13 de janeiro de 2014

Os Próprios Deuses - Resenha

Olá pessoal! Como estão?

Vim resenhar para vocês um livro do mestre Isaac Asimov, uma de suas obras primas chamada Os próprios deuses. Espero que gostem!





Titulo: Os próprios deuses

Autor: Isaac Asimov

Editora: Aleph

Número de páginas: 368

Avaliação do conteúdo: 4/5
                       Capa: 5/5
                       Diagramação: 4/5









SINOPSE

Publicado anteriormente no Brasil com o título "O Despertar dos Deuses", este vencedor dos prêmios Hugo e Nebula narra a descoberta de uma revolucionária fonte de energia que promete uma nova era para a humanidade. Não só por facilitar a vida de toda a população, permitindo que os cientistas concentrem-se em melhorias para o homem, mas por revelar a existência de um universo paralelo ao nosso. A benéfica troca de energia com os habitantes dessa outra realidade abre caminho para uma série de estudos de uma nova ciência, batizada de para-física. Quando um jovem e promissor cientista decide realizar uma pesquisa e registrar a verdadeira história por trás do desenvolvimento da Bomba de Elétrons Entre Universos, alguns fatos fazem com que surjam dúvidas sobre a veracidade da versão oficial. Este livro surpreendente revela toda a inventividade de Isaac Asimov, que, narrando a mesma história de formas diferentes e pontos de vista alternados, nos leva por realidades, mundos e sociedades que são, ao mesmo tempo, fantásticos e verossímeis.


RESENHA

Vocês já devem ter percebido que eu gosto MUITO dos livros do Asimov (temos várias resenhas de livros dele aqui no blog) e esse não foi exceção. Ele começa meio chato, mas a medida que você vai lendo ele vai se tornando cada vez mais interessante, não pelo fato de ter uma história empolgante, mas sim porque ele trás sua mente a pensar coisas que realmente podiam acontecer, situações e casos que nós (humanidade atual) enfrentamos direta ou indiretamente.

Para quem está ainda meio perdido, eu vou explicar como este livro funciona. O nome da obra é baseada em uma frase de um poeta alemão chamado Friedrich Schiller: "Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão". O livro se divide em três partes que também seguem a mesma nomenclatura da obra, não sei porque o autor fez isto, mas com o passar do tempo você começa a entender o porque cada parte tem o nome que tem.

A história em si é um pouco complexa, você tem que gostar muito de ficção para "aprender" o que ele quer te ensinar, já que existem muitos vocabulários típicos de ficção científica e outros mais típicos de uma matéria chata que você tem no ensino médio, mas não são muitas partes, apenas para explicar sobre o porque da história ser cientificamente possível. Em suma, temos um homem chamado Frederick Hallam, que é tido como a personalidade mais importante do século, pois inventou uma forma de obter energia infinita sem poluir a terra, ou seja, energia barata para todo mundo. Esta máquina se chamava "bomba de elétrons" e trabalhavam passando partículas de um universo para outro universo. A trama da história se passa quando alguns outros cientistas descobrem que esta energia pode não ser assim tão limpa, colocando a humanidade em um grande dilema de ter uma benção e uma maldição ao mesmo tempo, porém Hallam faz de tudo para desacreditar estes cientistas usando sua influência, e é ai que nós entramos.

O livro não traz só uma ótima história de ficção, mas também há grandes críticas sociais a respeito de diferenças de ideais e também o papel da influencia na sociedade humana. Outras coisas ele também nos ensina, como alguns conceitos de química e física que, para quem não está acostumado, são meio avançados (não vou citar eles aqui porque ficaria muito chato rs). No geral, o livro é um excelente ensaio sobre algo que pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, Asimov até nos leva para uma visitinha rápida no universo paralelo, chamado de para-verso, e uma olhada para os para-homens (que não são assim tão homens), porém o que vale é a criatividade imensa do autor e a trama muito bem criada e calculada para que tudo se encaixasse perfeitamente.


Abraços e até a próxima resenha!
Lucas.

10 comentários :

  1. Flor adorei a resenha e parece ser muiiiiiiiiiito interessante a história gostei :)

    - Post novo no blog bora conferir ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Parece bem diferente. Acho que ainda não li nada desse tipo, mas parece interessante.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Gostei muito da sua resenha, mas acho que o livro não faz muito o meu tipo. É interessante, mas não sei se eu gostaria tanto quanto você.

    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  4. Não sei se leria este livro Lucas, minha cabeça já bugou kk. Mas me parece que um daqueles livros que só lendo mesmo para entender e tirar um conclusão, quem sabe se eu tiver uma oportunidade. ;)

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ler Asimov, só não sei ainda por qual começar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece por "O cair da noite" como eu fiz, ele vai dar uma idéia da literatura do Asimov :)

      Excluir
  6. Lisa J J começa chato diários do vampiro e termina muito legal geralmente hehe
    É bem ficção mesmo? Scott Westerfeld da vida???
    adoro tramas criativas e bem calculadas como você disse, dá pra apreender bastante disso hehe
    tambe´m achei bem bacana,Carol <3
    Um beêjo!
    Pâm - interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros do westerfield, como leviatã, são tramas mais realistas, geralmente ligadas à algum evento na história. Asimov é o que podemos chamar de "pai da ficção", as obras dele são muito mais "nerds" e mãos bem elaboradas, mas demoram um bom tempo para serem entendidas, e exigem muita atenção kkk

      Excluir
  7. Já tem um bom tempo que não leio nada do tipo. Eu tenho entrado nos romances de cabeça, Carol.
    Acho que a falta de oportunidade tem me feito ler e mais e mais romances(boa parte de parcerias e ando comprando muito romance também). É bem difícil encontrar livros assim em evidencia nas livrarias, então eu não conhecia o autor! Mas eu gostei da dica de leitura e a história parece muito boa. Tem um livro sobre as bactérias importantes do nosso corpo que se rebela contra os seres humanos que venho procurando, mas não sei o título e nem o autor, mas parece ser bem o estilo de Asimov. Quem sabe ele não é o autor, não é?

    Beijos,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  8. Oii ^^
    Não conhecia o livro, nem o mestre *-* mas adorei a resenha, fiquei curiosa para ler o livro agora *-*
    Venho me interessando cada vez mais por física e química (obrigada Sheldon e Leonard ♥) e adoro livros de ficção, então acho que "me daria bem" com Os próprios deuses.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!