11 de fevereiro de 2013

Entrevista com Renato C. Nonato, de Terras Metálicas

Opa galera, beleza?

Estou aqui novamente para dar continuidade ao meu último post, onde eu disse que teria uma surpresa para vocês. Bom, esta é a surpresa! O autor do livro Terras Metálicas, Renato C. Nonato, aceitou nos dar uma entrevista exclusiva! Fique de olho no resto do post e vamos descobrir um pouco sobre esse novo talento da literatura brasileira.

Vamos começar sabendo um pouco mais do autor:

                           FICHA TÉCNICA

Nome: Renato Carajelescov Nonato

Idade: 25


Cidade/Estado: São Bernardo do Campo - SP


Contato: Facebook


Site do livro: Facebook e Skoob

Gêneros preferidos: Fantasia/Ficção/Terror

Série favorita: Série Força Sigma – James Rollins
  
      

Renato nasceu em Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, aqui pertinho da gente. Terras Metálicas é seu livro de estréia na literatura de ficção/fantasia brasileira (e ele ainda pretende escrever outros livros com outros temas e gêneros) mas ele não é novato na arte da literatura, ele escreve como hobbie desde os 16 anos! Atualmente, segundo o que lemos no próprio Terras Metálicas, é formado em Engenharia Química e divide seu tempo entre um mestrado de Engenharia de Materiais e ainda leciona Boxe Chinês em uma academia de artes marciais, impressionante!

Vamos a primeira parte da nossa entrevista, com perguntas voltadas somente à vida e à trajetória do autor não só como escritor, mas também como pessoa. Usamos uma abreviação para facilitar a leitura, então quando virem "CpA" significa Criticando por Aí:


PARTE 1: Nos conte um pouco sobre você.


CpA: Lemos, pela contra capa de Terras Metálicas, que você começou a escrever com 16 anos. O que te levou a iniciar sua carreira como escritor?

Renato: Sempre fui um leitor chato, depois que terminava um livro ficava imaginando finais alternativos e outros rumos para as histórias, de tão implicante com as histórias que lia, comecei a escrever as minhas, e não parei mais.
-----

CpA: Sabemos que muitos autores começam sua jornada no mundo da literatura com incentivo de algum familiar, foi o mesmo com você? Ou você simplesmente sentiu vontade de começar a ler e, logo depois, escrever?

Renato: Muito tem a ver com a escola que estudei, que colocou em mim o prazer da leitura. Minha vida de leitor compulsivo começou nela e daí para a escrever foi questão de tempo.

-----

CpA: Quais eram e quais são os gêneros literários que você mais gostava ou gosta de ler?

Renato: Sempre gostei de fantasia e ficção, quando cresci adicionei o terror, os mundos diferentes sempre me fascinaram.
-----

CpA: Além de lermos sobre seu interesse no mundo dos livros ainda jovem, também lemos que você divide seu tempo entre um mestrado e ainda da aulas de artes marciais! Como você consegue administrar seu tempo de tal forma que consiga terminar todos os seus projetos?

Renato: Bom eu tenho um irmão gêmeo que... Cof, cof... Na verdade é bem puxado, mas como me disseram uma vez, se você fizer o que todo mundo já fez, você só vai chegar onde todo mundo já chegou. Depois de um tempo você se acostuma com o ritmo.

-----

CpA: Um problema constante que vemos, não só com os novos talentos, mas também com autores famosos é a falta de inspiração. Alguns tomam banho de água fria outros se trancam em quartos vazios ou ligam o rádio no último volume, e você? O que você faz para ter inspiração?

Renato: Eu escrevo. Pode sair uma porcaria mas eu sento e escrevo. Percebi que bloqueios acontecem em determinadas partes de um escrito, quando você passa a parte em questão as ideias voltam a fluir normalmente. Depois é só voltar e revisar, acredite, revisar é bem mais fácil que escrever do zero.

-----

CpA: Percebemos que você é um grande fã de André Vianco o que mais admira neste autor? E além dele quais são seus autores preferidos?

Renato: Os Sete do André Vianco foi o primeiro livro nacional que li no gênero fantasia/terror que me deixou de queixo caído. Acho incrível a forma como o André consegue contar histórias como se fosse um bate papo informal. Tenho muitos outros autores que gosto, nos nacionais temos Simone Marques e Eduardo Spohr, no campo internacional sou fã de James Rollins, John Katzenbach e James Dashner, além de clássicos como Harry Potter e Senhor dos Anéis.

-----

CpA: Existe algum clássico da literatura, não só brasileira, mas também internacional, que você considera "O livro"?

Renato: Eu sempre acho difícil comparar livros de diferentes gêneros, mas se você me obrigar a escolher um livro somente, seria O Analista, de John Katzenbach, o melhor terror psicológico que já li.

-----

CpA: Como um autor brasileiro, qual a sua opinião sobre o mercado literário nacional? Você acredita que o mercado internacional é melhor ou pior? Por quê?

Renato: Acho o mercado nacional, infelizmente, muito fechado para autores nacionais. É revoltante ver que elas preferem trazer um livro de fora do que publicar um semelhante tão bom quanto de um autor nacional. Quanto ao mercado internacional é difícil falar, por que eu não faço a menor ideia de como seja.

-----

CpA: Você prefere autores nacionais ou estrangeiros? Por que?

Renato: Prefiro boas histórias, tenham a origem que tiverem.

-----

Bom, agora que já conhecemos um pouco do autor, nada mais justo do que falarmos do seu grande sucesso com o livro não é mesmo?! Então sem mais delongas vamos partir para a segunda parte da entrevista, com perguntas apenas sobre seu livro e seus outros projetos, você não podem perder!


PARTE 2: A aventura!


CpA: De onde surgiu a ideia de escrever Terras Metálicas?

Renato: Terras Metálicas começou como uma ideia para um conto curto, com pessoas vivendo embaixo da terra depois de uma catástrofe nuclear. Claro que o texto saiu de controle e quando vi tinha tanta coisa escrita e tanta coisa para escrever que decidi transformar a ideia em livro. Mesmo assim não tinha ideia que seria um livro tão grande!

-----

CpA: Raquel, Tales, Ângelo, Camila, Isabela e os demais personagens, eles vieram apenas da sua criatividade? Ou são inspirados em pessoas reais? Se sim, poderia nos dizer quais?

Renato: Para criar as personagens eu tentei fugir dos estereótipos. Muitos personagens em Terras Metálicas apresentam várias faces no decorrer da trama, algumas boas, outras ruins. Talvez tenha me inspirado inconscientemente em alguns conhecidos, mas prefiro não falar disso rsrs.

-----

CpA: Percebemos ao final que poderá haver uma continuação para a história composta em Terras Metálicas, sobre isso o que você pode nos contar? Será extensa ou terá apenas poucos livros? Vamos ser os primeiros a saber desta novidade não é? :D

Renato: Não posso falar muito, mas digamos que haverão muitos lugares novos para se explorar. Além da aventura maior, com Raquel e o pessoal, haverá uma história paralela em outros lugares da Esfera, acontecendo com personagens secundários de Terras Metálicas. Não sei quantos livros serão ao todo, mas haverá pelo menos mais quatro, de qualquer jeito podem ter certeza que vocês serão os primeiros a saber!

-----

CpA: Quais são seus projetos futuros além de Terras Metálicas?

Renato: Além da continuação de Terras Metálicas, tenho outros três livros em negociação com editoras, ainda vou atormentar muitos leitores.

-----

CpA: Qual foi ou está sendo a parte mais difícil na publicação do livro?

Renato: Encontrar uma editora foi a parte mais difícil, é triste quando você tem o trabalho de imprimir um livro enviar para um lugar e depois de um ano descobre que o exemplar nem vai ser analisado. Por sorte a Novo Século cruzou meu caminho e estou muito feliz com a parceria.

-----

CpA: Conte um pouco mais sobre como é ter um livro publicado, qual é a sensação de ver seu trabalho sendo lido e avaliado por milhares de pessoas?

Renato: Embora alguns amigos e familiares já tivessem lido e gostado, confesso que fiquei meio apreensivo com as primeiras opiniões que recebi de estranhos. Mas devo dizer que nem nos meus melhores pensamentos pude imaginar uma recepção tão calorosa quanto a que estou tendo! Fico muito feliz em saber que até agora todos que leram Terras Metálicas gostaram do conjunto da obra. 

-----

CpA: Para criar o mundo da Esfera você teve de fazer alguma pesquisa? Houve alguma inspiração para poder criar a ideia de "vida subterrânea"?

Renato: Sempre gostei de histórias abordando futuros apocalípticos, e entre os muitos futuros o de que a humanidade destruiu a atmosfera e teve de se abrigar num mundo artificial não me parece algo tão absurdo assim. O filme A Ilha me deu boas ideias para a Esfera.

-----

CpA: Antenas, Túneis, Bios, Sibérios e Exilados, dentre todas as classes do livro qual você gostaria de se tornar? Por que?

Renato: Gosto muito dos Sibérios, acho que dá para perceber por que eu sempre puxo sardinha para a Isabela rsrsrs. Não só apenas o fato de esquentar ou esfriar algo que acho legal, como o Ângelo mesmo diz, os poderes dos Sibérios ficam interessantes nos níveis avançados, então ainda há muita coisa para se ver.

-----

CpA: Você diria que os seus estudos em química ou de alguma outra disciplina influenciaram no livro?

Renato: Digamos que as aulas da Academia não sejam tão diferentes de algumas aulas que tive na faculdade.

-----

CpA: Para finalizar nossa "maratona de questões" primeiramente gostaríamos apenas de agradecer a você pela oportunidade de uma entrevista e por toda a colaboração junto ao blog, pois afinal sem isto não teríamos esse grande material de publicação. Para fechar a entrevista gostaríamos de saber o que você, como um dos mais novos talentos da literatura brasileira, poderia dizer para todos aqueles que querem chegar a este posto, escrever seus próprios livros e publicá-los, que conselho você pode dar à estas pessoas?

Renato: Primeiramente sou eu que agradeço ao blog Criticando por Aí pela oportunidade dessa entrevista e pelo espaço de divulgação. Tem uma frase que eu gosto muito. Nem todo mundo que tenta consegue, mas todo mundo que consegue, tentou. Não nego que escrever um livro seja uma tarefa difícil e publicá-lo talvez seja mais difícil ainda, mas se é o que você quer, vá em frente. A dificuldade só torna o resultado final mais prazeroso de saborear.

-----

Infelizmente acabamos nossa entrevista.  Porém esta não é a minha última surpresa para vocês! Digamos que daqui a alguns dias teremos algumas novidades ainda em relação a este livro, então não pensem que esta será minha última aparição por aqui, porque afinal, eu só comecei (muahaha).

É isso galera, ficamos por aqui neste post, mas ainda teremos uma boa surpresa para todos vocês, espero que tenham gostado da entrevista, caso conheçam algum autor que gostaria que entrevistássemos ou então se tiverem qualquer sugestão para a galera do blog é só enviar um email aqui para nós e com certeza vamos fazer o possível!

Até mais!
Lucas.


11 comentários :

  1. nossa q legal, parabéns por conseguir a entrevista ;D
    bom final de tarde!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Atualizei o BDN, post sobre minha viagem a Paris (gastronomia e compras) Passa la?
    Beijos

    http://blogdasnajas.blogspot.com.br
    Mah Najjar.

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu não conhecia o autor e o seu livro.
    Gostei muito da entrevista.
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro ficção/fantasia e fiquei bem curiosa em relação a este livro. Não conhecia o autor ou o livro, mas gostei muito da entrevista.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Carol,
    Gostei de ler essa entrevista, e mais ainda pq não conhecia o autor/livro, adorei conhecer!
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a entrevista.
    Beijos *-*

    Itgirlsiempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. *----------------* Também nasci no Rudge, o.o temos aqui um escritor de SBC *-* ~le emocionada~
    Eu vou procurar o livro para ler o mais rápido possível, parece ser muito bom u.u ~adorei a entrevista, parabéns por conseguir, desejo muito sucesso pro Renato u.u
    Beijos :3
    http://garotasatrevidas-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Achei super bacana a entrevista.
    Beijos linda.

    www.esmaltesdadeiia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa a surpresa foi maravilhosa,parabéns pela divulgação de Autores nacionais e pela entrevista com o Autor Renato Nonato,que escreveu Terras Metálicas.Muito organizada a entrevista primeiro conhecer um pouco sobre ele e depois sobre sua obra.Assim conhecemos um pouco mais sobre o Autor e sua obra,na entrevista ele mencionou o papel da escola em despertar o interesse na leitura,realmente muito importante,gostei de saber que de um conto curto surgiu a ideia para para escrever.
    Que boa notícia a continuação de Terras Metálicas,e os outros três livros em negociação com editoras,aguardando mais surpresas.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado a todos que gostaram da nossa entrevista, esperamos que esta não seja a última! Afinal nós temos outros autores brasileiros que podemos contatar a fim de conseguir uma entrevista.

    Aguardem novas noticias, porque isto não acaba aqui :D

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!