11 de outubro de 2013

A Esperança - Resenha Crítica

Olá pessoas, como estão?

É difícil terminar de ler uma série, não é mesmo? Principalmente quando ela é boa e não queremos que a história acabe de jeito nenhum! E foi o que aconteceu com o último livro da trilogia dos Jogos Vorazes: acabou, mas não deveria ter acabado rs





Titulo: A Esperança - vol.3

Autor: Suzanne Collins

Editora: Rocco

Número de páginas: 424

Avaliação do conteúdo: 4/5
                       Capa: 5/5
                       Diagramação: 5/5

Onde encontro? aqui, por R$39,50




Esta resenha não vai ser bem uma resenha. Vejamos, eu amo falar sobre livros e quando eu começo, não termino mais! Por isso que estou maneirando nas minhas vídeo-resenhas, que se forem feitas, ultrapassariam os 10 minutos rapidinho. Então, se eu começar a falar e dar muitos detalhes sobre este livro, com certeza eu vou soltar grandes spoilers por aqui. Prometo que vou me conter, ok?!

Jogos Vorazes foi um livro que me conquistou desde o começo. Acredito que foi pelo fato de abranger um tema que até então não era tão explorado em outros livros, como a distopia. Assim que terminei de lê-lo, não via a hora de começar a ler  Em Chamas, o segundo livro da trilogia, e o que também mais me surpreendeu. Na minha opinião, foi o melhor de todos, pois conseguiu me fazer sentir vários sentimentos diferentes no momento da leitura. Tinha hora que eu morria de raiva e outrora sentia alívio... enfim, é inexplicável. Agora, com A Esperança, aconteceu algo diferente. Eu estava planejando um final em minha mente, queria que coisas boas acontecessem com Katniss e estava torcendo pra ela ficar com um de seus pretendentes (Peeta/Gale), mas acho que sonhei demais! HSUAHSUAHSUASH 

É verdade. Não sei se foi porque li esse livro bem de "picadinho", só quando eu tinha um tempinho de sobra pra leitura, mas não achei que ele foi tudo aquilo e acredito que o final poderia ter sido melhor, ainda mais depois de tudo o que os protagonistas enfrentaram. Tudo bem que depois eu parei pra pensar e cheguei na seguinte conclusão: depois de ter vivido no meio de guerras e mais perdas do que ganhos, como Katniss poderia ter um final realmente "feliz"? 

Por mim, a Suzanne poderia escrever mais um dois livros que eu leria tranquilamente, mas infelizmente ela optou por uma trilogia. Fazer o que... nem toda história é encerrada com chave de ouro! Embora tenha acontecido isso bem na reta final da trilogia, eu indico sim para quem ainda não leu e ainda a considero como uma das minhas favoritas. Só pelos sentimentos despertados durante a leitura, ela toda vale a pena. 

Ps: ás vezes, comprar o box com a trilogia sai mais em conta! E nesse caso vale rs

Beijos, 
Caroline. 

21 comentários :

  1. Eu conheci a serie quando as distopias já estavam bem em alta e eu já tinha formado minha opinião sobre o tema e não foi nada positivo, por isso nunca me interessei por essa leitura, mas sempre vejo ótimos comentários que me deixa com uma pontinha de vontade de conhecer essa história melhor, quem sabe um dia, gostei muito da sua resenha!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Poxa Carol, que pena que não foi como você esperava. Eu amei o final e achei que foi muito bem conduzido.


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Carol

    Olha tirando o acontecimento mais triste do livro, eu gostei bastante no geral. Gostei do final, acho que por ser uma guerra e por tudo que aconteceu não podia ser um final feliz demais hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. É uma pena quando temos muita expectativas em relação ao livro e quando lemos vemos que não é exatamente como a gente imaginava, né? Isso aconteceu comigo quando li Lola e o garoto da casa ao lado :/
    Gosto muito dessa trilogia, e apesar de tudo, gostei sim de como acabou...
    Bjs!

    escritoriando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já sei, se sentiu órfã do livro kkkkkk
    um beijão

    ResponderExcluir
  6. Realmente, como ter um final feliz depois de tudo aquilo?
    Mas gosto muito desse último livro. Os sentimentos que ele traz ao leitor são impagáveis, e me surpreendi do começo ao fim (mesmo que algumas surpresas tenham sido BEM tristes :/)

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
  7. Amo Jogos Vorazes, mas A Esperança foi o que eu menos gostei na série! Talvez tenha sido o final, que achei um tanto amargo demais, ou até mesmo o ritmo da narrativa em si, sem outro jogo voraz, mas fiquei feliz que o enredo se finalizou neste livro. A série é bem satisfatória.
    Ah, e meu blog está comemorando dois anos de existência, e está rolando uma super promoção valendo 4 incríveis livros! Passa lá depois quando tiver tempo para participar. :)
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. eu não quero ler esse trilogia no momento sabe, não me chama nenhum pouco a atenção

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Ai, eu to super curiosa para ler os outros dois livros da trilogia, só li JV e amei!
    Sim, comprar o box sai bem mais barato. Eu comprei, mas cadê que parei para ler?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Esse livro seria perfeito pra mim hoje, vou ver se procuro pra ler.

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  11. Oi Caroline...
    Adoro a saga Jogos vorazes, mas é bom ser uma trilogia, não tinha mais nada que escrever, mais um livro seria feito só visando o lucro, o que é uma falta de consideração pelos leitores!
    Adorei a resenha
    Beijos

    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
  12. Olha eu amo muito essa trilogia, e o final é uma das coisas que eu mais gosto.
    Claro que eu queria que a Katniss ficasse feliz num monte contente e tal, mas as coisas que ela viu/fez/participou não permitiriam.
    As vidas que ela terá que carregar para sempre (especialmente aquela mais especial para ela) não ia permitir isso, é ruim só que depois de tudo aquilo seria impossível uma ida dessa para ela.
    MAS ela permitiu que outras pessoas tivessem.
    Aquele final, pelo menos ela não ficou sozinha. Ela tinha aquelas duas pessoas que seriam capazes de entendê-la junto dela.
    Enfim, obrigada pela resenha!^^

    ResponderExcluir
  13. Esse também é meu preferido da trilogia... considerando como a Katniss é e tudo que ela passou, ter um "final feliz" nos moldes mais comuns, em que absolutamente tudo acaba bem, seria bem estranho. Depois daquilo tudo, algum trauma tinha mesmo que ter ficado. Também tinha meu final ideal na cabeça, mas fiquei bem satisfeita com o que a autora fez!

    ResponderExcluir
  14. Definitivamente, "Em Chamas" é o melhor livro da trilogia!!! Eu não curti "A Esperança" tanto quanto deveria, eu esperava muuuuuito mais da estória e acabai me desapontando um pouco. Eu sei que depois de participar de dois Jogos destrutivos, a Katniss teria um desgaste emocional enorme, mas não precisava fazê-la tão fraca nesse terceiro livro... E sobre o que ela fez com o Peeta e com Finnick (ai meu Deus, com esse último é de apertar o coração, eu amo demais esse personagem <3), fiquei bastante invocada hehe Mas ok, não irei reclamar, acabou que o finalzinho foi bem realista, o jeito como a Zuzanne o escreveu acabou me conquistando... Ótima resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu comecei a ler esse mesmo livro, na casa de uma amiga, mas, claro, a besta aqui, não entendeu nada da história, vou ver se compro a trilogia toda!
    Muitas beijocas com glacée e glitter parisiense!
    BUG- bonjour-uneglacee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá! Qro mto ler a trilogia! E te entendi muito qto a ter dificuldade de terminar uma série ou mesmo um único livro bom, a vontade é que não tenha fim! rs bjoo

    ResponderExcluir
  17. Olá
    não conhecia
    bom final de tarde!!

    bjim
    http://esmaltechic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Mesmo que A Esperança seja o livro que eu menos gosto da triologia, eu acho que foi um final digno. Nem todas as histórias acabam com um final feliz, e Jogos Vorazes foi uma delas. Acho que se essa triologia tivesse um final feliz como os outro livros costumam ter, não seria tão boa, ou até mesmo não teria tanto sentido. Mas essa é a minha opinião, não sei, para mim ficou boa dessa forma, se bem que eu preferia que esse livro nunca acabasse.

    http://breathingnewthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Caroline,

    Concordo com você, vale comprar essa série...parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Bom dia !!

    Assisti o primeiro longa ; e li o segundo e terceiro livro da trilogia. Resumindo...e uma ótima estoria e te prende do inicio ao fim ; usando bem o pano de fundo politico que motiva os "jogos" em si. O segundo livro foi o que mais gostei e teve ingredientes medidos e equilibrados que colaboram para um reviravolta e o inicio da revolução. O terceiro...e tao bom quanto ; mas e nele que esquecemos a fantasia e somos jogados na campo de batalha de maneira impiedosa e chocante ; o que por si só faz dessa terceira parte o ponto alto da serie. E forte e tem um final coerente com que ocorrera com Katinyss durante toda a estoria.

    Só da uma Peninha dela ..RS a autora não teve pena de sua heroína ; mas sem duvida alguma e uma estoria como poucas.

    ResponderExcluir
  21. Eu tbm esperava uma final mais feliz... poxa, os personagens sofreram demais! Eu sei que finais felizes demais podem deixar a impressão de forçação de barra, mas nesse caso o que eu mais queria no final era todos felizes T.T

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!