18 de setembro de 2014

Empaquei, e agora? #1

Bom dia leitores, como estão?

É muito chato quando começamos a ler um livro e parece que a leitura não anda, não é mesmo? Já até perdi as contas de quantas vezes isso chegou a acontecer comigo! rs

O problema é que eu, como blogueira, me sinto na responsabilidade de resenhar os livros para vocês e tento ir até o fim, mas tem livros que, mesmo com todo o esforço para terminá-lo, não consigo de jeito nenhum.

Decidi então criar essa coluna pois acredito ser legal poder compartilhar com vocês os livros que eu não consegui terminar, como uma forma de alertá-los a não ir com muitas expectativas e acabar se decepcionando no final. Creio que não é certo ficar resenhando apenas os livros que eu consegui terminar de ler, e esquecer de contar para vocês os que eu não consegui, uma vez que a minha função aqui é compartilhar informação, não acham?


Então, vamos ao livro que escolhi para dar início a essa coluna?






Confesso que estava super empolgada para iniciar a leitura dele, pois já havia lido várias resenhas positivas a seu respeito. A avaliação do mesmo no Skoob está como 4.3, o que, convenhamos é uma boa avaliação. Então fui completamente influenciada por esses fatores.

Comecei a leitura com a expectativa lá em cima, e, no decorrer das páginas, ficava esperando um ponto alto, ou uma ótima ação que pudesse acontecer, mas esse ápice nunca chegava...

O livro é um romance epistolar, ou seja, ele é todo escrito em cartas, as quais são escritas pela protagonista, Laurel, para personalidades que já não estão entre nós, como Kurt Cobain e Amy Winehouse. No começo, todo esse lance de escrever cartas para alguém que está morto fazia parte de um projeto escolar, mas depois, Laurel começou a utilizar essa ferramenta como uma forma de desabafo, pois após a morte de sua irmã, May, sua vida de adolescente ficara um tanto quanto conturbada. E aí vem outro fato que me irritou demais no livro (por favor, não me chamem de insensível): Laurel queria ser como a sua irmã, fazer tudo o que ela fazia... enfim, viver a vida dela, ao invés da sua! Tudo bem que tem todo um motivo por trás disso, mas pooooooxa!

Em resumo, o que não gostei no livro e o que me fez desistir da leitura:

1. Falta de ação;
2. Escrito inteiro em cartas;
3. Personagem com falta de personalidade;
4. Romance fraco.

Sei que muito provavelmente receberei vários xingamentos mentais (Oh God!), pois muitas pessoas gostaram do livro, mas espero realmente que esse post tenha sido útil para aqueles que ainda pensam em lê-lo, pois acredito que existem livros que é melhor não começar a leitura com muitas expectativas e esse se encaixa na categoria, pelo menos na minha visão.

Gostaria de saber a opinião de vocês quanto a essa nova coluna, se é útil ou não, pois só assim saberei se devo continuar com ela realmente rs.

E vocês, tem algum livro que também ficaram empacados? Me contem tudo nos comentários!


Beijos,
Caroline.


14 comentários :

  1. Oi, Carol! Sério que a leitura não fluiu? Muito me surpreendi, confesso. Estou com MUITA vontade de ler esse livro, isso de ser escrito todo em cartas me chama atenção. Uma pena que a leitura não tenha funcionado para você :/

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Acabei de ler uma resenha super positiva desse livro em outro blog, achei tão legal encontrar sua opinião totalmente oposta aqui. Um livro que um monte de gente amou e eu detestei, não consegui ler inteiro, foi "Estilhaça-me", precisei pular um capítulos pra conseguir chegar ao final.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Eita, Carol! Que balde de água fria que você jogou em mim agora. Assim como você vejo muitos elogios sobre esse livro e a sinopse ajuda bastante eu criar expectativas, sou fã do Kurt e necessito. kkkkkkk

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Nossa tenho uma curiosidade enorme sobre esse livro, mas agora fiquei desanimada!
    Beijos!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog e quero esse livro eu amo livros ♥
    http://adolescentesescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Carol =)

    Ao contrário de você eu gosto de livros todos "narrados" através de cartas. Acho melancólico e romântico ao mesmo tempo. Tenho a sensação que estou lendo um diário.
    Concordo com vc sobre o fato da Laurel não ter lá muita personalidade e o romance da história ser meio fraquinho, mas fora isso eu gostei muito do livro.
    O ultimo livro que eu dei um empacada foi um da Patricia Cabot, mas com muito esforço li ele até o fim rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Oi Flor!
    Confesso que não tenho muito livros que eu larguei, sou bem eclética! Mas já aconteceu de empacar e até hj não voltar a ler! Então achei seu post genial! Não li esse, então não posso falar, mas gostei da sua argumentação, e isso é gosto mesmo, para vc ele não convenceu, pelos motivos que listou! Mas pode ter gente que ame ele!
    Parabéns pelo post!
    Beijinhos!
    NOVA Resenha: Fortaleza Negra - Trilogia Fortaleza Negra - Livro 01 - Kel Costa
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-fortaleza-negra-trilogia.html
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol!
    Também vi vários comentários positivos sobre o livro, no começo ele até chamou minha atenção até eu saber que ele seria narrado inteiro em forma de cartas, não gosto de narrativas dessa forma porque a leitura fica arrastada e cansativa. Já sei que ele não funcionaria comigo também!
    Achei a coluna muito legal, isso também já aconteceu comigo e quando não consigo avançar na leitura de um livro eu deixo ele para depois, às é apenas o momento que não é bom para determinado tipo de leitura. :D

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Segunda crítica negativa que vejo em meio ás inúmeras positivas, sobre o livro.
    Me faz colocar menos expectativa na leitura e talvez não me decepcionar.
    Adorei a coluna.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  10. Nossa, nunca imaginaria que esse livro seria assim. Uma pena =/.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Bem legal a ideia da coluna! Eu tive vários livros que empaquei na leitura e não consegui escrever resenha sobre eles. Acredito que vai da personalidade de cada leitor, do momento, e vários outros motivos que fazem a leitura não ser tão boa assim. Eu comprei esse livro semana retrasada super empolgada por que vi vários elogios quanto à ele e a estrutura de cartas nunca foi problema pra mim, pelo contrário, sempre me interessou. Mas tem um livro que é nessa estrutura e que eu empaquei bonito que é Querida Sue. Já li algumas resenhas elogiando e muito ele, mas a leitura não fluiu muito bem até agora :X Vou dar mais uma chance à ele qualquer dia desses ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa nova coluna, com certeza vai ajudar muito :)
    Li muitas resenhas positivas sobre esse livro mas realmente desanima quando o livro é parado ou quando a personagem principal é irritante HSUAHSU
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie tudo bem? bem eu tenho um defeito...ou não! Eu não abandono um livro, mesmo que ele seja péssimo e arrastado, pois soo concluindo eu posso ter uma opniao sobre ele.

    Sobre Cartas de Amor aos Mortos eu realmente já coisas com o mesmo assunto melhores, mas definitivamente o livro é um drama, sem foco no amor e romance e o fato da Laurel ser imatura acredito que seja proposital, pois tudo que se passa no livro vem acrescentando para o crescimento dela.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho uma curiosidade imensa sobre esse livro. Acho que talvez não seja seu tipo de leitura, por isso você acabou desistindo. Mas, pelas diversas críticas positivas, imagino que seja uma boa leitura.
    Ah, já empaquei com vários livros. kkk

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!