11 de março de 2015

Origens da fundação - Resenha

Olá leitores!

Mais uma vez com Isaac Asimov vamos começar nossa resenha do dia! Desta vez falo de Origens da Fundação, o livro seguinte à Prelúdio à fundação. Vamos lá?!






Título: Origens da fundação

Autor: Isaac Asimov

Editora: Aleph


Número de Páginas: 408


ISBN: 
9788576571766


Onde encontro? aqui, por R$43,20
          







Este livro, diferente de Prelúdio à fundação, já é mais uma narrativa sobre termos gerais, focado na construção e concepção do "plano de 1000 anos", o nome artístico do plano de Hari Seldon para a reconstrução do império galáctico.

Nesse contexto uma série de outros personagens novos aparece, fora os que já estão no primeiro livro. E além dos personagens novos você pode perceber a evolução dos já existentes desde o livro anterior até o fim deste, tendo narrado cerca de 20 a 30 anos da história de Seldon, este conto junta diversos outros personagens de outros livros pela última vez, ou seja, personagens que aparecem em livros diferentes aparecem neste aqui também, mas é como se fosse uma despedida.

Assim como os demais, há vários ensaios sociais neste livro também, o que nos outros foi focado mais em religião e comportamento, aqui é algo focado mais nas ações do povo em sociedade, há uma atmosfera de decadência do império já no inicio do livro, o que não havia em Prelúdio, por isso é muito mais evidente que as previsões que Seldon fazia acabavam por se tornar realidade.

O livro tem várias reviravoltas, momentos onde você consegue perceber diversas semelhanças com os outros livros, porém não tantas semelhanças com o próprio livro anterior, pois novos assuntos começam a se desenvolver e novas teorias vão sendo criadas. Os personagens vão narrando seus pensamentos por pontos de vistas diferentes, as vezes um personagem acaba por chutar o que o outro está pensando e no capítulo seguinte o próprio personagem expõe suas ideias.

A minha impressão do livro é que ele se desenvolve muito rápido. Por se tratar de um período longo de tempo, no início você está acostumado com uma situação e logo depois esta situação já não existe mais, porque se passaram vários anos, o cenário está todo mudado, é necessário muita atenção se você quiser ler. Mas aconselho que os dois livros sejam lidos em seguida, tanto Prelúdio quanto Origens se passam antes da trilogia original, e tem vários pontos em comum.

É um excelente livro, mantenho minha opinião sobre toda esta série ser a melhor série escrita de todos os tempos!


Abraços,



10 comentários :

  1. Oii!!!

    É a segunda resenha desse livro que leio hoje, e sempre com pontos positivos da obra. Não sei se conseguiria ler, porque não gosto muito do gênero política, tanto real quanto fictícia. Mas muitas pessoas gostam, e acho que essa história vai ser mais um sucesso do autor.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  2. Oi, Caroline!
    Não conhecia o livro. Parece ser bom.
    Sei bem como é essa semelhança com outros livros. Talvez, caso eu leia este livro, isso me incomode.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Tenho mt vontade de ler essa série, mas cade o tempo? rsrsr
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Olá Lucas,
    Recentemente tenho me visto mais envolvida em leituras que critiquem nossa sociedade, fictícia ou de maneira real. Ainda não conhecia essa 'série'. Fico feliz de saber que é considerada a melhor pra você .

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não conhecia essa série, e confesso que não acho que faça muito meu estilo, mas é sempre bom dar uma arriscada. Ficou bem explicativa sua resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Meu inverno em Zerolândia", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas!

    Eu não conhecia o livro - assim como o anterior - e admito que mesmo você falando bem dele não tive vontade de lwr :/

    Sabe, o gênero me agrada, mas a história por trás das capas não me deixam curioso .-. Mesmo assim, adorei a resenha! ^^

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/2015/03/parceria-leila-kruger.html

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lucas.

    Já li algumas resenhas desse livro e sinceramente ele não atraiu a minha atenção. Então essa leitura eu passo e deixo para os fãs do Asimov.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas entrou pra minha lista
    Beijinhos Altos e Baixos s2

    ResponderExcluir
  9. OI Lucas Asimov é um gênio, li apenas o primeiro volume de fundação, preciso dar continuidade. Sua resenha fez me lembrar o quanto é bom!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lucas.
    Esse livro é um dos mais famosos e o autor também o é. Embora muitos não conheçam e nem tenham lido.
    Que bom que você também gostou. Asimov sempre surpreende.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!