26 de julho de 2014

Trilogia Fundação - Resenha

Olá pessoas, como estão?

Cá estou eu novamente depois de muito (muito!) tempo. Pensaram que eu tinha abandonado vocês, não é? Mas a verdade é que eu não ia deixar a Carol ficar postando só as resenhas românticas, pois esse blog precisa de um pouco mais de ação!

Por isso que desta vez eu trouxe para vocês o livro mais clássico de um dos autores de ficção mais famosos da história. Desta vez vamos falar da trilogia inicial da Fundação escrita por Isaac Asimov. Lembrem-se, estes livros são parte de uma série que contém mais 4 livros, porém neste post vou resenhar apenas os três que são considerados "iniciais".







Título: Trilogia Fundação

Autor: Isaac Asimov
 

Editora: Aleph

Número de Páginas: Média de 240 (por livro)


ISBN: 
9788576570691

Onde encontro? aqui, por R$117,00 (os três)

                                                          






Mais uma vez eu achei que não iria ficar surpreso com algum livro e, de novo, eu estava errado. Fundação é um dos livros mais emocionantes (para quem gosta) que já li, porém a emoção do livro, na verdade, não é aquela emoção que todos temos como conceito já formado na cabeça, a grande história por trás deste livro é a inteligência e a perspicácia de uns poucos homens que nada tinham e ainda sim conseguiram triunfar sobre todos os outros, provando que inteligência é a maior defesa contra qualquer ataque.

A história se passa em um universo paralelo (pelo menos o livro não faz referência a nenhum nome real), fictício onde viveu um dia um cientista chamado Hari Seldon. Assim como outros cientistas, ele passava seu tempo desvendando os mistérios da natureza, porém a grande diferença era que ele havia se especializado, ou melhor, inventado um ramo da matemática chamado psico-história que era capaz de prever o comportamento de grandes massas de pessoas através de estatística avançada com exatidão absoluta. O climax começa quando ele prevê o fim do império galáctico que abrange todas as estrelas e planetas conhecidos e cerca de 1 quintilhão de pessoas (muita gente).

Muitos não querem acreditar na ideia de Seldon de que o império irá ruir, portanto tentam incriminá-lo de traidor e outras coisas, mas ele já havia formulado um plano. Ele iria iniciar uma colônia que seria a fundação para o segundo império que viria a suceder o decadente império atual, sendo duas vezes mais poderoso, a esta colônia ele deu o nome de Fundação.

Ai que nossa história começa, o que eu achei muito estranho é que, apesar de Seldon ser o personagem principal da história, os primeiros capítulos se passam quase 70 anos depois de o mesmo morrer, ou seja, o livro é sobre um personagem que já morreu e é apenas lembrado por seus feitos, e assim continua por todos os livros. Antes de morrer, Seldon havia deixado um plano que previa todo o curso da Fundação e como ela deveria agir, este era o chamado plano Seldon, que dizia que a Fundação nunca perderia uma batalha, porém ao longo do livro podemos ver a reação dos personagens frente ao perigo, como já é característico dos livros de Asimov (para quem não leu, veja a resenha de O cair da Noite), e começam a ter dúvidas se Seldon estava realmente certo. Ao longo dá história vamos vendo diversos personagens que tem sacadas extremamente inteligentes e políticas para lidar com os inimigos da fundação.

No fim das contas, esta trilogia acaba por ser um ensaio social, um livro fortemente relacionado a política, com um toque de ação em algumas partes chave, porém não é para aqueles leitores ávidos por tiros e porradaria, visto que a maioria dos personagens usa apenas a razão e a diplomacia para sair das situações e colocar outros em situações muito mais perigosas. Como já disse em outras resenhas, este é meu tipo de livro favorito porque ele mostra como nós agimos e como podemos agir em diferentes situações, que não somos fruto de algo aleatório, mas sim de algo que pode ser explicado por uma série de padrões.

Só tenho que dizer que este livro é o livro de cabeceira para todo fã de ficção científica pesada, que não tem medo de passar meses lendo ou de pesquisar conceitos para entender o que eles significam, é um desafio, mas com certeza você ficará muito mais inteligente ao lê-lo.


Ps: É interessante saber que a base estatística que esse livro propôs, para calculo de reações de grandes massas, foi realmente usada e hoje é uma das áreas de estudo no campo de matemática estatística.


Abraços e até a próxima!

Lucas.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!