21 de abril de 2015

A Revolução dos Bichos - Resenha

Olá leitores, tudo bem?

Há muito tempo fiquei curiosíssima para ler "A revolução dos Bichos", de George Orwell. Demorei um tempinho para comprá-lo e quando finalmente comecei a leitura, empaquei um pouco por conta da correria da escola e do curso. Acabei finalizando a leitura nessa semana e aqui está a resenha dele pra vocês!






Título: A Revolução dos Bichos

Autor: George Orwell


Editora: Cia das Letras


Número de Páginas: 152


ISBN: 8535909555


Onde encontro? aqui, por R$22,55







Antes de tudo, queria dizer que este livro não é aquele tipo de leitura que vai fazer você viajar numa história; ele é super crítico e provavelmente te fará refletir muito. O “conto de fadas” me levou a pensar em situações até mesmo do cotidiano, e a forma que é narrado, ás vezes com um certo tom de sátira e ironia, te faz dar aquele sorrisinho de canto de boca enquanto você lê.

"A Revolução dos Bichos" se passa na Granja do Solar, onde os animais não são devidamente tratados e alimentados pelo dono, o Sr. Jones. Tudo começa quando Major, o porco mais velho (e muito respeitado) da Granja, reúne todos os animais para uma reunião: trata-se da revelação de um sonho que tivera na noite anterior, visando a liberdade e as devidas condições aos animais da granja.

“Tão logo apagou-se a luz do quarto, houve um silencioso movimento em todos os galpões da granja. Correra, durante o dia, o boato de que o velho Major, um porco que já fora premiado numa exposição, tivera um sonho muito estranho. Na noite anterior e desejava contá-los aos outros animais (...) O velho Major (chamavam-no assim, muito embora ele houvesse concorrido na exposição com o nome de “Belo de Willingdon”) gozava de tão alto conceito na granja que todos estavam dispostos a perder uma hora de sono só para ouvi-lo.”

Quando Major faleceu, poucos dias depois, os animais foram atrás da tal da revolução, onde depois de muita luta, expulsaram Sr. Jones da Granja do Solar, que agora seria então, a Granja dos Bichos. Os ensinamentos do velho Major formaram uma nova linha de pensamento: o Animalismo. Então, os animais criaram mandamentos de fácil entendimento para todos os bichos.

Os sete mandamentos:
  1. Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
  2. O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
  3. Nenhum animal usará roupas.
  4. Nenhum animal dormirá em cama.
  5. Nenhum animal beberá álcool.
  6. Nenhum animal matará outro animal.
  7. Todos os animais são iguais.
A partir deste sistema igualitário, surge uma frase marcante: “Quatro pernas bom, duas pernas ruim.”

Apesar de todo o orgulho dos próprios animais por terem conseguido alcançar a tão sonhada liberdade, nota-se que aos poucos essa ideia de igualdade começa a se esvair. E é aí que vemos o lado crítico do livro. É notável a sátira feita a ditadura stalinista, mas também podemos ver muitas atitudes e personagem que podem se assemelhar a fatos ocorridos atualmente, no nosso próprio país. Tenho certeza que em pelo menos UM trechinho, você verá isso.

“Qualquer um que conheça um pouco a história da Revolução Russa já terá percebido as semelhanças. E Orwell ainda fez o possível para sublinhar e enfatizar alguns paralelos.”

A leitura flui muito bem e é leve, você lerá rapidinho e não vai achar que algumas partes são entediantes e tudo mais. É tudo narrado de forma rápida, sem muita enrolação e de forma direta. Recomendo a leitura para leitores de qualquer idade ou sexo que estejam buscando por uma história fácil que tenha um lado mais “real”, e não apenas fantasia. Achei que a forma que Orwell concluiu o livro foi muito impactante e não vejo como poderia ter sido melhor.



3 comentários :

  1. Me lembro que no fundamental em uma das minhas aulas, esse livro foi passado. É bem comum passarem o livro nas escolas, e importante essa ideia que juntos somos mais fortes do que separados. Preciso até reler pra saber como vai assimilar depois de tanto tempo tendo lido.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mylena,
    Já li esse livro duas vezes e acho simplesmente fantástico. Quero ver se consigo reler esse ano.
    Apesar de toda reflexão que o orwell conduz o leitor, é incrível com a narrativa é fluída, né?
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muito falar deste livro. Vejo ele em quase todas as bibliotecas que frequento. Um amigo o colocou como um dos melhores que leu ano passado. Muito legal a resenha!

    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!