3 de janeiro de 2015

As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender - Resenha

Olá leitores, como estão?

Recebi "As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender", de Leslye Walton, de cortesia da Editora Novo Conceito, parceira aqui do blog. O nome do livro me chamou muita atenção, pois, além de ser um dos mais longos que já vi, também diz muito a respeito da história.

Não fazia nenhuma ideia de com o que iria me deparar ao iniciar a leitura, apenas sabia que tinha drama e uma fantasia envolvida. Não gosto muito de ler sinopses, pois acho que, ao mesmo tempo que algumas revelam muito da história, outras enganam muito a respeito dela, e outra, também gosto de um mistério! Então, iniciei a leitura às cegas.







Título: As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender

Autor: Leslye Walton


Editora: Novo Conceito

Número de Páginas: 304


ISBN: 
9788581635941

Onde encontro? aqui, por R$17,51
                                                          







Confesso que este não foi um livro fácil de ler. Logo nas primeiras páginas já tive vontade de desistir, por ter uma narrativa bem lenta, e só não o fiz porque resolvi pesquisar resenhas sobre ele e ver o que as pessoas estavam dizendo. Duas das resenhas que eu li falavam super bem do livro, então decidi terminá-lo.

O livro é narrado por Ava Lavender, um personagem que tem de tudo para ser uma menina normal a não ser por ter nascido com um par de asas de pássaro. Seu irmão gêmeo, Henry, só começara a falar na adolescência e, mesmo assim, não eram palavras normais, mas sim coisas que pareciam nem ter sentido. Para a família de Ava, tudo isso estava dentro de sua normalidade, tendo em vista as coisas estranhas que vem acontecendo em cada geração. Porém, a mãe de Ava decide mantê-la escondida da sociedade, pois teme a reação das pessoas com a garota, então ela quase que não aproveita a sua infância e adolescência do jeito que todas as outras pessoas um dia aproveitaram.

Ava tenta procurar respostas a respeito de sua situação revirando gerações da família Roux, em meados do século XX, quando seus bisavós ainda moravam na França. Logo no começo do livro, eles estavam se mudando para os Estados Unidos a procura de uma vida melhor e, desde então, muita coisas trágicas aconteceram, principalmente com Emilienne (sua avó), e seus dois irmãos, Margaux e Pierette, que acabam falecendo por ironia do destino.

Então, Emillienne segue sua vida com seu marido em Seatle, onde eles abrem uma padaria no bairro em que moram. Emillienne tem fama de bruxa, por sentir coisas que algumas pessoas não sentem, e a vizinhança a evita ao máximo, apenas respeitando o marido. É lá que a avó de Ava dá a luz à sua mãe, Viviane Lavender, O problema é que o marido de Emilliene morre tragicamente e deixa as duas sozinhas no mundo, a esposa com o coração mais partido do que nunca e com a padaria servindo de sustento.

Tempos depois, é Viviane quem engravida de Jack, um cara que partira seu coração quando a trocou por uma garota da faculdade. Viviane então tem que criar Ava e Henry sozinhos, protegendo a garota do mundo e também de vários fiéis que alegam a garota ser um anjo vindo dos céus.

Até o nascimento dos gêmeos, dá quase metade do livro. E a história que sucede este fato não é muito legal, e sim cheia de drama, tragédia e melancolia. Me senti confusa em várias passagens, pois são vários os personagens que temos que conhecer e lembrar da história de cada um para então relacionar posteriormente com Ava. Gostei muito da criatividade da autora em narrar os fatos, pois ela sabe muito bem como manipular sentimentos a respeito da história. Em certos momentos, eu me peguei dando risada da tragédia dos personagens e até me senti mal! É sério rs

Enfim, é difícil falar deste livro. Na verdade, não sei exatamente como me sinto a respeito dele, principalmente depois de ter lido o final, que é pra lá de frustrante! Eu juro que só não joguei o livro longe assim que terminei a última página porque não faço isso, mas enfim, só por ter compartilhado esse quase ato com vocês, creio que dá pra ajudar na decisão de ler ou não ler.

Dei 3 estrelas para o livro, pois de tudo ele não é ruim, mas não chega a ser o tipo de leitura que eu indico.

Beijos,
Caroline.




20 comentários :

  1. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro, mas para ser sincera não fazia a mínima ideia sobre o que falava *-* já sei que não o lerei tão cedo, não parece ser muito legal e não estou muito a fim de ler livros lentos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro. Parece ser realmente muito bom. E que nome grande esse, hein? Rs

    Beijos.
    http://tendenciadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bom?
    Só hoje é a segunda resenha que leio desse livro e as duas apontaram vários problemas na narrativa. Eu achei interessante a questão das asas na protagonista, mas não consegui compreender toda a proposta da história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li outras pessoas "reclamando" do livro e tal, e confesso que desanimei um pouco para ler, sabe? Normalmente isso não me influencia, mas só quando a trama me deixa curiosa para conhecer a obra, o que não foi o caso desse livro. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Feliz 2015!
    Para ser sincera, a capa eu achei linda, mas o enredo não me agradou tanto...

    Beijão! Sucesso!!

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie Caroline! ^^
    Não havia escutado falar desse Livro mas fiquei para lá de interessada!
    Não me importo da história do Livro ser lenta, mas eu gosto muito quando dentro do Livro conhecemos a história de cada personagem, porque é importante para algo que vai acontecer futuramente! E nesse momento eu fico pensando o que vai acontecer!?
    Já deu para notar que o final foi frustrante, mas darei uma chance! Vai que eu goste! :)
    Anotado aqui na minha lista! *-*

    Beijinhos e até! ^^
    Adorei seu Blog! <3
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Livro melancólico... Gosto não! Me chame de fútil, mas eu estou em um momento romances históricos com finais felizes gente! Magoas, por hora, pulo fora.

    Parabéns pela resenha sincera!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Achei linda a capa desse livro. E gostei bastante da resenha, o que me fez acrescentar o livro na minha lista. "Obrigado"
    Ps: seguindo aqui.
    Bjoo.
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Carol!
    Eu também não curto livro muito melancólicos, então não sei se gostaria desse livro!

    Beijos,

    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. A sua é a segunda resenha que leio desse livro e sua opinião foi bem diferente da outra que eu li. Não sei se quero ler esse livro, ainda estou na duvida. Talvez se ganhar ele eu leia, mas acho que não irei comprar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oie Carol
    minha curiosidade com o livro, é justamente o título imenso rs
    Mas meio que brochei depois da sua resenha. Eu pensava algo completamente diferente do livro, mas vou dar uma chance (só espero que eu não tenha vontade de jogar na parede rs)
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da sua resenha, e não conhecia esse livro hah
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Caroline! Tudo bem? Pena que o livro não foi tão espetacular para você :/
    Eu ainda não li "As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender", mas além do título que me fisgou logo na primeira vez que o li, a sinopse também me deixou bem curiosa e eu criei certas expectativas com relação a trama. Ainda não li muitas resenhas sobre a trama, mas percebi que as opiniões estão bem divididas, gosto do fato da história misturar melancolia, drama e tragédia, como você disse, mas tenho medo de não curtir a maneira como a autora a conduz. Espero que minha experiência seja mais positiva, de qualquer forma, curti a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem??? hahha, jogar o livro na parede. sei bem que vontade é essa. eu as vezes jogo na cama, é menos violento, kkkkk
    Também acredito que eu não ia curtir a leitura, então eu passo adiante....
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Confesso que tinha gostado da sinopse, mas aí você disse que o final era frustrante e eu desanimei. :( P.S.: A capa é muito linda!

    Beijão!
    Boneca de Pano Rosa

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carol!
    Adorei a capa desse livro, é fofinha <3 Confesso que a história não me chamou atenção, ainda mais pela narrativa me parecer lenta.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, esse é um livro que já vi resenhas positivas e negativas, eu não sei se eu leria ele, pois a premissa não me chamou a atenção também... mas quem sabe um dia né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee, tudo bem?
    Amei a capa desse livro, mas gostei muito da sua resenha, mas acho que não vou ler, odeio finais frustrantes :(

    Beijos da Di ❤
    Parte de Minha História

    ResponderExcluir
  19. Oi, Caroline! :)

    Achei o título e a capa bem instigantes, mas a história em si não chamou minha atenção - especialmente depois de saber que o final foi frustrante (que pena!).

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. ***SPOILER***
    Acho uma pena que vc não tenha gostado, eu li e amei. Fiquei um pouco confusa com o final. Primeiro achei que ela havia se suicidado e acho que você tambem pensou isso, mas depois cheguei a conclusão de que ela usou apenas uma metáfora para dizer que estava livre e que desejava seguir em frente (provavelmente com Rowe).

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!