16 de setembro de 2014

Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Olá leitores, como estão?

Esta é uma situação na qual já pensei várias vezes se iria acontecer ou não: eu resenhar um livro da Paula Pimenta no blog! É sério! Estou para conhecer a narrativa da Paula há um tempão, com alguma de suas séries famosas, mas isso não aconteceu exatamente do jeito que eu esperava (ou pelo menos não com o livro que eu esperava, haha).

Comprei o Princesa Adormecida também na Bienal (mais um, vão fazendo a soma...), pois no stand da Galera Record estavam fazendo uma promoção com descontos progressivos e então decidi levá-lo, com 30% de desconto. Um bom negócio, certo? Pois bem, comecei a leitura dele na semana passada e terminei rapidinho até. Quer saber o que achei da história e, principalmente, da escrita da Paula? Confiram abaixo!







Título: Princesa Adormecida

Autor: Paula Pimenta
 

Editora: Galera Record

Número de Páginas: 192


ISBN: 
9788501034205

Onde encontro? aqui, por R$14,00
                                                          





Princesa Adormecida é uma releitura, com aspectos da atualidade, de um dos meus contos de fadas favoritos: a Bela Adormecida. No decorrer desta resenha, você vai notar a comparação de um personagem de Paula com um da história original, ponto que, na minha opinião, foi bem bolado pela autora.

Tudo começa com o nascimento de Áurea Roseanna (princesa Aurora?), fruto de um grande amor entre dois jovens da realeza de um pequeno reino chamado Liechtenstein. A história dessa família tinha tudo para ter um final feliz, mas é claro que não foi isso o que aconteceu logo no início. Marie Malleville (Malévola?), uma mulher completamente apaixonada pelo rei, decidiu se vingar do casal sequestrando Áurea no dia de seu batizado. O plano dera errado, pois conseguiram salvar a garota, mas infelizmente a vilã acabou sumindo. O problema é que, desde então, a família real começou a receber ameaças de Malleville e uma triste decisão teve de ser tomada: mandar Áurea para o Brasil, para morar com os seus três tios (fadinhas?), e simular a morte dela, para tentar dar uma vida "normal" a garota, no anonimato e longe de tudo isso.

No Brasil, Áurea assume a identidade de Anna Rosa e, com 16 anos, ainda vive com os seus tios debaixo de uma super proteção onde eles não a deixam fazer nada que envolva coisas do tipo conversar com estranhos ou nem mesmo sair com suas amigas do internato onde estuda. É claro que por causa disso, ela é super ingênua e não vê maldade em quase nada, apenas fica sonhando em encontrar o seu grande amor e poder um dia ter uma vida normal de adolescente, como as suas amigas. Quanto ao seu passado, não lembra de muita coisa, pois era muito pequena, e, ás vezes, pensa que toda essa história de pertencer a realeza é fruto de sua imaginação. Quem dera se fosse isso...

Pois bem, no dia de seu aniversário, suas amigas decidem levá-la para sair, escondida, claro, e vão parar em uma festa, onde a garota conhece a DJ Cinderela (fada madrinha?), que diz que um dia ela encontrará um garoto que a ame, e que ele aparecerá quando ela menos esperar. E não é que ela estava certa? No dia seguinte, Anna começa a receber mensagens de um garoto misterioso, Phil, e é aí que a história realmente começa, na minha opinião. Anna finalmente vê um mundo de possibilidades se abrir a sua frente e o seu mundo virar de ponta cabeça.

Não vou mais falar nada sobre a história, pois não quero arriscar e acabar dando algum spoiler por aqui, ok? Agora, vamos as opiniões. Primeiramente, devo dizer que este é um livro juvenil, portanto, não posso julgar que ele é bobinho, nem nada do tipo, pois ele é muito bom se for comparado aos outros livros do gênero. Realmente, a Paula escreve super bem, com uma narrativa leve e gostosa de se ler. O meu problema mesmo é que não consegui me envolver muito com a personagem principal e nem com a história em si, pois, como disse, não pertenço mais ao grupo de leitores juvenis.

Li em outras resenhas que alguns leitores não gostaram do jeito inocente de Anna, mas, cá entre nós, Aurora também era assim! E outra, a garota não tinha nenhum contato com nenhum menino, então é claro que iria se derreter pelo primeiro garoto que lhe dissesse coisas bonitas. Então esse foi um ponto que não me incomodou nem um pouco, pois faz parte de todo o contexto da história.

Devo destacar outro ponto positivo do livro, que foi a diagramação dele. Em suas páginas, podemos encontrar cartas, notícias de jornal, mensagens de texto... o que acredito que foram fundamentais para a interação do leitor com a história. Nota dez para a editora neste quesito.

Agora vem a parte mais difícil, que é avaliar o livro. Não indico ele para as garotas mais velhas, que estão acostumadas a ler livros new adult, pois com certeza este não lhes agradaria, a não ser que queiram ler algo para lembrar da infância e de contos de fadas. Entretanto, indico sim para as garotas mais novas, pré-adolescente, pois com certeza irão se deliciar com a história. Sendo assim, a classificação geral vai ser feita pensando neste segundo grupo de pessoas, ok?

Beijos,
Caroline.

15 comentários :

  1. Eu pertenço ao grupo de leitores juvenis, mas a leitura não rolou para mim. Não consegui me envolver com a história, com o drama todo da protagonista, infelizmente. Mas eu percebo que as outras garotas tooooodas amaram o livro, então a indicação é realmente muito válida <3

    Beijão, Carol!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu li. Gosto muito da Paula, todos os livros que li dela gostei bastante, e com esse não foi diferente, tem essa questão de ser para meninas mais novas mesmo, mas ah, me encantei com a estória mesmo, gosto dessas coisas de contos de fadas, até porque ainda acredito em príncipe encantado (rsrs). Já sobre o jeito inocente da Anna Rosa também gostei, acho que sou meio como ela.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ei Carol

    Eu gosto muito da Paula, mas não gostei desse. E nem é o problema de ser juvenil, realmente para nós não é a mesma coisa, pq eu adoro Minha vida fora de série e a protagonista é bem novinha. Achei foi muito sem graça, não gostei da menina e achei um pouco forçado tbm as situações.
    Mas q bom que vc gostou, vc precisar ler FMF. ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  4. amo os livros da Paula <3
    http://radiacaolunar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Li esse livro mês passado e foi meu primeiro contato com a escrita da Paula Pimenta.
    O ponto alto do livro é a escrita fluida e obviamente oadorei e quero ler outras obras da autora.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro, até achei legal, mas os outros da Paula são mil vezes melhores, ficou parecendo que ela estava com preguiça de escrever um livro melhor, tudo muito clichê.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou da mesma opinião que você. Nunca tinha lido nada da Paula e me apaixonei pela escrita dela.
    A Anna é um pouco bobinha por que a vida fez ela ser assim, isso não tem o que mudar.
    Também acho que esse livro é mais para o grupo juvenil, até me arrisco dizer que o grupo infanto-juvenil iria adorar essa leitura.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oie Carol
    Li o livro, e ele não funcionou pra mim. Talvez pelo fato de já ter quase 30. Mas, geralmente, histórias assim costumam pelo menos me deixar com um sorriso bobo no rosto, o que não foi o caso dessa, infelizmente. Ainda assim, pretendo ler outros livros da Paula.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Aaaai, tenho muita vontade de ler os livros da Paula. Principalmente Fazendo Meu filme
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol...
    Nunca li nenhum da Paula, mas parece que esse não é um dos melhores né? Que pena que você não se envolveu com a personagem principal, mas que bom que o livro possui outros chamativos e a história foi interessante :D Fiquei curiosa quanto a diagramação... Parabéns pela resenha... :)
    Beijos
    Lylu
    Relíquias da Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu quero tentar ler mas não sei se funcionaria. Muita gente fala muito bem da Paula Pimenta, acho que é coisa de estilo né?
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    Acho que estou no grupo das leitoras mais velhas :P
    Mas ainda assim leria esse livro, parece ser fofo, tipo uma volta à infância e aos contos de fada.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol!
    Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade em ler por ser da Paula Pimenta. Dela eu só li os livros da série Fazendo Meu Filme e amei! <3
    Jà passei da adolescência faz um bom tempo (rs), mas mesmo assim consigo me envolver bastante com histórias infanto juvenis. Gosto muito, principalmente quando estou já saturada de livros com temáticas mais fortes. Eles conseguem me fazer espairecer após uma leitura mais densa.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  14. Cê foi sincera, adorei a resenha. Nunca li nada dela, mas curto esse tipo de história, sabe?

    Visite-nos! Beijos. <3

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol, eu li os livros da série FMF e amei! Mas acho que esse parece mais bobinho, talvez por isso não tenha agradado tantas leitores. Ainda assim, eu leria, talvez o fato de ja estar preparada para algo menos intenso ajude.

    Beijos

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!