7 de março de 2015

Especial Dia da Mulher!

Oi pessoal, como estão?

Primeiramente, "Feliz Dia da Mulher" para todas as leitoras do blog! 

Sabemos que existe uma história por trás desta data, que não é apenas algo aleatório, como o "dia do pão" ou qualquer outro desses absurdos que encontramos em um calendário (tá aí algo legal de se pesquisar na internet: datas comemorativas no Brasil. Garanto que você vai encontrar cada coisa sem sentido e vai dar muita risada!). Mas, a questão é: ser mulher vai muito além de ter uma dia só nosso!




Estava pensando sobre o que trazer para vocês neste dia. Pensei em fazer algo com personagens mulheres dos livros ou até mesmo escritoras que realmente são um exemplo para nós, mas desisti de fazer isso, pois muita gente já deve ter pensado neste tipo de post rs. 

Decidi então fazer um texto sobre o que é ser mulher, mas quando me deparei com algo de uma das minhas escritoras favoritas, Martha Medeiros, sabia que eram exatamente as palavras dela que deveria apresentar para vocês. 

"Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar o nosso poder de sedução para encontrar "the big one", aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais. Uma tarefa que dá para ocupar uma vida, não é mesmo? Mas além disso, temos que ser independentes, bonitas, ter filhos e fingir, às vezes, que somos santas, ajuizadas, responsáveis, e que nunca, mas nunca, pensaremos em jogar tudo para o alto e embarcar num navio pirata comandado pelo Johnny Depp, ou então virar loura e cafetina, sei lá, diga aí uma fantasia secreta, sua imaginação deve ser melhor que a minha.
Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascinante. 
Todas as mulheres estão dispostas a abrir a janela, não importa a idade que tenham. Nossa insanidade tem nome: chama-se Vontade de Viver até a Última Gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só sendo louca de pedra."

Este texto faz parte do livro Doidas e Santas, da Martha, e ele é um dos meus desejos literários no momento. Eu não sei como explicar isso, mas amo as palavras dela, pois são muito reais e, ao mesmo tempo, bem divertidas! Não tem nada que ela escreveu aí  que eu não tenha concordado! 

Sim, somos todas loucas! Pode ser difícil de confessar, mas somos os seres mais difíceis de compreender e de lidar em todo o universo. E o pior de tudo é que temos orgulho disso, pois somos únicas! 

Agora, vamos para um lado de reflexão: Por mais que seja super legal as pessoas reconhecerem essa data, virem dar os parabéns (que eu acho bem bizarro...) por sermos mulheres, acredito que o presente ideal para ganhar nesse dia seria o respeito por parte da sociedade conosco. Podem falar o que for, que a mulher já conquistou muita coisa se comparado há um tempo, mas ainda temos muito o que conquistar e respeito e é a principal delas!

Espero que tenham gostado deste post mais diferente dos que eu faço por aqui! rs

Ps. A ilustração acima é da magnífica Anna Ismagilova! Se você curte essa pegada aquarela nas ilustrações, não deixe de conferir o trabalho dela. 

Beijos, 

16 comentários :

  1. Oi, Caroline! Achei bem bacana a sua homenagem para o dia das mulheres, o texto da Martha Medeiros e a ilustração do post! :) Hoje vi uma mensagem bem legal em homenagem ao dia das mulheres também escrita por uma autora: a Clarice Freire! Enfim, adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia nosso, que na verdade é hoje e o tempo inteiro! ♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  3. Essa ilustração tá linda. E sim, somos todas loucas, difícil de se entender, mas é isso que nos torna especiais
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, adorei seu post, feliz dia da mulher para todas nós!! Gente eu preciso desse livro da Martha, adorei o trecho que você colocou aqui, me deixou com mais vontade de ler o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Caroline!
    Adorei o texto e a ilustração!
    Gente, quem não gostaria de ir para um navio pirata com o Johnny Depp?? *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Hey Carol, que texto legal. Na parte que ela fala: 'Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações', eu fiquei aqui pensando em várias mulheres hehehe Como vc disse, tem tanto "dia" no Brasil (dia do pão que o diga...) que acaba que nem sabemos a origem de cada um!
    Bjos :*

    ResponderExcluir
  7. Parabéns para nós. Adorei as palavras e super concordo. Tem horas que nem eu me reconheço. Eu penso nossa acho que sou louca hehe. A ilustração é bem legal também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá, Caroline! Eu também não me sinto confortável desejando parabéns, ainda mais quando a gente para para pensar o quanto ainda falta para chegarmos onde queremos! Mas por outro lado, os parabéns são necessários, é a nossa forma de dizer uma a outra: ei, eu conheço a sua luta também, vamos lutar juntas!
    Ótimo post! Beijos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a postagem.
    Adoro, também, os escritos da Martha Medeiros, ela sabe o que dizer.
    A questão do parabéns é realmente meio complexa. O ideal seria ganhar respeito, não parabenização.


    ResponderExcluir
  10. E você acredita que ainda tem gente falando merda nas redes sociais sobre esse dia. Que mulheres são frescurentas e que não deveriam ter esse dia e blá blá blá! Li um comentário em uma postagem desse tipo dizendo que "mulheres deveriam trocar de papel com os homens e ir trabalhar e pagar as contas e os homens fazer igual as mulheres e ficar em casa fazendo nada". UM ABSURDO sem tamanho!!! Como se hoje em dia as mulheres não criassem seus filhos sozinhas, sustentando a casa sozinhas enquanto muitos pais simplesmente somem da vida de seus filhos, assim como o meu fez!
    Mas absurdos à parte, acho importante que todos saibam a história das mulheres ao longo dos anos e a luta que foi e ainda é para que tenhamos direitos iguais!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!
    Lindo texto. Falou muito bem. Dia da Mulher é no geral, todo dia. Vocês não querem presentes, mas respeito, pelos 365 dias *-* Vocês são guerreiras e batalhadoras, e pessoalmente acho que a mulher tem muito mais coragem que certos homens. Merecem sim valorização. Sempre!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Oooi,

    Atrasadinho, mas eu gostei muito do seu post. Como a Tici disse, ainda falta muito, mas já estamos nos colocando no nosso espaço.
    Simm eu sou louca, mandona e me identifiquei HAHAHAH

    A Ilustração é incrivel!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Caroline, tudo bem?
    Concordo, somo todas loucas mesmo, mas cada uma com um tipo de loucura bem unica, e por vezes coletiva rsrsr.
    e você disse tudo, acho que o melhor presente seria o respeito, algo que está em falta ultimamente.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bacana o texto. Realmente somos difíceis de entender, e respeito principalmente dos homens seria muito bom, mas na sociedade machista na qual vivemos é difícil, infelizmente ainda somos vistas como seres inferiores. Acho ridículo coisas bobas como o homem com cabelos brancos ser charmoso, e a mulher relaxada velha. São muitas coisas impostas que engolimos.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes & beleza

    ResponderExcluir
  15. Oiii, Em primeiro lugar quero parabenizar vocês mulheres bem atrasado mas de coração kkk, essa é a segunda postagem que vejo sobre o dia das mulheres, mas gostei bastante, é sempre bom relembrar o que aconteceu no passado...
    Abçs

    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Ótimas escolha de texto. Toda mulher é meio louca mesmo, principalmente quando se torna mãe. Hahahaha
    Que o 08 de março seja apenas um lembrete da nossa luta diária, pois muitos esquecem que todo dia é dia da mulher. Todo dia acordamos e lutamos com unhas e dentes pelo nosso espaço na sociedade e pela igualdade de gêneros. Não somos apenas parideiras e donas de casa, somos muito mais. :)

    Feliz Dia da Mulher (atrasado).

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!