17 de setembro de 2013

Falando sobre filmes: Rush - No Limite da Emoção

E aí pessoal, beleza?
Estou aqui mais uma vez e dessa vez com um filme de um gênero não tão comum, porém, impressionante. Eu lhes apresento Rush - No Limite da Emoção, mas vou chamar apenas de Rush durante o texto. Antes de começar, eu quero introduzir o filme, dizendo que o foco é a carreira e rivalidade de dois grandes pilotos da Fórmula 1, então é claro que eu vou falar da vida real deles antes. Bora lá!


Bom, comecemos com o corredor austríaco Niki Lauda. Niki Lauda sofreu uma grande rejeição de sua família ao querer entrar no ramo automobilístico, isso em 1968, pois ela era composta basicamente por pessoa administradoras mas,  mesmo assim, ele insistiu e seguiu a vida como queria. Niki sempre foi um cara muito sério no trabalho, sendo centrado onde seu objetivo era ser campeão e nada mais. Começou na Fórmula 3 sendo um grande destaque, assim teve uma pequena passagem pela Fórmula 2 e para entrar na Fórmula 1, Niki basicamente comprou sua vaga. Na verdade, Niki fez um empréstimo certeiro no banco, e assim entrou com uma verba pessoal numa pequena equipe chamada March. E só pra encerrar, no final de tudo, Niki foi tricampeão de Fórmula 1, e hoje é o chefe da equipe da Mercedes e proprietário da companhia aérea Niki. Básico, mas é só pra entenderem um pouco. Vamos para o outro piloto, James Hunt.
James Hunt foi um corredor inglês que foi o contrário de Niki Lauda. Sempre possuiu a aprovação da família, sem contar que era tratado como "superstar" entre os colegas de equipe, e isso na Fórmula 3. Hunt, ao contrário de Lauda também, nunca foi um cara dedicado. O objetivo de Hunt era ser famoso, transar com todas as mulheres que ele pudesse, mas tinha algo que era essencial em sua vida: ser campeão ao menos uma vez. A frase que resume Hunt, era um selo que era colado em seu macacão dizendo o seguinte: "sexo é o café da manhã dos campeões". Começou na Fórmula 3, sendo uma grande promessa de um piloto rápido, e lá, Hunt e Lauda já se enfrentavam. Após muitos sucessos em categoria inferiores, entrou para a F1, e assim se tornou um dos melhores pilotos da época.
Chega de enrolar, e vamos pro filme!


Rush é um filme dramático baseado em um fato real, dirigido por Ron Howard (Uma Mente Brilhante), escrito por Peter Morgan (007 - Operação Skyfall) e com as músicas do poderoso Hans Zimmer (Trilogia Batman). Teve sua estréia mundial no dia 13 de setembro de 2013, incluindo no Brasil, então vamos para o enredo.
Eu já introduzi um pouco da vida dos dois corredores, então, vou falar menos aqui. O filme começa quando James Hunt (Chris Hemsworth, Thor) e Niki Lauda (Daniel Brühl, Bastardos Inglórios) se conhecem, exatamente na F3 onde, logo de cara, eles não se dão bem. E como é baseado em fato real, o filme conta com vários detalhes da vida profissional e pessoal dos dois pilotos, até eles entrarem na F1 e até a vitória do campeonato de James Hunt. Ainda são contados alguns detalhes depois desses ocorridos, mas o enfoque do filme é o período que eu disse, junto da enorme rivalidade dos dois pilotos.
Sobre a história do filme, é fato real, não há o que dizer! Sério. O filme é contado bem detalhadamente e emociona demais! Além de tudo, é uma mistura de casos. Como assim? Normalmente, filmes baseados em fatos reais, mostram uma superação de alguém, ou um mudança drástica na personalidade da pessoa, o foco final é sempre um. Em Rush, como há dois personagens principais, você sempre vai olhar o lado dos dois pilotos.
Sobre a atuação, eu tiro o chapéu para Daniel Brühl interpretando Niki Lauda. Eu não vivi os acontecimentos do filme, mas existe YouTube, e la há várias entrevistas com Niki e James Hunt, sem contar as cenas verdadeiras de corridas dos dois. Daniel Brühl interpreta Niki Lauda, de uma forma magnífica! E não pense que Chris Hemsworth está ruim no papel: esta ótimo, pegaram o ator perfeito. James Hunt era um corredor mulherengo, que vivia para as mulheres, Chris Hemsworth é um ator que faz muito sucesso com as mulheres, e ele tem o tipo de Hunt, ficou muito bem, porém, o outro ator rouba a cena...
Outras pequenas observações: maquiagem e música. Sobre a maquiagem eu vou falar pouco pois é um pequeno spoiler do filme, mas se você pesquisar o trailer do filme, você vai ver logo de cara. Niki Lauda sofreu um acidente horrível em uma corrida de F1, onde ele ficou queimado em partes do corpo. Agora, se você ver o filme, que mostra esse acidente, e ver uma foto de Niki após o mesmo, é de ficar sem palavras. Agora música, essa que toca várias músicas da época, anos 70, e as compostas. Hans Zimmer cria trilhas que emocionam e envolvem, totalmente orquestrais e feitas para o filme.
Eu vou dever a bilheteria para vocês, pois não foi divulgada ainda ja que o filme lançou dia 13 e eu estou escrevendo no dia 15 já. Mas eu vou adicionar um detalhe: vejam no cinema. Filme desse gênero normalmente são dispensáveis, mas Rush envolve carros então, assistir e escutar as corridas no cinema, não tem preço!
Rush é um filme emocionante, mostrando a obsessão de dois rivais cujo objetivo acaba virando estar sempre à frente do outro, e não em primeiro lugar, mas que no final das contas, percebem que a rivalidade apenas tornava o outro mais forte. Rush é uma obra-prima do cinema e da história da F1, sendo recomendado para os amantes de carro, drama e apreciadores de bons filmes e boas histórias. Mas eu ja digo, Rush é único!
Bom, é isso ai então. Dessa vez eu deixo para vocês Rush - No Limite da Emoção, e fico por aqui.
Um abraço à todos e espero que tenham gostado.
Arthur Lopes

13 comentários :

  1. Bom dia menina, esse filme é pra quem curte as pistas, não é mesmo???
    Beijos e um excelente dia
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. eu não curto esse negócio de F1 mas tô doida pra assistir esse filme, parece muito bom...

    e se já estava curiosa depois de ver uma materia na tv agora estou ainda mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol
    eu era vidrada em F1 na época do Ayrton Sena. Lembro que o dia da corrida da morte dele, eu chorei horrores. Não perdia uma. Como o tempo o interesse diminuiu, mas volta e meia estou sabendo o que está acontecendo pelo meu esposo, que adora.
    O filme parece ser ótimo. Já sabia da rivalidade entre eles, e não sabia do filme. Lógico que vou assistir.
    Valeu pela dica.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de filmes nesse estilo mas vou mostrar pro meu irmão, acho que ele vai adorar!

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. não gosto muito de filmes desse genero, mas gostei da dica. http://anavidadeestilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol! Eu não dava nada pelo filme, e se fosse só por causa de corridas eu não assistiria, mas a história dos pilotos parece legal e o fato de ser real foi o que me fez querer assistir, espero gostar.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ouvi os mais diversos comentários sobre esse filme já!
    Como ando muito ocupada com tudo, nem assisti mais nada :(
    Mas boa dica!

    beijocas

    ResponderExcluir
  8. Posso falar? eu não esperava grande coisa pelo filme sabe? Mas fiquei curiosa com a sua postagem! MUITA vontade de assistir mesmo!

    beijos!
    www.pontoemcomum.com

    ResponderExcluir
  9. Quero ver! RSRrs
    Novidade, agora estou com livro publicado pela Novo Conceito!O livro digital "Feitiço".Espero que goste!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol! Achei o filme bem interessante e fiquei com vontade de assistir! Além disso gosto dos atores! Beijoo

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas parece ser bom
    Ainda mais para quem é fã

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Vi o trailer e fiquei bem interessada em ver. Sua crítica só me deixou com mais vontade.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa quero assistir só por causa da sua critica, eu já tinha visto o trailer e eu adoro o cara que faz o Thor (morro de amores) HAHA
    Beijos,
    Amanda.
    http://aos-dezesseteanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!