12 de abril de 2015

Limites da fundação - Resenha

Olá leitores, como estão?

Dando continuidade à nossa série de resenhas sobre Asimov, vamos partir para o terceiro livro da série estendida da Fundação. Já resenhamos Prelúdio a Fundação e também Origens da fundação, e ainda existem mais dois livros após estes. O que irei resenhar hoje dá continuidade à história do mestre Isaac Asimov e chama-se Limites da Fundação.






Título: Limites da fundação

Autor: Isaac Asimov

Editora: Aleph


Número de Páginas: 408


ISBN: 
9788576571339


Onde encontro? aqui, por R$49,00
          







Limites da fundação é um livro um pouco confuso. Um pouco mais confuso do que os anteriores pelo menos, mas de todos eles é o que tem a história mais empolgante.

Neste livro abandonamos de vez todos os personagens que tínhamos em Origens e no Prelúdio, pois agora a história se passa 500 anos depois da morte de Hari Seldon, mais ou menos no mesmo período dos livros originais da Fundação, então se você já leu os livros originais, fica muito mais fácil de se localizar cronologicamente.

O que eu achei bastante interessante neste livro em particular é que, no início, nada faz sentido, ele começa com uma série de personagens aleatórios em situações aleatórias que começam a fazer sentido muito depois do meio da história, Coisas inexplicáveis acontecem que só vão ser explicadas no livro seguinte a este, Fundação e Terra, que também vamos resenhar aqui.

Em suma, é um ótimo livro, tem uma história empolgante, misteriosa, faz com que você pense sobre toda a série como sendo um único universo, e inclusive este livro introduz a ideia de que outros livros do Asimov como As Cavernas de aço, Os Robôs do amanhecer e outro livro que ainda não possui tradução (Pebble in the Sky), também fazem parte do mesmo universo, uma vez que personagens destes livros aparecem nos livros subsequentes da fundação.

Assim como toda a série Fundação, este livro não deixa a desejar, mas para entendê-lo bem é necessário ler os demais. Sozinho ele não é muito interessante, porém em conjunto com os demais livros da série (lidos em sequencia) ele se torna uma peça extraordinária da ficção cientifica.



Até a próxima!

4 comentários :

  1. Oi, Lucas.
    Ainda não conferi a leitura de nenhum dos livros do autor, mas que excelente saber que no início nada faz sentido, mas depois tudo se encaixa.
    Quero muito ler.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lucas,
    Agora, ao ler sua resenha, me pareceu que você estava descrevendo Silo, um livro publicado pela Editora Intrínseca. Li o livro ano passado e a impressão que tive foi essa que você comentou, de que os personagens eram aleatórios em circunstâncias aleatórias, só que as coisas não demoraram tanto tempo assim para fazer sentido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucas, tudo bem?
    Acho livros de ficção cientifica bem engenhosos, mas eles nunca me chamam muito a atenção, talvez por uma certa dificuldade minha em entender o contexto. Mas o livro parece ser interessante, quem sabe depois eu dê uma chance.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lucas! Oi, Carol!

    Tenho lido muitos comentários positivos sobre essa série e isso chamou minha atenção.
    Achei a premissa bem interessante, apesar de confusa em algumas partes. Por gostar de ficção científica, eu acredito que também iria apreciar a leitura.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!