2 de setembro de 2013

Cabeça de Vento - Resenha Crítica

Olá pessoas, como estão?

Primeiramente, me desculpem pela sumida aqui no blog! O segundo semestre na faculdade está acabando com a minha vida de blogueira rs 

Agora, vamos lá. Esse foi outro livro que eu tinha há anos - anos mesmo, uns 4 anos! - e nunca li. Mas, como estava naquela fase literária ruim, pensei que Meg Cabot (conseguisse me tirar disso e - amém!- ela conseguiu! Confiram o que eu achei desse livro milagroso!




Título: Cabeça de vento (vol.1 - trilogia)

Autor: Meg Cabot

Editora: Galera Record

Número de Páginas: 319

Avaliação do Conteúdo: 5/5
                       Capa: 4.5/5
                       Diagramação: 5/5

Onde encontro? aqui, por R$23,94




Desde que li a série A Mediadora, também da Meg Cabot, fiquei completamente apaixonada pela maneira na qual ela escreve seus livros. Aliás, se vocês ainda não leram essa série, ainda não viveram! rs

Como disse, já tinha esse livro há um bom tempo lá em casa - ele lançou em 2008, ganhei em 2009 - e tenho até o volume 2, mas só semana passada o peguei para ler. Não tem como não gostar ou se divertir com algo que a Meg Cabot escreveu. É simplesmente mágico. Em Cabeça de Vento, nos foi apresentado um romance voltado totalmente para o público teen com uma pitada de ficção científica! Sim, isso foi o que mais me surpreendeu rs

Emerson Watts - e, mais uma vez, Meg ataca com seus nomes estranhos! - é uma garota de 16 anos nem tão garota assim. Se veste do jeito que bem entende e, posso lhes assegurar que não é  jeito que a moda dita. Gosta mesmo é de jogar videogame com o seu melhor amigo Christopher (também a sua paixão secreta!) e de, é claro, ficar criticando os "mortos vivos", que são as pessoas populares e da elite na escola em que estuda. O pior de tudo é que sua irmã mais nova, Frida, está quase virando uma "morta viva", pois o sonho dela é ser como as garotas populares que vivem desfilando pelos corredores da escola. 

“Às vezes acho que o colégio é um tipo de teste imposto pela sociedade para ver se os adolescentes conseguirão sobreviver no mundo real.”

Quando uma nova loja da Stark Megastore abriria bem perto de sua casa, Frida decide ir na inauguração pegar um autógrafo de Gabriel Luna - um cantor pop do momento - e sobra pra irmã mais velha acompanhar a garota. E, fora bem ali, num momento bem improvável, que a vida de Em é mudada completamente: assim que Nikki Howard - super modelo, inspiração das "mortas vivas" e a garota propaganda das organizações Stark - entra na loja, um acidente acontece com uma TV que despenca do teto acaba bem em cima de Em e Nikki. 

Mas OK, o que isso pode afetar tanto na vida de uma pessoa? Depende. Depende do tamanho da TV, é claro, e é óbvio que não tinha sido uma das pequenas, tanto é que a nossa protagonista acaba ficando um mês em coma. Porém, quando ela acorda, se sente de um jeito bem estranho, e, depois de tanto tentarem esconder, Em descobre finalmente que o corpo no qual está agora não é o dela e sim o de Nikki! Pois é, aí é que está a ficção da trama: um transplante cerebral! 

" (...) Tudo se resume a uma questão: onde está nossa identidade, nossa alma? No cérebro? Ou no coração e no corpo?"

Mesmo que Em continue sendo a "mesma" pessoa, ela é obrigada a viver uma vida que não é sua, e, diga-se de passagem, que é completamente diferente da sua. Nikki - ou Em, whatever - volta para a sua antiga vida com a desculpa de que sofrera uma amnésia e decide também voltar a estudar. Mas é claro que tudo isso não vai ser nada fácil no corpo de uma super modelo, que vive em constante turbulência devido a sua vida  badalada e cheia de compromissos. E, para Em, o pior nem é isso! Christopher acha que ela está morta - como fora divulgado nos jornais, etc - e não liga nem para Nikki, que na verdade é Em. Ou seja, de nada adianta ter um monte de garotos lindos aos pés dela quando quem ela realmente gosta não nota ela. 

"Mas Christopher era diferente. Desde o dia em que o vi, pela primeira vez, há quase oito anos, ao lado da van que trouxe as coisas da família dele para o nosso prédio, eu soube que nos daríamos bem.

Tudo bem, admito que foi porque vi uma caixa em que estava escrito VIDEOGAMES DE CHRIS perto do elevador de serviço e percebi que gostávamos do mesmo tipo de coisa.

Enfim."



Cabeça de Vento, além de entreter, faz uma grande crítica social ao que se diz sobre as aparências que são julgadas os padrões de uma sociedade. Infelizmente, não é o interior da pessoa que acaba importando e sim o que ela tem por fora! Vale refletir sobre essa questão ao ler o livro, viu?

Estou super ansiosa para ler a continuação e espero que continue na mesma linha que o primeiro, nos fazendo rir e também torcer para que as coisas deem certo na nova vida de Em. 

Ah, e quanto às partes mais técnicas, o livro foi impresso em folhas amareladas - perfeição total! - e o espaçamento entre as linhas, diálogos, tamanho da fonte também estão ótimos. A diagramação não pecou nem um pouco! Só a capa, que não dei a avaliação máxima, porque achei que a Nikki apresentada ali não tem muito a ver com o que eu imaginava rs

Bom, é isso! Fica aqui a minha indicação de um livro suuuper gostoso de ler!

Beijos,
Caroline. 

15 comentários :

  1. Bom dia e excelente semana...
    Boa dica, bom começar a semana vindo aqui e encontrar algo legal.
    bjs
    :)
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito fã da Meg, mas esse é um dos livros que ainda não li, mas tenho muita curiosidade para saber o que acontece com a Em. Adorei a resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler um livro dela, logo logo começa a série O Diário da Princesa, mas esse também vai pra minha listinha, parece bom.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fiquei doida para ler esse livro,,,parece bom mesmo,,
    Beijos com carinho..
    Blog-Sempre Bella.
    http://sabrinielo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que bom que retornou. Tenho este livro, e ainda não li, bacana a dica!

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  6. Meg é sempre uma ótima leitura! Eu gosto bastante desse livro e estou louca para terminar a trilogia com Na passarela
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  7. Apesar da Meg ter vários livros publicados nunca li nenhum, porque não me chama a atenção mas com a sua resenha você conseguiu me despertar um interesse por essa leitura.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. já viu esse link? hahhaha

    bjs

    coisinhaminha

    ResponderExcluir
  9. Eu por exemplo, tenho muita vontade de ler os livros da Meg Cabot, porém nunca cheguei a comprar um ou ler. Mas tenho certeza que são ótimos *-*
    Achei engraçado o fato de só agora tu ter lido o livro, agora, depois de tanto tempo ter ganhado.

    Tecido Doce
    Sorteios

    ResponderExcluir
  10. Nossa... eu estou com dois livros pra ler e estou enrolando... =///
    Adorei a sinopse desse... bem interessante... =D
    Bjos e Braços... ;***


    http://vialiesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse livro na estante a um bom tempo também, mais pretendo ler logo.
    Adoro os livros da Meg desde a adolescência.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  12. eu sou completamente apaixonada pela Meg Cabot e devorei essa série completa em trÊs dias quando foi lançada, recomendo a todos e adorei a resenha =))
    beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não vivi, rs. Não li "A mediadora.
    Quero ler os livros da Meg.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Caroline, acredita que nunca li nada dessa autora?

    Obrigada pela visitinha no meu blog... vim conhecer o seu e já estou participando para ficar de olho nos seus post.
    Beijinhus

    Aline
    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!