17 de março de 2014

O Fim da Infância - Resenha

Olá pessoal! Como estão?

Estou aqui com mais uma resenha de mais um excelente livro que encontrei pelas minhas peregrinações em livrarias aqui da cidade. O livro da vez é "O fim da infância" do célebre autor de '2001, Uma odisseia no espaço', Arthur C. Clarke. Um livro clássico para os leitores de ficção científica que não pode deixar de ter a sua própria resenha!






Título: O fim da infância

Autor: Arthur C. Clarke
 

Editora: Aleph

Número de Páginas: 320


ISBN: 
9788576570813

Onde encontro? Aqui, por R$46,00
                                                          







Eu cruzei com esse livro por pura coincidência. Estava procurando livros de Asimov para comprar e acabei vendo nos produtos relacionados que havia um livro do Clarke. E, como sempre quis ler um livro do autor devido ao sucesso de críticas que são os livros "2001, Uma odisseia no espaço" e também "Encontro com Rama" que me despertam uma curiosidade tremenda. Enfim, acabei ganhando o livro posteriormente e deixei na minha lista de livros "Ainda para ler".

Depois de quase dois meses esperando na minha estante, finalmente peguei para ler, e tenho que dizer que não me desapontei. O autor, como era de se esperar de um grande nome como Clarke, expõe os fatos da história e o seu desenrolar de uma forma bastante informal que cativa o leitor por estar falando quase a mesma língua dele. Apesar de o livro ter sido escrito originalmente em 1989, no auge da guerra fria, o vocabulário (e até os aparatos de tecnologia) são muito atuais. Como é de praxe em livros de ficção, eles geralmente começam no passado e vão até o futuro, e neste livro Clarke conseguiu prever o século XXI com mais precisão do que qualquer outro autor que eu já tenha lido.

A história é basicamente adaptada e continuada de um conto chamado "Anjo da Guarda" que mostra a história da Terra que foi visitada por uma raça de alienígenas que foram chamados de Senhores Supremos. Diferente de outros livros e filmes onde os alienígenas destroem tudo e todos, os Senhores Supremos não fazem nada, na verdade, eles ajudam a humanidade a se desenvolver, abolindo guerras e dando tecnologia para os humanos viverem mais e melhor, mas essa raça é muito tímida e não sai frequentemente, o que causa dúvidas em uns e pavor em outros. No decorrer da história, os alienígenas vão perdendo a timidez e vão se mostrando cada vez mais, porém o leitor percebe que isto era tudo parte de um longo e planejado plano do qual não sabemos nada. Este é o charme do livro.

A descoberta do segredo dos Senhores Supremos levaria a descoberta dos objetivos finais deles aqui na Terra, e é isso que impulsiona toda a leitura do livro. É óbvio que muitos outros fatos secundários acontecem que levam ao desenvolvimento dos personagens, mas o que eu achei mais impressionante é que o livro começa com personagens que não fazem a menor diferença para a história, são apenas coadjuvantes, porém todos são desenvolvidos com perfeição. Mais a frente do livro, depois de muitos anos na escala cronológica da história, os personagens mudam, e novamente eles parecem não ter nenhuma ligação entre si, porém os personagens importantes estão misturados e sendo desenvolvidos com os personagens não importantes, o que é bem interessante de se pensar.

A história em si é muito atrativa e muito legal, bem desenvolvida e também bem trabalhada. Para os amantes de ficção científica, como eu sempre digo, é um prato cheio que proporciona horas de leitura e entretenimento em uma história interessante e curiosa, que termina de um jeito totalmente inesperado! Vale a pena ler.

Você tem vontade de ler este livro ou já o leu? Conta pra gente nos comentários!

Abraços,
Lucas.


19 comentários :

  1. Não tinha ouvido falar nesse livro ainda. Mas, agora fiquei morrendo de curiosidades. Adoro ficção científica. Adoro aliens, rs. Está na minha lista. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parece ser muito bom o livro...e gostei muito da capa bem diferente...rs

    - Resenha nova no blog ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me parece ser bem interessante
    Mas a capa não sugere uma ficção cientifica
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não tinha ouvido falar ainda não, meninas o blog já está com as novidades.
    Beijos
    blogdabellas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha ouvido falar deste livro mas parece ter otimas historias
    bjus http://coresdebutterfly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conheci a o livro, mas mesmo não sendo meu estilo preferido, fiquei com vontade de ler.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Caroline..
    Eu não conheço este livro, mas gostei muito da resenha, parece ser um livro cativante.
    Muda um pouco daquele foco de que os alienígenas vem a terra para matar e dominar o mundo.
    Achei diferente e interessante.
    Beijos!

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu também não conhecia, mais adorei saber mais, ótima resenha!

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Beijos ♥♥

    ResponderExcluir
  9. Lindaaa,acredita que ainda não li nenhum livro de ficção cientifica :/ mas tua postagem me despertou vontade de ler.Esses dias estava com A Menina Que Roubava Livros,más entre os meus preferidos o número 1 ainda é o clássico Os Miseráveis <3 me apaixonei por ele há anos atras,hihi
    Quando puder segue la nas seguidoras,pra eu te colocar no meu Mural das Lindas. Vamos compartilhar muita coisa juntas *.* beijooo princesa.

    blogmuitolinda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Lindaaa acredita que nunca li nenhum de ficção cientifica :0 mas vendo seu post me despertou uma curiosidade... esses dias eu estava com o livro: A Menina Que Roubava Livros :) mas dos meus preferidos o 1 ainda é o clássico: Os Miseráveis. Me apaixonei pela história de Jean Val Jean há anos atras *.*
    Depois segue la nas seguidoras quando tiver um tempinho pra eu te por no meu Mural das Lindas. Beijooo princesa <3

    blogmuitolinda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a capa dele, é bem legal haha Parece ser bem diferente a história, adorei!

    Beijoos, Ana Carolina
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  12. Oi Querido!
    Adorei a resenha! Parabéns!
    Não sou fã de Ficção científica, mas esse é um livro que eu leria!
    Beijos - Paulinha - Blog Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/03/resenha-doce-perseguicao-janethe-fontes.html

    ResponderExcluir
  13. Carolinda, adorei a capa assim que meus olhos a encontraram! E que história é essa?! Com certeza não é igual as que estamos acostumados e gosto disso, gosto de ter saído da zona de conforto e acho que isso deve ter despertado muito o interesse dos leitores! Os segredos e os planos arquitetados, devem ser chocantes, poxa, estamos falando de alienígenas, certo? Não é algo comum, sempre vemos filmes em que eles são hostis e de repente chegam para ajudar? Com certeza eu estarei com um pé atrás.
    Obrigada pela dica, Flor, com certeza irei pesquisar essa leitura!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia esse livro, gostei da sua resenha.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha... Mesmo não sendo o meu tipo de leitura favorita!
    Beijos
    http://neuradosvinte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee..
    Acho que compraria o livro pela capa, ela é muito bonita..
    Mas não gosto de ficção cientifica, me cansa muito..
    Amei a resenha :D

    Beijos da Edi
    Parte de Minha História
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. Li esse livro a alguns anos, mas até hj ficou marcado na minha memória a sensação de impotência que o final me proporcionou.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler o livro. Muito pela originalidade. Mas quem gostou deste vai adorar a Quadrilogia de Encontro com Rama, que é meu predileto do autor.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!