18 de janeiro de 2015

O Silmarillion - Resenha

Olá leitores! Como estão?

Depois de muito tempo esperando para ler este livro, finalmente tomei coragem de cair dentro do universo da Terra Média e resolvi ler e resenhar para vocês O Silmarillion, do grande mestre J.R.R Tolkien.







Título: O Silmarillion

Autor: J.R.R Tolkien


Editora: Martins Fontes

Número de Páginas: 480 (A história vai até a 337)


ISBN: 
9788578274887

Onde encontro? aqui, por R$37,89
          






Minha história com esse livro é um pouco interessante. Eu comecei a lê-lo quando era bem novo, por volta dos 15 anos, mas de fato a leitura é um tanto quanto pesada, são muitas narrativas e poucas palavras, até que um dia eu resolvi abandoná-lo. Passaram 5 anos desde aquele dia e eu, ao rever as histórias da Terra Média nos cinemas mais uma vez com O Hobbit, decidi voltar a ler mas dessa vez até o fim.

Quando você começa a ler este livro, nada faz muito sentido, mas você tem que pensar que este não é uma história em primeira ou em terceira pessoa, com um heróis e um vilão que vai seguindo sua jornada, mas este é, na verdade, um relato, um narrador contando as diversas lendas e contos de todas as Eras da Terra Média desde a sua criação até o seu final. Por esse motivo O Silmarillion é tido como uma espécie de bíblia de Tolkien, pois este conta literalmente tudo que uma pessoa deve saber sobre o mundo fictício criado pelo professor britânico.

O livro é dividido em 5 partes:

  • Ainulindalë - A Música dos Ainur
  • Valaquenta
  • Quenta Silmarillion - A história das Silmarils
  • Akallabêth - A queda de Númenor
  • Dos anéis de poder e da terceira era

Os capítulos são realmente bem grandes, muitos deles tem mais de 100 páginas, muitas narrativas em parágrafos e conversas escassas, porém uma grande história para contar. 

A primeira parte conta sobre a criação do mundo de Tolkien pela música dos seres chamados Ainur. Em minha opinião este é o segundo melhor capítulo do livro, perdendo apenas para o último, pois ele mostra o surgimento de tudo naquele mundo. 

Já o segundo capítulo é a visão do mundo de Eä (Terra) segundo os Valar que são os deuses. Este é um pouco mais complicado porque, como é esperado de Tolkien, ele começa a te bombardear com milhares de nomes complicados para tudo, o que foi minha maior dificuldade em  todo o livro, guardar todos os nomes que eram apresentados.

No terceiro capítulo, o principal, você percebe que toda a história só foi construída para que esse relato pudesse ser contado, ele tem quase 200 páginas e conta tudo sobre a guerra das Silmarils (que eu não vou dizer o que são para deixar todo mundo curioso), é um capítulo cheio de ação e aventura, porém complicado de ler.

Nos dois últimos o livro se aproxima do que a gente já ouviu falar no Senhor dos Anéis (que se passa por volta deste tempo) e ai você começa a perceber uns nomes mais familiares tipo Mithrandir (não conhecem? Que tal Gandalf? Pois é, são a mesma pessoa), Aragorn, Saruman, Frodo e etc. Aqui você fica menos perdido na história e mais a par dos assuntos.

Em geral, é um excelente livro, mas não é para os fracos de coração. Vocês precisarão voltar muitas vezes as páginas para poder reler alguns relatos do passado para poder entender os capítulos futuros e recapitular nomes que você com certeza vai esquecer. Porém se você já leu outros livros de Tolkien e se apaixonou pela Terra Média assim como eu, não pode deixar de ler este! Agora, se você ainda não leu nenhum livro de Tolkien, não comece por este! 

Abraços.
Lucas.


10 comentários :

  1. OMG só pela sua resenha vi que não teria paciência para lê-lo teria que voltar sempre as paginas para entender melhor hahah
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Lucas
    Amo Tolkien, e sempre indico aos amigos que comecem pelo livro O senhor dos anéis, para depois se aventurar em outras obras do autor.
    Por incrível que pareça, ainda não li este e O hobbit, por pura falta de tempo para encaixar a leitura na minha pilha, mas deste ano não passa.
    ótima resenha
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro...mas pelo que li parecer ser bom!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucas!
    Eu não tenho vontade de ler esse livro justamente por causa da narrativa pesada que você comentou... Para mim já foi difícil ler os 3 Senhor dos Aneis. Esse eu passo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Já assisti aos filmes, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada do Tolkien. Preciso mudar isso, sem dúvidas.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Tenho curiosidade em conhecer mais obras do autor. Aliás, dizem que a biografia dele é maravilhosa pra ler. Vou tentar desvendar essas obras em breve. Não tem como negar que o escritor é mestre da imaginação! :)

    Beijo, beijo - megsarmybookclub.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eii , tudo bem?
    Eu nunca li nada do Tolkien. E, pela resenha, não acho que tá fazendo falta. Não sei se conseguiria gostar!
    Beijo

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Lucas, nunca li nada do Tolkien, pretendo ler claro, mas daqui um tempo, sinto que não é meu momento para ele ainda!
    E parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  9. Esse autor é super famoso e talentoso
    Mas ainda não tive coragem de pegar nenhum livro dele para ler rs rs

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sempre dizem como é difícil ler Tolkien. Eu pretendo me aventurar em breve pela Terra Média e já que você dá a dica de não começar por este, pretendo começar pelo Hobbit, o que acha? E capítulos com mais de 100 páginas? O vício de "só até o próximo capítulo" vai ser exterminado com esse livro haha.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!