11 de setembro de 2014

Bilionários por Acaso - Resenha

Olá leitores, como estão?

O livro que vou resenhar hoje para vocês é mais uma das minhas aquisições da Bienal! Pasmem: R$5,00 (cinco reaaaaais!) no stand na própria editora Intrínseca. É claro que nem precisei pensar duas vezes para levá-lo, pois já tinha o interesse de lê-lo futuramente, então creio que fiz um ótimo negócio.

Bilionários por Acaso é o livro que deu origem ao filme A Rede Social, o tal filme da história do Facebook que quando foi lançado todo mundo ficou comentando e tal. Até então, eu não tinha assistido o filme porque, na época, não me interessava muito saber sobre esses cases de sucesso, etc. Mas o fato é que quando entrei na faculdade (Comunicação Mercadológica, oi?) comecei a me interessar muito por essas histórias e agora estou apaixonada por livros sobre negócios que foram bem sucedidos, empreendedorismo e tudo o mais.

Decidi ler o livro antes de finalmente assistir ao filme, e pretendo fazer isso ainda neste final de semana, pois estou muito ansiosa para fazer aquela comparação básica filme vs. livro. Quer saber o que achei desta história? Confiram abaixo! 







Título: Bilionários por acaso - A criação do Facebook

Autor: Ben Mezrich
 

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 232


ISBN: 
9788598078946

Onde encontro? aqui, por R$29,90
                                                          





Como acreditar que uma pessoa tão fechada, completamente geek, que age com indiferença a vida alheia e com cara de poucos amigos poderia vir a criar a maior rede social que mudou completamente a forma de como as pessoas se relacionam atualmente? 

Mark Zuckerberg, que provavelmente deve ser uma das pessoas mais jovens e influentes do mundo moderno, criou o que chamamos hoje de Facebook a partir de uma ideia de invadir os servidores de Harvard para pegar fotos de universitários da faculdade que seriam lançadas em seu site originalmente chamado de  Facemash, onde as pessoas poderiam escolher entre duas fotos qual era a melhor. É claro que o endereço desse site caiu no conhecimento do povo e gerou muita polêmica, pois o que ele fez foi algo ilegal e que por pouco fez com que ele fosse expulso de Harvard, mas o mais impressionante dessa história foi que muitas pessoas acessaram ao site e gerou uma sobrecarga nos servidores de Harvard, quase derrubando-os.

Que o cara tinha potencial para fazer muito mais do que isso, todos nós sabemos. Então, Mark e o brasileiro (yessss!) Eduardo Saverin, começaram a criar algo muito maior: o The Facebook, projeto iniciado em um dos dormitórios de Harvard, durante várias madrugadas e dias mal dormidos, onde a intenção era fazer como se fosse um anuário da faculdade, só que interativo, onde os universitários poderiam criar uma rede de amigos e se relacionar  uns com os outros virtualmente.  Quando o site finalmente foi ao ar, o número de pessoas que acessaram foi um estouro e essa febre que inicialmente era só para os estudantes de Harvard começou a se espalhar para outros estudantes de outras grandes faculdade norte-americanas. Devo lembrar que a ideia e a produção foi disso foi do Mark e o Eduardo só ajudou financeiramente, colaborando com o seu próprio dinheiro para manter o site em servidores e no ar. 

No decorrer do livro, somos apresentados a uma história de sucesso completamente inesperada, que gerou muitas polêmicas em sua trajetória. Mark Zuckerberg chegou a abandonar a faculdade devido ao grande crescimento do Facebook (sem o The, amém) e fez muitas outras coisas para chegar onde está hoje, as quais vocês terão quer ler o livro ou assistir ao filme para descobrirem tudo, pois se eu contar perde a graça. E será mesmo que valeu a pena fazer tudo isso para conseguir chegar a tal posição? São várias as reflexões que conseguimos absorver no decorrer da história.

Como o livro foi escrito baseado em informações dadas pelo Eduardo e por alguns outros personagens envolvidos, exceto pelo Mark, fico um pouco com o pé atrás em decidir quem é o mocinho e quem é vilão em determinadas situações polêmicas que nos são apresentadas no decorrer da narrativa. Então prefiro não julgar ninguém, pois só sei um lado da moeda.

No livro há termos técnicos de informática, mas eles não atrapalham no andamento da leitura, pois há um glossário no rodapé das páginas. É narrada em terceira pessoa e devo confessar que no começo, nos cinco primeiros capítulos, a história demora um pouco para fluir, mas depois ela pega no tranco e não consegui parar de ler! Super curti ter lido este livro, pois nós usamos o Facebook diariamente e, eu pelo menos, não tinha noção de como tudo isso se tornou um sucesso, e foi muito legal de saber. Uma história de "empreendedorismo" completamente inspiradora!


Beijos,
Caroline.

5 comentários :

  1. Oie! Deve ser muito bom esse livro! Interessante, mas não sou muito fã de biografias!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/vortex.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  2. Oie Carol =)

    Eis um livro que não me chama muito a atenção =/
    Até gosto de livros meio auto-biográficos, mas de personagens mais antigos ou quando suas histórias se passam em períodos de guerra.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, tudo bem?
    uau, o preço desse livro foi mara heim?
    Não é um livro que me chama atenção e provavelmente eu nem lerei e nem assistirei o filme, pois é um assunto que realmente não tenho tanto interesse. Mas acredito que deve ser muito bacana para estudantes da área ler um livro como esse.
    Gostei bastante dessa parte que você falou sobre a criação do Facebook, pareceu ser bem interessante!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. OI Carol, tudo bom?
    Eu deveria ter ido na bienal :( Esse preço sim é ótimo HSUAHSU
    O livro também deve ser muito bom, ainda mais porque deve ser ótima a história da criação do Facebook.
    Adorei a resenha,
    Beijoos,
    setimaondaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desse livro, mas nunca me interessou ler.
    Mas adorei sua resenha. :)
    Resenha #166 - A Namorada Do Meu Amigo - Graciela Mayrink.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!