26 de janeiro de 2014

Cidades de Papel - Resenha

Olá pessoas, como estão?

Cidades de Papel não é um livro tão recente do John Green. Tudo bem que ele só fui publicado no Brasil em 2013 pela Intrínseca mas, mesmo assim, ele já estava escrito e publicado em outros territórios fazia um bom tempo. Com a febre que 'A Culpa é das Estrelas' se tornou, decidiram publicar cada obra do autor no Brasil e, voilá, temos Cidades de Papel por aqui também.

Eu, toda fã dele, comprei assim que ele foi lançado, mas só consegui lê-lo no finalzinho de dezembro. Hoje estou aqui para contar a história deste livro para vocês. Confiram abaixo!







Titulo: Cidades de Papel

Autor: John Green

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 368

ISBN: 9788580573749

Onde encontro?: aqui, por R$23,90







O livro conta a história de Q, ou Quentin, um adolescente super nerd e com poucos, porém ótimos amigos. Q mora ao lado de Margo, uma garota da mesma idade que ele que é totalmente legal e popular na escola onde os dois estudam. E qual a ligação que existe entre eles? Os dois se conheciam e brincavam juntos desde pequenininhos e, aos 9 anos, numa dessas brincadeiras, os dois acabaram achando um homem morto, enforcado em uma árvore. Depois desse dia, a amizade dos dois nunca foi a mesma e um acabou se afastando do outro. Mãaaas... quem disse que Quentin esquecera da garota? 

Em uma noite comum, Margo bate na janela de Q vestida de ninja e o convida para ajudá-la em uma missão de vingança contra seu ex-namorado e umas outras pessoas mais. É claro que ele embarca nessa aventura que dura até o nascer do sol do dia seguinte e, quando está no auge da esperança de que finalmente as coisas entre Margo e ele voltariam a ser como antes, a garota resolve desaparecer. O pior de tudo é que essa não é a primeira vez de que ela resolve fazer isso, então a sua família nem parece ligar muito para o ocorrido, mas quando esse desaparecimento começa a beirar uma semana, Quentin resolve ir atrás da garota sendo guiado por pistas que ele acredita terem sido deixadas pela própria Margo para que ele a encontrasse. E é aí que a aventura começa!

Vou confessar que a história não me agradou muito. É claro que os personagens, como todas as outras histórias do John Green, são muito bem construídos, que a narrativa carrega uma boa dose de humor que com certeza te fará rir mas... não gostei de como ela acabou se desenrolando. Em algumas partes, principalmente quando Q sai a procura de Margo, a coisa toda fica realmente bem cansativa, o que é um ponto negativo. E Margo, bem, ela vai se revelando ser nada mais que apenas egoísta no decorrer da história. O final é de querer se matar, não gostei nem um pouco dele! Mas, de toda a história, conseguimos tirar ótimas reflexões sobre pra onde a vida acaba levando a gente certas vezes.

Não vou dizer que não recomendo, pois "gostei e não gostei" de Cidades de Papel ao mesmo tempo. Gostaria que vocês lessem e então me dissessem o que acharam do livro, uma vez que cada um pode ter uma visão diferente sobre ele. 

Enfim... É isso!

Beijos, 
Caroline.

Ps. Estamos decidindo qual é o melhor formato para publicarmos as resenhas. Por isso, não estranhem! São apenas testes rs

9 comentários :

  1. Puxa, vc que é fã não gostou tanto, e já li várias resenhas de outros livros com opiniões dúbias, e meninas que acham curioso o fato dele emplacar tantos livros entre os mais lidos. Acabo desanimando de começar a ler um livro dele por enquanto.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo está falando desse livro, tenho que ler.
    Beijos
    blogdabellas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só li A Culpa é das estrelas, até o momento. Achei interessante esse livro, percebe-se que este possui uma contradição, um amigo meu leu e afirma que é muito bom. Creio que agora só eu lendo para saber se gostarei ou não do livro. ^^ Ótima resenha.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu acho a escrita de Green muito inteligente, embora em algumas partes ele "viaje" muito, e sei que isso nem sempre agrada o leitor, mas no geral eu gosto de seus livros, com estas histórias diferentes e absurdas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. leio sempre resenhas com opiniões diferentes desse livro, assim que eu ler vou ver se gosto ou nao.
    afinal, vai q eu curto né?
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive curiosidade para ler a história de Q. Cidades de Papel é um livro bastante resenhado e sempre vejo opiniões negativas e positivas. Espero poder ler este livro logo e tirar minha conclusão, mas enquanto isso eu fico só nas resenhas e por sinal a sua está ótima. Adorei ♥

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Ouvi amigas minhas falando MARAVILHAS sobre esse livro e sobre o Green, então achei que era ótimo. Fiquei mesmo surpresa com a sua resenha. Mas preciso ler antes de tirar minhas conclusões, né?
    Aliás, preciso ler A culpa é das estrelas também, porque não li até agora HUAHEUAHE
    Dizem que os personagens do Green são sembre bem-humorados, então eu provavelmente vou me apaixonar rapidinho.

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol! <3
    (Adorei o visual novo =)

    Todos falam tão bem do John Green que tenho uma vontade gigante de conhecer sua escrita, e poderia começar por qualquer livro dele. Que pena que a leitura não te agradou inteiramente :/ .

    Beijos,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  9. Só li A culpa é das estrelas do Green, e fico com medo de ler e não me agradar, assim como aconteceu com o outro. A história parece ser mais cômica, mas como você disse que não gostou como a história se desenrolou, já me deixou um tanto desconfiada.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!