17 de abril de 2014

Ângela entre dois mundos - Resenha

Olá leitores, como estão?

Aqui estou eu com mais uma de minhas resenhas sobre ficção científica! O livro que resenharei hoje para vocês é o "Ângela entre dois mundos" e espero que vocês gostem. Confiram abaixo:










Titulo: Ângela entre dois mundos

Autor: Jorge Luiz Calife

Editora: Devir

Número de páginas: 216

ISBN:
0


Onde encontro? aqui, por R$29,50








Se você está lendo esta resenha sem antes ler a resenha de Padrões de contato então eu aconselho parar e ler nossa outra resenha primeiro, pois muitas das coisas que vamos comentar aqui são referentes a este livro. Tendo dito isto, podemos começar!

Ângela entre dois mundos é uma paródia do livro de Edgar Rice Burroughs (que virou um filme da Disney e acho que todo mundo assistiu) chamado John Carter entre dois mundos, uma vez que o título original [John Carter, from Mars] não tem nada a ver com o o nome em português, porém a história é completamente diferente. Este livro se passa vários anos antes da grande trilogia de Padrões de contato onde a personagem principal, Ângela Duncan, também aparece. Na verdade, muitos dos personagens deste livro (ou todos praticamente) também fazem uma ponta de figuração na trilogia.

A história em si é sobre uma menina tentando achar sua mãe que se perdeu pelo espaço durante uma viagem. A embaixadora Isabela Duncan era considerada uma das mulheres mais inteligentes da Terra, sendo vista por muitos como a mulher perfeita em todos os sentidos e, como tal mãe tal filha, Ângela também tem esse efeito nas pessoas (assim como na trilogia decorrente), o que foi uma das coisas que eu realmente não gostei, pois o autor mostra a personagem principal como uma deusa grega, feita para esquentar os corações dos leitores do sexo masculino tentando imaginar como ela seria na vida real, mas os problemas que ela enfrenta são, ou mesquinhos ou idiotas demais para a sua superior inteligência (pelo menos neste livro), mas isto tem uma justificativa plausível já que, segundo o que eu pude captar deste livro, a história não é sobre as aventuras de Ângela, mas sobre os amores de sua vida e seus problemas pessoais, o resgate da sua mãe é um mero background.

O livro é muito bem estruturado, contém várias coisas interessantes e imaginativas por parte do autor (que são reutilizadas nos livros posteriores) mas quase 50% da história e uma detalhada descrição sobre as férias da menina na Terra... Tudo bem que o livro é mais meloso do que as suas sequencias, mas eu acredito que poderia sem um pouco mais interessante, o climax do problema só aparece quando você está a 40 ou 50 páginas do final.

Mesmo tendo as desvantagens que a maioria dos livros tem, este livro é um excelente conto de ficção científica um pouco mais suave, para aqueles que não querem ficar pensando em princípios mais complicados de física e química como faz Asimov ou Clarke, ou seja, é o que eu chamo de "livro de intermédio", é aquele livro que você lê quando já leu outro e está descansando para poder ler um próximo, porque ele é pequeno, fácil de ler e não é cansativo. Confesso que fiquei um pouco desapontado quando acabei o livro, mas mesmo assim ainda digo que este é um ótimo livro e recomendo a todos que quiserem ter uma experiência mais completa no cenário da Sci-Fi nacional.

Abraços galera, até a próxima!

Lucas.

5 comentários :

  1. ótima resenha!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O termo férias na Terra me chamou a atenção, vou procurar ele no Skoob pra ver se coloco na minha listinha. Ah, você havia me perguntado se tinha o 100 doors 2 pra Iphone, se não me engano tem o 100 doors 2013 no ITunes.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!

    Não li a resenha por medo de pegar spoiler do primeiro livro, mas parece ser bem interessante ;)

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucas! Gostei muito da sua resenha, já tinha lido a do outro livro e realmente, acho que pelo que eu conheço da história, é uma ficção muito leve e muito gostosa de ler :)

    Beijos,
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  5. Epa, vou ler a outra resenha então, não quero spoilers! Haha bye!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!