10 de agosto de 2014

Se eu ficar - Resenha

Olá leitores, como estão?

O livro que vou resenhar hoje para vocês é um dos lançamentos de agosto da Editora Novo Conceito (parceira aqui do blog) mais esperados por mim. Já havia comentando sobre "Se eu ficar" aqui no blog e também sobre sua adaptação cinematográfica e descobri assim que não era apenas eu quem estava tão entusiasmada com a história. Assim que o correio chegou com o livro, fiquei super empolgada para começar a leitura e, depois de uns 2, 3 dias (com pausas), terminei ele e vim aqui contar o que achei para vocês. Vamos à resenha?






Título: Se eu ficar

Autor: Gayle Forman
 

Editora: Novo Conceito

Número de Páginas: 224


ISBN: 
9788581635415

Onde encontro? aqui, por R$23,90
                                                          






Este é um daqueles livros que logo que você lê a sinopse sabe que vai mexer contigo de uma forma ou de outra. Foi justamente isso o que aconteceu comigo quando li a sinopse e assisti ao trailer do filme que estreará nos cinemas no dia 4 de setembro deste ano. Adoro histórias desse tipo, tristes e que acabam carregando uma lição de vida no decorrer das páginas, e essa parecia ter a fórmula perfeita para isso.

Mia, uma adolescente de dezessete anos, violoncelista e super apaixonada por música, família, sua melhor amiga Kim e seu namorado Adam, vê a sua vida mudando da água pro vinho quando um grave acidente de carro em um dia nevado de inverno compromete a vida de seus pais, de seu irmãoznho Teddy e também a sua. Agora ela está na UTI do hospital em que os quatro foram levados observando tudo isso de fora do seu corpo que está em coma. Seus pais morreram no acidente e seu irmão está lutando pela vida também, mas com menos chances de sobreviver do que ela. Na verdade, é difícil ter esperanças em uma situação dessas, não é mesmo?

A garota agora tem que tomar a decisão de querer voltar do coma e viver uma vida completamente diferente da sua ou de deixar tudo para trás e morrer. É uma decisão muito complicada, pois tem uma forte ligação com todas as pessoas que ficaram e estão torcendo para que ela sobreviva e ao mesmo tempo tem o lado de seus pais terem partido e de querer ficar ao lado deles seja lá onde for, pois sabe que sua nova vida não será fácil.

O livro é narrado em primeira pessoa e os capítulos são divididos pelas horas do dia em que o acidente aconteceu. Outra coisa é que a história é do tipo que volta ao passado, durante as lembranças de Mia, mas que também fica no presente, quando ela está no hospital do lado de fora de seu corpo. Não acho que esse seja um ponto negativo, apesar de muitas pessoas não curtirem muito esse vai e vem toda hora. Esta edição da Novo Conceito está muito bem diagramada, e, em todas as folhas encontramos uma porção de notas musicais, pois a música é uma das paixões de Mia e isso fica muito claro no livro. Pude me identificar demais com a personagem, pois também sou musicista e fissurada por música e o jeito dela lembra bem o meu, principalmente em seus momentos de indecisão. Particularmente amo quando isso acontece, quando me vejo em um personagem!

Esta é uma história emocionante, mas devo dizer que esperava um pouco mais dela, principalmente pelo fato de que pensei ser muito mais emocionante do que ela realmente é. Os personagens, principalmente a protagonista e sua história de vida são bem construídos e a narrativa é bem envolvente também. A lição que o livro carrega é mais uma do tipo "viva a sua vida da melhor maneira que puder pois do amanhã ninguém sabe o que vai ser", o que considero um tanto quanto clichê, mas que vale a pena ser relembrada quantas vezes for necessário até começarmos a agir de tal forma.

A história de Mia não para neste livro: a continuação dele, "Para onde ela foi", já foi lançado no Brasil e não vejo a hora de poder lê-la e também de assistir ao filme.

Beijos,
Caroline.

6 comentários :

  1. Oi, menina!
    Meu, adorei a tua resenha. Realmente tenho escutado falar bastante desse livro, mas essa é a primeira resenha que li a respeito e gostei bastante. Parece emocionante mesmo e um pouco marcante.

    Um beijo enorme,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Hey!

    Nossa, tô de olho nesse livro não é de hoje, desde que saiu o primeiro trailer do filme. Já até comprei meu exemplar, mas foi essa semana via internet, então ainda não chegou. Mas não tenha dúvida de que correrei pra ler no segundo em que chegar aqui. Eu sou do tipo de que não gosto do vai-e-vem, tem que ser muito bem estruturado pra que eu não tenha aquela sensação de estar perdida na história. Enfim, minhas expectativas estão bem altas, espero que eu não me decepcione. Nem sabia que já tinham lançado a continuação aqui, vou caçar pra comprar também!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. nunca parei para presta atenção nesse livro, mas depois de ler a resenha fiquei com vontade de ler e saber tbm dessa continuação.

    ResponderExcluir
  4. Só com a sua descrição eu fiquei num momento "Piscar, nem sei o que é isso". Logo no começo falando sobre ele você logo me definiu, os livros que eu li e mais amei são todos do tipo: Carregue uma ligação de vida, eu amo muito e realmente fiquei interessada nesse livro, muito bom.

    www.blogsmarianagoncalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tava rolando um sorteio desse livro no perfil da editora, agora quero ler ele agora depois dessa sua resenha.
    poderdegarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler antes de sair o filme mas vi algumas resenhas falando que o livro poderia ser um pouco melhor :/ Mas vamos ver o que eu acho né.
    A história parece ser bem emocionante e o trailer do filme é ótimo.
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!