclusiva na sua opinião :/

    Beijo:*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. que bom você gostou beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Á tempos quero ler esse livro e sua resenha só me deixou mais ansiosa HAUHSUA Parece ser muito bom, porque o personagem principal não tem como imaginá-lo ele não tem um corpo fixo HSUHA.
    Adorei esse trecho, beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Caroline!
    Eu também decido as compras através dos outros blogs! :D
    Esse livro parece ser muito bom! Adorei o trecho que você postou.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Quando resolvi comprar este livro para mim, confesso que fiquei receoso. E acho que até escrevi isso quando o resenhei, pelo fato de quando ele ter sido bastante falado quando lançado, temia que fosse mais um Culpa da Modinha... Enfim, mas ao ler percebi que não era, e assim como você me vi fascinado, realmente se alguém nos contasse a história seria mirabolante demais, mas a escrita do Levithan nos envolve totalmente. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. oie Carol
    li esse livro logo assim que lançou, e não sabia praticamente nada da história. Já nas primeiras páginas eu chorei pra valer.
    EU amo esse livro. Ficou entre uma das melhores leituras de 2013, e só de reler os trechos, deu vontade de ler tudo novamente.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oie! Já muitas resenhas deste livro, algumas boas outras ruins, mas por enquanto o livro não me chamou bem a atenção!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/um-gesto-de-amor.html
    Nay =D

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!