6 de fevereiro de 2014

Entrevista com Eduardo Spohr, de Filhos do Éden

Olá galera, beleza?

Mais uma vez venho aqui trazer uma novidade para vocês! Depois de Renato C. Nonato, o autor de Terras Metálicas, chegou a vez do tão aclamado autor Eduardo Spohr, o autor da série Filhos do Éden e também de A Batalha do Apocalipse ter sua entrevista aqui no blog!

Vamos começar sabendo um pouco mais sobre o autor com a ficha técnica.



   
FICHA TÉCNICA

Nome: Eduardo Spohr

Idade: 38


Cidade/Estado: Rio de Janeiro / RJ


Contato: @eduardospohr


Site do livro: www.filhosdoeden.com

Gêneros preferidos: Qualquer um

Série favorita: Star Trek

      





Eduardo chegou ao meu conhecimento há alguns anos quando vi pela primeira vez o livro da Batalha do Apocalipse, o qual acho muito fantástico. Começou a se interessar pela leitura e pela escrita desde pequeno, nunca parou de evoluir e hoje faz este sucesso que vemos por ai.

É uma grande honra para nós aqui do Criticando por Aí estar fazendo esta entrevista, já que este que vos fala é um grande fã da obra do autor. Então quem quiser saber mais sobre ele fique ligado aqui embaixo!




CPA: Desde quando você começou a se interessar por ler e consequentemente escrever a sua própria história?

Eduardo: Sempre fui um leitor chato, depois que terminava um livro ficava imaginando finais alternativos e outros rumos para as histórias, de tão implicante com as histórias que lia, comecei a escrever as minhas, e não parei mais.


CPA: O que te levou a escrever livros do gênero ficção/ fantasia? Por que não outro?

Eduardo: Sempre curti bastante o tema. Na minha opinião a gente deve escrever sobre aquilo que gosta, senão não tem muito sentindo. Mas não quer dizer que no futuro eu não possa buscar um outro gênero. O importante é falar sobre a história que está no seu coração, que é genuína pra você.



CPA: Muitas vezes, os autores simplesmente ficam sem inspiração. No seu caso, o que você faz para que consiga se inspirar e continuar?

Eduardo: Não acredito que exista inspiração. Existe trabalho. Você trabalhando, as soluções e ideias vem, e não o contrário. 


CPA: Como é a vida de um escritor que já tem seus títulos considerados best-sellers? A rotina mudou muito? Há um compromisso muito grande com as editoras?

Eduardo: A vida é igual a de qualquer profissional. Trabalho árduo, acima de tudo. Não me preocupo
muito com a editora. Foco totalmente nos meus leitores.


CPA: Quais foram as principais dificuldades que você teve no início da sua carreira como autor?

Eduardo: Encontrar editoras é sempre difícil. Foi isso que me levou à publicação independente, e no meu caso deu muito certo.


Bom, agora que já conhecemos um pouco do autor, nada mais justo do que falarmos do seu grande sucesso com o livro não é mesmo?! Então, sem mais delongas, vamos partir para a segunda parte da entrevista, com perguntas apenas sobre seu livro e seus outros projetos.



CPA: O que te inspirou a criar este universo fantástico chamado Spohrverso?
Eduardo: Os quadrinhos do selo Vertigo e a série de filmes “Anjos Rebeldes” foram sem dúvida as principais inspirações.


CPA: Percebemos que cada personagem de cada livro tem uma história própria, é até difícil de acreditar que eles saíram da imaginação! Há pessoas reais por trás dos personagens ou eles são apenas criação?

Eduardo: Sempre há, com certeza.


CPA: Malakins, Hashmalins, Querubins, Ofanins e muitos outros nomes celestes vieram apenas da imaginação também ou há um ponto de história no plano de fundo?

Eduardo: Foram tirados da própria mitologia hebraico-cristã, com suas devidas modificações e adaptações, claro.


CPA: Vimos pelo ultimo livro da série, Anjos da Morte, que houve uma grande pesquisa para a criação da história. Isto costuma se repetir nos demais livros? Como você consegue reunir tanto material?

Eduardo: Procuro comprar livros e filmes que tenham a ver com a história que estou trabalhando. Estudo eles e deixo tudo arquivado. É como se fosse uma mini-biblioteca particular...



CPA: Em nossa resenha de sua série, dissemos que é incrível o modo como você faz anjos e criaturas celestes parecerem humanas, você acredita que o paraíso celestial pode ser exatamente como nosso plano? Ou seja, não há nada de especial como todos pensam, mas, na verdade, estão sujeitos às mesmas coisas que nós?

Eduardo: O que está nos meus livros é ficção, unicamente. Não é para as pessoas acreditarem ao pé da letra. Mas eu acredito na metáfora. Por exemplo, como o Paraíso sendo a nossa inclinação para o bem e o Inferno, para o mal. Nesse ponto (metafórico), creio que a história faz mais sentido.


CPA: Conte um pouco mais sobre como é ter um livro publicado, qual é a sensação de ver seu trabalho sendo lido e avaliado por milhares de pessoas?

Eduardo: Embora alguns amigos e familiares já tivessem lido e gostado, confesso que fiquei meio apreensivo com as primeiras opiniões que recebi de estranhos. Mas devo dizer que nem nos meus melhores pensamentos pude imaginar uma recepção tão calorosa quanto a que estou tendo! Fico muito feliz em saber que até agora todos que leram Terras Metálicas gostaram do conjunto da obra. 


CPA: Em sua opinião, quais são os piores problemas que um autor pode enfrentar para conseguir publicar sua obra? Publicar um livro é tão difícil como dizem?

Eduardo: Não chamaria de problemas. Eu chamaria de dificuldades, e as dificuldades estão aí, nas nossas vidas, para serem superadas. Claro, cada um deve encontrar a sua própria maneira de fazer isso. Não tem uma fórmula especial.


CPA: Não é segredo que há um próximo livro vindo ai! Você pretende terminar Filhos do Éden com Paraíso Perdido ou podemos esperar outras continuações desta história fantástica?

Eduardo: Sim, a próxima publicação será Filhos do Éden: Paraíso Perdido, que encerrará a série. Aguardem :)


Infelizmente acabamos nossa entrevista. Porém estaremos sempre voltando com mais e mais novidades sobre o autor e seus lançamentos futuros, vocês podem ficar ligados em tudo através dos sites do Eduardo, que são:


É isso galera, ficamos por aqui neste post, mas ainda teremos uma boa surpresa para todos vocês.Espero que tenham gostado da entrevista e, caso conheçam algum autor que gostaria que entrevistássemos ou então se tiverem qualquer sugestão para a galera do blog é só enviar um e-mail aqui para nós e com certeza vamos fazer o possível!

Até mais!
Lucas.

17 comentários :

  1. ai q legal, adorei

    Bjuuu
    Juliana Medeiros
    umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br
    facebook.com/UmaBonecaMasNaoDePorcelana

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Os livros dele são ótimos! :)

    Beijos.
    K

    www.modak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o autor.
    Legal a entrevista, deu para conhecê-lo bastante.
    Gosto de livros de ficção.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Oieee Carol.ótima entrevista.Nos ajuda não só a conhecer as obras dele mas também sua personalidade,adorei. Bjão gatona
    http://paulinhaeasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista, é sempre muito legal conhecer melhor aqueles que criam mundos que tanto amamos!

    Beijos e boas leituras!!

    http://bruxinhaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de entrevistas com autores, principalmente quando se trata de aproximar mais ainda o leitor a obra! Já conhecia o livro dele, mas não faz muito meu estilo de leitura. Mesmo assim gostei da entrevista.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu achei incrível teu blog, além de lindo tem conteúdo. Achei incrível a entrevista também, percebo que gosta bastante de ler, eu também <3 beijoos to te seguindo

    littlebaddreamers.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. UAU
    entrevista com o Eduardo Spohr :o
    Estou com Filhos do Éden e Batalha do Apocalipse para ler, aaaaaaah preciso ler logo!!!
    adorei :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana essa entrevista, eu não o conhecia.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  10. Uau, bem legal a ideia das entrevistas. Gostei bastante dessa aha

    Beijoos, Ana Carolina
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Amei a entrevista.
    Engraçado ele não acreditar na falta de inspiração. Sempre achei que todos os autores sofressem desse mal.
    Sou louca pra ler um livro dele.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, flor! Tudo bom? Gostei muito da entrevista! Já conhecia a obra, mas não conhecia nada sobre o autor rs. Acho que o principal objetivo de uma entrevista é isso né? Aproximar mais o leitor do autor.. Enfim, ficou ótima!

    Beijinhos

    Bia - Blog Escrevendo Mundos
    www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sou muito fã do Eduardo, desde que descobri o livro, A Batalha do Apocalipse, e me deliciei com a leitura, decidi que tudo o que o autor escrevesse, valia a pena ser lido. Adorei a entrevista.

    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ainda não li os lviros dele, mas amei a entrevista só não concordo com essa de que não existe inspiração

    ResponderExcluir
  15. Ah Carol, leia A Fera e o diário de lindy, voce vai amar de verdade :)

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  16. Muuuito bacana a entrevista. Já ouvi falar muito bem dele!
    Quero ler os livros dele ainda..
    beijocas

    ResponderExcluir
  17. Eu não conheço os livros dele, mas fiquei curiosa. Ele é super simpático, adorei a entrevista.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!