3 de julho de 2014

Eleanor & Park - Resenha

Olá leitores, como estão?

Depois de muito ostentar "Eleanor e Park" nas livrarias, lojas virtuais, etc., decidi comprá-lo, já que estou conseguindo retornar a normalidade com as minhas leituras (thank God!). Eu tenho o péssimo problema de ir com muita sede ao livro e acabar me decepcionando, então com esse fui quase sem nenhuma expectativa, apenas achando que seria mais um daqueles romances fofinhos que nos arrancam vários suspiros. Mãaaaaaaas...







Título: Eleanor & Park

Autor: Rainbow Rowell
 

Editora: Novo Século

Número de Páginas: 328


ISBN: 9788542801255


Onde encontro? aqui, por R$14,80 (!!!)
                                                          






Esta é uma história que aborda vários temas, como o primeiro amor, adolescência e família, mas não apenas os bons aspectos de cada um deles como também os maus. Por mais que o livro possa trazer várias passagens fofinhas, na maior parte dele, o sentimento que prevalece é a tristeza. Logo mais você vai entender o motivo...

A história se passa na década de 90, quando Eleanor e sua família composta por sua mãe, um padrasto pra lá de abusivo e seus 4 irmãos mais novos acabam de se mudar para uma nova cidade nos Estados Unidos por um x motivo. Logo de cara percebemos que aquela família não é nem de longe normal e o quanto Eleanor é infeliz. A situação financeira deles é péssima (pra vocês terem uma ideia, Eleanor não tem nem escovas de dente!) e o astral da família é horrível (a garota não suporta o padrasto, pois espanca a mãe e, mesmo assim, ela nunca o deixa).  

Quando Eleanor embarca no ônibus escolar da escola nova pela primeira vez, sua recepção é nada mais nada menos do que olhares maldosos e risinhos. Deixa eu explicar: ela não é a típica garota americana, loira, bronzeada e magrela. Pelo contrário, Eleanor chega a ser pálida de tão branca, tem os cabelos super encaracolados e ruivos, peitos enormes, está acima do peso e usa roupas bem estranhas. No ônibus, o único lugar que lhe restara era ao lado de um coreano bonitinho, Park, que de primeira tenta evitá-la, pois não quer passar vergonha por estar sentado ou por conversar com ela. Nos dias seguintes, enquanto Park lia seus gibis, notou que ela acompanhava a leitura junto com ele e, beeeeem lentamente, foi assim que começou a amizade um do outro e mais pra frente o amor adolescente. 

Eleanor ia todos os dias depois da escola na casa de Park e a família dele a acolhia super bem, pois sabiam as poucas e boas que a garota passava em casa. O casal era viciado em ouvir música, ler gibis nerd e, infelizmente, foram poucas as vezes que os dois tiveram momentos só deles. A família de Eleanor jamais poderia saber sobre o relacionamento dos dois, que era bem por debaixo dos panos, e era o segredo mais precioso que a garota jamais guardara. Depois de muita luta contra esse sentimento, um já não vivia sem o outro, era saudade por todos os lados quando não estavam juntos. 

"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo e completamente vivo."


Infelizmente, o final desse livro não continua no ritmo dessa resenha, refletindo o amor de dois adolescentes de 16 anos, tão diferente um do outro. Pra mim, aquele não poderia ter sido um final! Foi tão "não acredito que acabou desse jeito!", já que eu estava esperando um final feliz. Mas, vamos levar pelo lado de que é uma história sobre um amor que querendo ou não condiz muito com a realidade de muitas pessoas. Por mais que, na minha opinião, o livro tenha sido mais triste do que qualquer outra coisa, absorvi muitas lições nele presente, como valorizar a família que temos e a nossa vida, por mais problemática que ela seja. 

Indico o livro sim, mas logo vou dizendo pra não ir achando que será feito apenas de cenas fofinhas, etc. A narrativa é em terceira pessoa, alternada em capítulos com a visão de Eleanor e de Park, o que achei muito legal, e são bem curtinhos. É um livro que você não vai tirar da cabeça mesmo depois de ter terminado a leitura e vai desejar poder saber o que acontece além da última página.

Beijos, 
Caroline.

3 comentários :

  1. Ah, eu amei este livro ♥ mas concordo com você em relação ao final, assim que li a última página, fiquei falando para mim mesmo "um livro não pode acabar deste jeito" e reli várias vezes a última página, mas apesar disso, eu gostei do livro haha.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vi sobre ele em um blog esses dias e me parecia tão fofo, que jé estava colocando na minha listinha, mas aí a menina falou que não gostou tanto do final, aí acabei desistindo. E depois da sua resenha e de ter falado a mesma coisa, não vou querer ler mesmo não, já que eu tenho mania de felizes pra sempre, ainda mais quando se trata de romance.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse livro foi uma das grandes surpresas desse ano até agora! Amei demais <3 O final realmente é bem inesperado, mas achei justo e bem coerente por que infelizmente a vida dá essas rasteiras hahahah.

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!