13 de dezembro de 2011

Resenha: A menina que não sabia ler

Boa noite pessoal, tudo bem?

Hoje vim postar a resenha de um livro que acabei de ler recentemente chamado A menina que não sabia ler, de John Harding. Espero que gostem!

RESENHA - sem spoilers

"Florence morava na mansão Blithe com seu meio-irmão Giles, com os criados e com sua governanta, a srta. Grouse. Ambos eram órfãos e estavam sendo criados a custa de seu tio, o qual não morava em Blithe e também nunca aparecera para ver os sobrinhos, porém fornecendo tudo o que era preciso para o bem estar deles. Por fatos inicialmente desconhecidos do passado, seu tio não permitira que Florence e nenhuma outra mulher da família fosse alfabetizada, porém, a casa escondia uma biblioteca imensa que nem preciso dizer que despertava cada vez mais o interessa da garota. Giles já tinha idade para ir á escola e Florence acabou aprendendo a ler e a escrever sozinha e escondida de todos, sendo assim, acabava passando a maior parte do seu tempo alternando entre ficar escondida numa torre abandonada lendo seus livros e se aventurando com Theo Van Hoosier - vizinho e amigo de Florence, que era totalmente apaixonado por ela e vivia tentando roubar um beijo dela! >.< O pequeno irmão de Florence não conseguira se adaptar a escola e então resolveram contratar uma preceptora para lecionar ele em casa. A primeira delas foi a srta. Whitaker a qual sofreu um acidente e acabou morrendo na frente da garota ao cair de um barco e se afogar num lago de Blithe. A segunda preceptora, a srta. Taylor, é quem faz o mistério de toda a trama. Quem é aquela mulher? Da onde ela veio? O que o sonho de Florence, em que a nova preceptora atacava Giles, queria dizer? Todas essas perguntas serão respondidas e com certeza irão surpreender o leitor! 

CRÍTICA

Bom, estava querendo ler este livro já fazia muito tempo e, vou contar que superou todas as expectativas! A narrativa é cheia de mistério e faz com que o leitor não queira parar de ler até descobrir todos os mistérios da trama. O final é 'épico' e surpreendente - é sério! - pois nunca imaginaria na capacidade de Florence em realizar certas ações que, pelo amor de Deus, me deixaram chocadas! rsrs. O único problema é que não sabemos se é tudo a imaginação da garota ou se estava acontecendo mesmo... mas enfim, vale demais a pena lê-lo! SUPER INDICO!

AVALIAÇÃO DO LIVRO


É isso aí, pessoal! Ai, alguém já leu este livro? Estou doida para discutir os fatos e ter diferentes pontos de vista sobre o final épico dele! shaushaush' 

Beijos, 
Caroline. 

13 comentários :

  1. Ca, eu li. Fiquei apaixonada pelo livro e olha, acho que foi tudo loucura de Florence mesmo, viu? hahaha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu também fiquei pensando isso, porque pelo amor de Deus, não tem como só ela ver aquilo! Fiquei chocada com o final D: rsrs

    ResponderExcluir
  3. depois de ler essa resenha bateu vontade de ler :)
    comprei esse livro,mas fiquei enrolando e ainda nem o li...ganhei outros e preferi ler eles primeiro

    Muito bom :)

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em ter conseguido despertar o desejo da leitura em você! O livro é realmente muito bom e acredito que, como todas as pessoas que o leram, vai 'chocar' no final! shaushau'

    Bjs,
    Caroline

    ResponderExcluir
  5. eu li o livro e achei bem interessante embora muitas pontas tenham ficado suspensas no ar porque como é possível Florence ver a srt.taylor atraveis dos espelhos e sua obcessão por giles será que tudo não passou de sua imaginação pelo excesso de muita leitura? o livro é bom mas ficou a desejar.

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu tb queria mt ler esse livro, mais confesso q nao gostei do final, fiquei meio decepcionada pelo q ela fez com o coitado do Theo... eu nao esperava isso dela...
    mais fora isso a narrativa é bem cativante
    adoro seu blog, só faz alguns dias q visito e já estou viciada!
    Bjus...

    maniadeficarbonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não gostei desse final, "descubra vc mesmo", tantos mistérios ficaram sem explicação. Quando acabou fiquei folheando pra ver se não tinha mais nada.... Também acho que deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  8. aii sou suspeita pra falar d livros já q amo ler hahahah

    adoto prncipalmente romance <3

    www.coisascoisinhasminha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O que entendi é que a Srta Taylor era a mãe de Giles e o"Tio" na verdade era o pai.
    Ele foi traído pela mãe de Giles (Srta Taylor), cortou suas cabeças nas fotos e abandonou as crianças aos cuidados de uma governanta e os criados na mansão.
    Assim que a mãe de Giles descobriu uma maneira de ficar perto do filho novamente, veio para casa, já decidida a levar o filho com ela. E no final do livro, quando queima a foto, Florence entende o que realmente aconteceu, mas aí já é tarde...
    Por isso o grande amor dela para com Giles.
    Quanto as aparições no espelho e andar na água, obviamente é imaginação de Florence. Inclusive andar na água é logo após um dia em que ela nada dormiu, imaginando coisas.

    ResponderExcluir
  10. Me decepcionei de uma forma imensa!!!! com relação ao Capitão Hadlaigh que era um cara super questionador, o "tio" de florence ninguém ficou sabendo qual é a dele afinal, e por que ou como a Srta Taylor sabia tanto sobre florence?

    edy-geo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu posso considerar esses livro como O MAIS DECEPCIONANTE DE TODOS os que eu já li. Mas não é o pior, não foi isso o que eu quis dizer.

    O inicio da historia é surpreendente, me cativou bastante, principalmente a personagem principal e toda a sua vontade de aprender a ler e suas idas e vindas para a biblioteca. Mas a partir que o livro foi desenvolvendo, foi ficando cada vez mais estranho e intrigante. Eu estava DEVORANDO as páginas para saber o que ia acontecer e esperando um final surpreendente ou no mínimo satisfatório. Quando terminei, não podia negar que não havia a surpresa, mas tinha sido surpreendentemente decepcionante! Não vou contar detalhes porque alguns poderiam até gostar da historia e não quero estragar com spoilers.

    ResponderExcluir

  12. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    shopping.uol.com.br/e-book-reverso_2631732.html
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  13. Ai tenho que ler esse livro de novo, faz tanto tempo que li, lembro que não gostei tanto dele, achei um final um pouco denotativo.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!