19 de setembro de 2013

Resenha Crítica: Amazônia - Um Caminho para o Sonho

Olá leitores, como estão?

Será que tem mais alguém aí na correria da faculdade, trabalho...enfim, da rotina? Compartilhe comigo, pois é melhor ficar maluco junto de alguém do que sozinha rs

No meio dessa correria toda, consegui ler um livro que, diga-se de passagem, já era pra eu ter lido faz um tempo e me arrependo profundamente de não ter descoberto essa linda história anteriormente. Mas, venho aqui compartilhá-la com vocês! Espero que gostem.  





Titulo: Amazônia - Um Caminho para o Sonho

Autor: M. C. Jachnkee

Editora: Nova Letra

Número de páginas: 274

Avaliação do conteúdo: 5/5
                       Capa: 4/5
                       Diagramação: 4.5/5

Onde encontro? aqui, por R$25,00





Ganhei este livro em parceria com a autora Marli Carmen, já faz um tempinho, mas só consegui me dedicar amplamente à ele agora, nesses últimos quinze dias. Relaxem: eu só demorei tudo isso porque tenho pouquíssimo tempo para leitura durante a semana, porque senão, em condições "normais", eu teria lido-o em questões de dias. Um fato eu já posso adiantar: a história te conquista e te prende, querendo fazer com que você não pare de lê-la. É um turbilhão de cultura!

O livro conta a história de cinco viajantes - as amigas Camila, Rafaela, Ana Carolina, Joana e seu tio lindo, maravilhoso, inteligente, etc. Daniel - que partem em uma viagem de alguns dias rumo à Amazônia, cada qual buscando algo nessa viagem, por isso o subtítulo "o caminho para o sonho". É incrível a maneira como a autora conseguiu descrever tão bem todos os lugares pelos quais o grupo passava e que, por sinal, não foram poucos! Se você fechar os olhos por um segundo, você com certeza vai conseguir fazer uma ambientação bem detalhada em sua mente. E, sem falar nos personagens, que são muito reais! Me identifiquei com duas delas, a Camila, que é bem louquinha, e a Rafaela, que ainda não se encontrou no mundo e tem um pouco de receio de viver a sua vida como gostaria de viver. Todos eles tem uma história projetadas de maneira diferentes e, vários deles tem sempre alguma lição para nos passar, principalmente o Daniel, que é formado em História e já é adulto, carregando e transmitindo uma bagagem de cultura bem grande. Mas, não pensem que não tem romance: tem sim, e você passa  livro inteiro torcendo pro casal dar certo! Só não vou revelar quem são os protagonistas apaixonados rs


A autora, Marli, conseguiu abordar no livro um assunto que resultaria em uma leitura densa e cansativa de uma maneira super fluída e gostosa de ler. Com o passar das páginas, você começa a se envolver com a história, com o lugar e com os personagens que acaba querendo pegar o livro pra ler em todo tempinho que há vago durante o dia. Agora que acabou, comecei a sentir fala dos personagens mas, o que realmente consola é que vai haver uma continuação! A Marli disse que haverá bastante romance e diversão, então estou mega ansiosa rs

Mas, o que eu realmente gostei no livro foi dos debates que os cinco viajantes sempre faziam a respeito de algum lugar e de determinado assunto, como a Biopirataria, que é um problema muito grande que ocorre principalmente na Amazônia. Aprendi muito com o livro, de verdade. Ás vezes, quando a gente vai viajar, quase ninguém pensa em ir pra Amazônia porque pensamos que só encontraremos índios e uma cultura arcaica, mas nossa, não é nada disso! Pelo visto, os lugares são maravilhosos e cheios de histórias e, mesmo assim, é sempre bom conhecer o lugar onde vivemos. 

O livro é cheio de ensinamentos! O meu exemplar está marcado com uns mil post-its e, por isso, vou deixar todos esses quotes para um próximo post, ok? E, vou conversar com a autora, se ela concede uma entrevista para o blog para vocês conhecerem mais um pouco sobre o livro e o trabalho dela no segundo volume. 

Gostaria de deixar um recado para vocês. Alguns irão absorver, embora sei que poucos ligarão, mas mesmo assim, é o seguinte: leiam também livros de envolvam grande quantidade de cultura, pois isso ajuda muito na nossa formação como pessoa! Teve gente que torceu o nariz quando me viu andando por aí com um livro sobre a Amazônia e ainda me questionou o porque disso. Gente, onde está a cabeça de vocês? Nos livros eróticos ou de vampiros que brilham no sol? Por favor, leiam um pouco de realidade também!

Enfim, recomendadíssimo! Vale muito a pena lê-lo. Espero que sigam o meu conselho, ok? rs

Beijos,
Caroline. 

35 comentários :

  1. Bom saber, mas o que me fez rir foi o jeito que descreveu de si mesma andando por aí com um livro da "Amazônia". Oras, gosto e cultura não ocupam espaço e não interferem na vida de ninguém... As vezes eu compro livro em sebos, tiro a capa e a viro ao contrário e vou lendo no metrô, nos~ônibus e as pessoas me veem com o livro de ponta-cabeças, eu rio da reação das pessoas, e me divirto lendo... é muito divertido.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Sou uma amante da leitura e gostaria muito de poder ler este libro. Pena que aqui em Milão( cidade indo vivo) nao o encontrarei.

    Esta tendo um sorteio no meu blog e te convido a participar.

    http://www.my-urban-life.com/2013/09/victoria-secrets-wing-bracelet-giveaway.html

    ResponderExcluir
  3. Caroline,
    Eu já tinha visto esse livro em livrarias que frequento, mas confesso que nunca me detive muito nele. Não sei bem o por quê.
    Mas fiquei curiosa, a sua resenha ficou bem interessante! Vou incluir na minha lista de livros desejados - que não para nunca de crescer! rs
    Sei bem como é essa correria, a gente se desdobra e ainda assim falta tempo ;/

    Um beijo!
    Jhosy

    ResponderExcluir
  4. Caroline,


    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii sua resenha!!!!!

    Me apaixonei sinceramente pela resenha que você escreveu!!!!!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol, como definir um resenha tão bem escrita? Estou pasma e ao mesmo tempo feliz por ter meu livro resenhado por você! Você escreve super bem! Parabéns!
    Amei cada palavrinha na sua resenha! Que magnífica!
    Estou mega feliz por você ter gostado do livro, sempre é bom poder proporcionar algo a mais ao leitor.
    Desejo que você goste da continuação, tanto quanto gostou de Amazônia. Estou vivendo em Cusco para escrevê-lo e tem algumas fotos no álbum Diário de Bordo no meu facebook, para quem desejar conhecer.
    Beijinhos no coração, com minha gratidão.

    ResponderExcluir
  6. Estou louca pra ler esse livro ..
    me inscrevi em um book tuor dele e
    estou ansiosa pra chegar .. a
    estória parece ser muito boa :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha, querendo ler esse livro no momento. Vai entrar na minha Booklist.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro no ano passado em um book tour e gostei bastante.
    E você tem toda razão a respeito do preconceito, hj em dia é considerado normal andar com 50 tons por ai mais quando andamos com livros de nomes mais "culturais" o povo faz cara feia mesmo.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que bom que a leitura foi tão agradável,eu senti que a amizade é algo bem forte neste livro, eu sempre quis juntar uma galera e sair por aí, deve ser uma delícia. Eu leio de tudo e exibo meus livros com todo o orgulho por aí, quem tem preconceito não sabe o que está perdendo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Minha lindaaaaaaa
    o que mais tem é pessoas que acham que podem dar opiniões sobre a vida dos outros, sobre o que vestem, assistem e leem ao invés de olhar para sua vida e procurar crescer como pessoa.
    Mandou bem!
    beijão

    ResponderExcluir
  11. Quanto mais cultural melhor, e se for uma leitura que deixa a gente vidrado, então..
    Gostei da dica!

    beijocas

    ResponderExcluir
  12. Acho que nunca li um livro assim! Sua indicação é um bom começo, né ;)!

    Deixa eu te contar! Tem um sorteio de uma blusa linda lá no meu blog! Que tal participar?!!
    www.gleikka.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol

    Adorei a dica, não conhecia o livro nem a autora ainda. No momento nem posso colocar na minha lista caótica, mas a sugestão está anotada.
    Realmente, livros que passam uma mensagem ou que tem um pano de fundo cultural fazem muito bem para a formação do leitor e todos deveriam ler mais livros assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oun, Amazônia <3 Marlizinha <3 Amo tanto essa obra e sua autora!
    Esse livro é muito bom e estou ansiosa pelo proximo livro da Marli!

    Beijão, Meire.
    manialiteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia, Adorei sua resenha!
    Vc sempre arrasa:) Desejei ler.

    Beijinhos

    Instagram: @jeicecoelho

    http://jeicinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tinha ouvido falar dese livro, parece ser ótimo.
    :D


    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar mas parece ser ótimo né haha

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  18. Olá! Gostei demais do post e do blog! Logo eu que gosto tanto de livros.. amei tudo por aqui e já estou seguindo!
    Obrigada pela visita e volte sempre!

    Beijos

    vialiesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Gostei demais do post sobre o livro, logo eu que amo livros! Com certeza vou passar por aqui sempre! Seguindo!
    Quero agradecer a visita ao meu blog, volte sempre que quiser!

    Beijos

    vialiesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia. Parece interessante.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Legal ;D Vou procurar pra ler também

    http://tresgarottas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu já conhecia o livro por algumas resenhas de blogs que fizeram parceria com a M. C. Jachnkee e desde então estou super empolgada para lê-lo! É bom saber que mais uma pessoa gostou, estou com altas expectativas e acredito que gostarei muito da trama.
    Quero logo o meu exemplar!!!!! haha Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha!
    Já conhecia sim o livro e já sabia que tinha muito conteúdo.
    O que me convenceu por completo foi a avaliação! Altíssima!
    Vou investir, com certeza.

    Beijos
    Le Lançanova
    Blog Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  24. Já tinha ouvido falar desse livro mas é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Confesso que eu achava que o livro seria um pé no saco e coisas assim. Mas, para meu espanto, fiquei com muita vontade de lê-lo, e de conhecer a Amazônia da companhia de personagens tão especiais =)
    Vou adicionar à lista de leituras...

    Beijos, boa semana =)
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  25. adorei a resenha, gostei do livro. http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. A capa não havia me chamado atenção como a resenha me chamou. Gostei da premissa!
    Se o livro for tão bom quanto você diz *..*

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  27. nossa, que diferente!! geralmente os livros sobre a amazonia sao mais didáticos, pelo jeito ela criou um enredo envolvente e super cultural! adorei a ideia :D
    beijos
    www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
  28. Adoro livros que ensinam bastante coisa, acho que gostaria de ler esse.

    Beijosss.
    http://www.quaseatoa.com/

    ResponderExcluir
  29. oie
    Eu conheci o livro através dos blogs, e uma viagem cultural pela amazônia, através de uma história com personagens palpáveis, só pode ser uma experiência muito boa.
    Dica anotada
    bjos Jack do My Book Lit

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha desse livro, não o conhecia.

    Beijos ;*

    www.blogmaisglamour.com

    ResponderExcluir
  31. Tem tempo que estou querendo ler este livro, E não sabia que ele tinha muitos ensinamentos.
    Gostei bastante da resenha Carol, eu ia até fazer parceria com a autora, mas acabei não fazendo pq estou cheia de livros de parceria pra ler.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Caroline! Eu já li o livro e concordo com você: a autora fez um ótimo trabalho! Também gostei dos debates que os personagens faziam.. Assim era possível ver com quem me identificava, ver a ideia dos outros.. enfim, e refletir sobre temas reais abordados no livro! Show! Quanto à capa, acho bonita, mas poderia melhorar um pouquinho né, umas cores a mais.. hihehehe Enfim, muito boa a resenha! Agora vamos esperar ela lançar o segundo volume né? hehehe

    Luis Fernando
    http://www.novelodeletras.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Ca,
    Que livro lindinho. Gostei da temática dele, anotei a dica! Espero poder ler quando estiver menos afundada de coisa da monografia :(
    beijos, Cami

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  34. Tenho curiosidade de ler esse livro, parece ser um estória muito linda.
    Resenha #112 - O Visconde Que Me Amava - Família Bridgerton - Livro 02 - Julia Quinn.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!