5 de janeiro de 2014

Encontro com o Destino - Resenha

Olá leitores, como estão?

Na verdade, este livro está mais para um conto do que para um livro de verdade, vamos saber um pouco de uma obra de um autor um pouco menos convencional. Resenhei para vocês Encontro com o destino, do francês Jean-Pierre Laigle.





Titulo: Encontro com o Destino

Autor: Jean-Pierre Laigle

Editora: Devir

Número de páginas: 132

Avaliação do conteúdo: 5/5
                       Capa: 3/5
                       Diagramação: 4/5









SINOPSE

Em uma rota para a estrela Alpha Serpentis, a vinte e quatro parsecs do planeta Terra de onde partiu séculos atrás, a gigantesca nave de gerações Arca 1 se depara com a espaçonave de combate Macbarath, tripulada por humanos modificados pela engenharia genética, a serviço do Monopólio Corporativista que passou a controlar a Terra após a partida dos colonos espaciais. Esse encontro no vácuo do espaço irá definir uma luta milenar que viria a opor dois impérios e duas concepções da genética e da economia. E no centro do encontro com o destino está Jurate Kalonaityte, a ambiciosa Primeira Senadora da Arca 1, mulher determinada que não medirá esforços para proteger seu povo do inescrupuloso Monopólio Corporativista - e para cumprir a grande Finalidade: preservar a herança biológica da Terra. Aventura de intriga política, traição e combate espacial, Encontro com o Destino é uma ficção científica hard que traz uma complexa visão do futuro da humanidade, incluindo uma engenhosa aplicação de linguística ao desenrolar da trama.


RESENHA

Quem acompanha o blog deve ter visto a nossa resenha de um conto do Isaac Asimov, que chamava O cair da noite, se vocês já leram ou vão ler este conto, então devo avisá-los que este livreto é extremamente parecido! A história se passa em poucos meses dentro de uma nave chamada Arca I, que deve supostamente levar toda uma sociedade humana para colonizar um planeta que orbita uma estrela chamada Alpha Serpentis em uma viagem que deveria durar 150 anos, porém logo no final do caminho eles são abordados por uma outra nave vinda diretamente da Terra, que exige a volta da Arca I para que eles possam reestruturar o planeta que foi destruído pelas guerras e poluição.

O que o autor passa aqui não é uma história cheia de perigos ou aventuras, mas sim a história de uma moça, com um nome extremamente complicado que eu não sei nem escrever, que é a "governadora" da micro-sociedade existente dentro da Arca I, ou seja, o autor já nos diz que nestes 150 anos de viagens, as pessoas nasceram e foram criadas dentro de uma nave espacial desenvolvendo uma espécie de sociedade paralela que tem seus próprios costumes e próprias crenças e é confrontada com outra sociedade igualmente complexa vinda do planeta natal de todos eles, porém a diferença se tornou tão notável que é impossível não haver problemas. O corpo político da Arca I é uma paródia da nossa própria política terrestre onde, para chegar a qualquer decisão, as ideias devem ser expostas em uma assembleia e, no caso do livro, devem passar pelos conhecimentos da inteligencia artificial da nave, chamada Memória Prima, que tenta manipular tudo e todos.

O conto, assim como qualquer outro, não dá detalhes sobre o passado ou o futuro da nave, porém é como se o autor deixasse implícito para que você imagine o que aconteceu na Terra e o por quê, além do mais ele cria um cenário onde você mesmo se pergunta: "Se fosse eu, o que eu faria?", e isso é o que deixa o livro ainda mais interessante, pois você compete com o personagem para saber qual decisão é a melhor, já que ela se depara com diversas ocasiões que podemos chamar de dilema, onde ela pode escolher entre uma decisão louvável para uns e destrutiva para outros, mas, como embaixadora, deve sempre buscar a alegria de ambos os lados, ou seja, é um conto de "político-ficção" que mostra um pouco os problemas que podemos enfrentar por ai em um futuro não muito distante e também leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de um bom conto ficcional da boa e velha ficção científica.


Até mais, galera!
Lucas.

Um comentário :

  1. Não conhecia esse livro, mas me parece bem legal.
    Mesmo eu não curtindo muito esse tema. :p
    Adorei sua resenha e deixou bem claro e simples o que o livro traz para o leitor. Gosto disso, ainda mais quando o leitor não conhece rs.
    Uma ótima dica. :)
    Caixinha de Correios #34.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!