30 de abril de 2015

Mentirosos - Resenha

Olá leitores, como estão?

Este é mais um dos livros que comprei lendo resenhas de outros blogueiros falando super bem dele e é óbvio que não resisti, Toda vez que muita gente fala bem, eu acabo comprando, mas começo a leitura com um pé atrás, pois 99% das vezes que comecei a ler um livro com muita empolgação, me decepcionei. Hashtag #quemnunca?!

Devo confessar para vocês que esse livro não me fisgou desde o começo, pois vários pontos na história pareciam não fazer sentido e já estava me sentindo perdidona na leitura. Porém, tudo mudou quando cheguei em uma parte do livro que esclareceu tudo e eu fiquei tipo "WTF?! Como assim?!" e não via a hora de terminar de ler e conversar com alguém sobre ele. Bom, agora a minha missão é convencer vocês a lerem o livro e, quando terminarem, virem discutir comigo sobre o ponto x da trama! rs






Título: Mentirosos

Autor: E. Lockhart


Editora: Seguinte


Número de Páginas: 272


ISBN: 9788565765480


Onde encontro? aqui, por R$22,90







Narrado em primeira pessoa, pela protagonista Cadence, a autora explora os sentimentos e dramas juvenis da garota que vive em uma família pra lá de complicada. Os Sinclair, tradicionalmente americanos, apenas se importam em serem vistos como ricos, bonitos e aparentemente perfeitos na sociedade. Todas as falhas da família são camufladas e tudo sempre tem que parecer estar bem. 

"O silêncio é uma camada protetora sobre a dor."

Em todos os verões, eles se reúnem na ilha da família (só pelo fato deles terem uma ilha, já dá pra perceber o quão ricos são...). Para Cadence, Johnny, Mirren e Gat, essa é a época do ano mais esperada para poderem ficar juntos no lugar onde eles consideram ser o mais especial do mundo. Os três primeiros são primos e Gat é apenas um conhecido da família, mas que está presente na vida de todos eles há muito tempo e que possui um romance um tanto quanto complicado com Cadence. Gostaria de poder descrever melhor os personagens, mas, se eu fizer isso, irei estragar o mistério da história :/

"Eu, Johnny, Mirren e Gat. A família se refere a nós quatro como os mentirosos, e é provável que mereçamos."

No verão dos quinze (idade da protagonista), Cadence sofre um acidente misterioso na ilha e faz com que ela tenha perda de memória seletiva, dores de cabeça que parecem nunca passar e, consequentemente, entra em depressão. Por dois anos, sua mãe a impede de voltar para o local e esses são os dois piores anos de sua vida, onde começa a querer doar tudo o que possui e fica esperando o contato de seus melhores amigos que em nenhum momento retornaram seus e-mails e cartas cheios de saudades e de relatos da loucura que a garota está vivendo após o acidente. 

"Pelo menor hoje. Vamos fingir que não sou confuso, vamos fingir que você não está zangada. Vamos agir como amigos e esquecer como aconteceu."

Assim que ela volta à ilha, no verão dos dezessete, sua enxaqueca só piora e ela começa a recuperar a memória até então perdida dentro dela. A partir desse momento, a leitura começa a ficar intensa e foi aí que não entendia quase nada da história, pois tudo ficara confuso. Porém, quando a memória de Cadence volta em um determinado ponto, no dia do acidente, tudo parece fazer sentido, você começa a ver as peças se encaixando e fica pensando o quão genial a autora conseguiu ser escrevendo uma história brilhantemente pensada. 

"Sempre faça aquilo que teme."

Quando eu terminei de ler o livro, fiquei louca para conversar com alguém sobre ele, mas infelizmente não tinha com quem conversar, pois nenhum amigo meu lera o livro e eu não poderia conversar sobre ele sem soltar algum spoiler. Escrever essa resenha está sendo um grande desafio, pois, acreditem, é quase impossível não revelar o clímax do livro. Tive vontade de enfiar o livro na cara das pessoas e implorar para lerem ele, pois assim teria como falar sobre.

"Seja um pouco mais gentil do que precisa ser."

Pensando nisso, a editora Seguinte criou um hotsite de Mentirosos, onde existe um fórum secreto para apenas as pessoas que terminaram de lê-lo poderem conversar a respeito. É obvio que entrei no fórum e essa foi a minha salvação, pois vi que muitas pessoas também ficaram chocadas com a genialidade presente no livro e que todos realmente ficaram boquiabertos com a história. Se depois de tudo isso eu não consegui te convencer nem um pouquinho para ler esse livro, vou me aposentar agora mesmo! Brincadeiras á parte, a leitura é mais do que recomendada para aqueles que estão esperando por uma leitura que, literalmente, te deixará com aquela expressão de "WTF?!" estampada no rosto por vários dias. 







7 comentários :

  1. Uauuu, Carol. Ok, você me convenceu. Sou uma pessoa muito desconfiada quando se trata de livros muito famosos ou adorados, já que muitas vezes me decepciono, pela companhia da elevada expectativa. Esse mistério todo me deixou curiosa :O

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente. Também fico com muitas expectativas quando sai um livro novo que todo mundo comenta e etc..

    Beijos

    Blog: http://todosteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Comprei esse livro esses dias, mas não cheguei a ler ainda por falta de tempo mesmo. Mas não vejo a hora de conhecer essa história =3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Caroline.
    Esse livro divide muito as opiniões,e então fico feliz que você tenha gostado. Eu tenho curiosidade sobre ele, mas aquela vontade louca de lê-lo já passou, sabe?
    Terminar um livro, ficar louco para conversar com alguém e não ter ninguém para conversar é enlouquecedor. Te entendo completamente.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Caroline,
    Li o livro esses dias e tbm gostei, mas não tanto assim
    Achei bem inesperado o momento WTF, mas acho que nao me impactou tanto assim pq nao rolou aquela conexão com os personagens, sabe?
    Mas ainda assim, foi um livro bastante surpreendente.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Carol.
    Desde que esse livro lançou no fim do ano passado eu só vejo aumentar as críticas positivas sobre o mesmo. Quero muito ler e criar minha própria opinião sobre a obra, espero que seja próxima a sua.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse livro!!! Me arrependi de não ter lido antes, mas foi legal porque não peguei spoiler nenhum e fiquei super chocada com o final. Passei por uma ressaca braba depois dele. Livro é livro, tem muita gente que amou como eu e tem gente que não gostou muito, a graça é essa.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!